Início » Bahia » Jaguarari

Jaguarari - Bahia

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Jaguarari e arredores.

Jaguarari é uma cidade serrana que fica entre Senhor do Bonfim e Juazeiro, no norte da Bahia. Foi fundada em 1926.

O município de Jaguarari tem sua história atrelada à história da civilização do interior baiano, evidentemente influenciada pela chegada dos portugueses e outros povos de semelhantes países de destacado domínio técnico e científico para a época. Com a busca e cobiça dos colonizadores por metais preciosos principalmente o ouro e a prata, o interior da Bahia foi adentrado e sofreu seus primeiros impactos sociais e ambientais, com a destruição das feições estéticas das matas e o processo forçado de escravidão à que se imputava aos nativos destas terras. Pertencente às terras das denominadas Jacobinas, Jaguarari, em sua história, não imprime certezas quanto aos povos índios que habitavam suas paragens.

O livro História na Mão registra que a fazenda “Sítio Jaguarari” era de propriedade de Teodoro José Bonfim, Margarida de Barros, José Manoel da Paixão e Vítor de Tal. As missões jesuíticas nas terras da Jacobina datam de 1670, ficando por vez como data provável do processo de reconhecimento e encontro dos eclesiásticos com os índios existentes, bem como da inevitável mistura de povos índios remanejados para estas terras. Em 1888 Jaguarari era um povoado consideravelmente desenvolvido, em 1893 tornou-se distrito de Vila Nova da Rainha, em 06 de agosto de 1926 galgou à posição de município.

História da cidade de Jaguarari

Destemidos aventureiros, na ânsia incontida de novos descobrimentos, embrenhavam-se através das densas matas dos sertões a Bahia, em demanda às margens do Rio São Francisco, ou em procura das minas de ouro de Jacobina. Essas minas atraíam grande número de colonos que, fixando-se na região, constituíam famílias e faziam surgir das florestas virgens pequenas comunidades.

Existe entre os índios a lenda do Jaguarari, índio forte e guerreiro da tribo Tuxaua que apaixonou-se pela Iara. Na tribo não havia ninguém mais forte e de bom coração do que Jaguarari. Todos o admiravam, tanto os homens quanto as mulheres. Até que um dia, quando Jaguarari saiu em sua igara para pescar avistou uma bela morena nua a se banhar e cantar na margem do rio, na sombra de um Tarumã. Jaguarari ficou paralisado e de pronto se apaixonou.

Gentílico:

Formação Administrativa

O Município de Jaguarari foi desmenbrado do Município de Senhor do Bonfim, tornando-se sua emancipação politíca através da Lei Estadual 1.905, de 06 de agosto de 1926, criando-se, também, o distrito de Juacema.

Fonte: Prefeitura de Jaguarari. IBGE.

Autor do Histórico: ISRAEL VIEIRA DE CASTRO

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Jaguarari: Imagens da cidade e Região

imagem de Jaguarari+Bahia n-1
imagem de Jaguarari+Bahia n-2
imagem de Jaguarari+Bahia n-3
imagem de Jaguarari+Bahia n-4
imagem de Jaguarari+Bahia n-5
imagem de Jaguarari+Bahia n-6
imagem de Jaguarari+Bahia n-7
imagem de Jaguarari+Bahia n-8
imagem de Jaguarari+Bahia n-9
imagem de Jaguarari+Bahia n-10
imagem de Jaguarari+Bahia n-11
imagem de Jaguarari+Bahia n-12
imagem de Jaguarari+Bahia n-13
imagem de Jaguarari+Bahia n-14
imagem de Jaguarari+Bahia n-15
imagem de Jaguarari+Bahia n-16
imagem de Jaguarari+Bahia n-17
imagem de Jaguarari+Bahia n-18
imagem de Jaguarari+Bahia n-19

Você conhece Jaguarari? Colabore e deixe seu comentário:


Estados





Compartilhe Esta Página: