Tudo sobre Guajeru Estado da Bahia

Informações Gerais sobre a cidade de Guajeru

Coordenadas geográficas

O município de Guajeru fica localizado na latitude -14.5467 e longitude -41.9381 e faz parte do estado da Bahia.

Tamanho do Território de Guajeru

Com um total de 872,867 km², Guajeru de extensão territorial.

População de Guajeru

De acordo com dados do IBGE, Guajeru possui aproximadamente 7.239 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Guajeru são chamados de guajeruense.

Administração municipal

Prefeito atual:JILVAN TEIXEIRA RIBEIRO.

História de Guajeru, Bahia

Ouvir com robot

Guajeru faz parte do estado da Bahia, distante cerca de 657 quilômetros da capital. A população avaliada em 2006 era de 15.973 habitantes (IBGE).

Tem a sua origem no povoado de Santa Rosa do Panasco, criado como distrito de Santa Rosa do município de Condeúba no final do século XIX pela Lei municipal nº 4 de 19 de fevereiro de 1893.

O município de Guajeru passou a figurar no cenário político em 1911 quando então o povoado de Santa Rosa do Panasco passou a fazer parte da Divisão Administrativa do Município de Condeúba, como um de seus vários distritos da época. Sua história confunde-se com a deste município, explorado, no início do século XVIII, pelos portugueses em busca de riquezas minerais.

História da cidade de Guajeru-Bahia

Guajeru é um município brasileiro do estado da Bahia, distante cerca de 657 quilômetros da capital. A população avaliada em 2006 era de 15.973 habitantes. Tem a sua origem no Povoado de Santa Rosa do Panasco, criado como distrito de Santa Rosa do município de Condeúba no final do século XIX pela Lei municipal n° 4 de 19 de fevereiro de 1893. O município de Guajeru passou a figurar no cenário poíitico em 1911 quando então o Povoado de Santa Rosa do Panasco passou a fazer parte da Divisão Administrativa do Município de Condeuba, como um de seus varios distritos da época. Sua história confunde-se com a deste município, explorado, no início do século XVIII, pelos portugueses em busca de riquezas minerais. A criacao do Município de Guajeru foi decretada pela Lei Estadual N° 4.402 de 25 de Fevereiro de 1985 assinada pelo Governador do estado da Bahia João Durval Carneiro.

O município de Guajeru teve suas origens históricas no início do século XIX, tudo indica que nessa época houve a exploração do sertão da região sudoeste do estado da Bahia. Fazendeiros penetram no sertão e servindo-se de trabalho escravo, formaram povoados e vilarejos. Alguns desses povoados prosperaram-se, mas a maioria acabou em pouco tempo. A seca fez do sertão um lugar difícil de se morar, os sertanejos acabaram se tornando nomades. E bem provável que na região onde se situa a cidade de Guajeru, um grupo de familias resolveram fixar moradia no local que hoje e chamada " Rua Velha", como o próprio nome justifica, esse e o lugar onde foram edificadas as primeiras habitações da cidade atual.

Durante muitos anos, varias familias viveram neste lugar, trabalhavam na agricultura e na criação de animais, principalmente de gado, galinha e cabra. Relacionavam-se com os povoados vizinhos e viviam com costumes sertanejos, herdados dos índios. Nos povoados vizinhos, que hoje e a zona rural do munícipio, a maneira de viver era a mesma, mas ambos enfrentaram um grande problema: A seca. Essa rotina pode ter durado muito tempo, e em porções menores e resistentes até hoje, e verdade que o progresso e a maneira de viver do povo tenha mudado muito, mas mesmo assim, temos que admitir que ainda conservamos muitos costumes desses nossos antepassados.

O povoado no lugar onde hoje e conhecido por " Rua Velha", deve ter durado cerca de 100 anos, mas na época das chuvas esse lugar ficava inundado as casas caíam e era preciso reconstruí-las novamente, assim as pessoas que moravam nesse povoado naquela época resolveram mudar suas casas para um lugar mais alto, bem próximo de onde moravam. Essa mudança deve ter ocorrido por volta de 1920. A mudança foi muito demorada porque o chefe do povoado, Eugenio Bispo de Souza era contra, falava que so mudaria se levasse a sua casa, pois ele não queria construir outra. Quando ele mudou para Condeúba, Jesuino Pereira de Souza convidou o povo para mudar, o povo aceitou e a mudança foi feita. Em pouco tempo essas casas foram construídas ao redor da Igreja, que foi erguida quando o povoado era ainda "Rua Velha". Eram duas ruas de casas que formavam o povoado de Santa Rosa do Panasco, nome dado pelos moradores a cidade em homenagem a padroeira. O nome Panasco figurou na denominação porque na região havia uma especie de capim conhecido por Panasco.

Fonte: www.pmguajeru.com.br

Autor do Histórico: RICARDO TAVARES SANTANA

DDD de Guajeru, Bahia

77

Como fazer uma ligação para Guajeru:

0 + Operadora + 77 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 77 + telefone
  • Vivo: 015 + 77 + telefone
  • Aerotech: 017 + 77 + telefone
  • Claro: 021 + 77 + telefone
  • GVT: 025 + 77 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 77 + telefone
  • TIM: 041 + 77 + telefone
  • Sercontel: 043 + 77 + telefone

CEP de Guajeru

O Código Postal (CEP) geral de Guajeru, Bahia, é 46205000.

Prefeitura Municipal de Guajeru
Endereço: Pça. Antônio Carlos Magalhães, 124, Centro, Guajeru - BA, CEP: 46205000
Telefone / Fax:(77) 3417-2058 / 2062 (77) 3417-2062
Prefeito: JILVAN TEIXEIRA RIBEIRO

Hospitais em Guajeru - BA

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde guajeruense.

Cartórios na cidade de Guajeru

Acesse a lista de Cartórios em Guajeru. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Guajeru Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Guajeru - BA e localizar ruas e endereços do município baiano.

Notícias sobre Guajeru

Confira as últimas notícias de hoje em Guajeru.

Previsão do tempo na região guajeruense

Veja a previsão do tempo em Guajeru: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Guajeru

Confira as cidades vizinhas de Guajeru - BA em uma distância de até 50 km.

Rio do Antônio - 21.1 km
Caculé - 31.0 km
Condeúba - 39.6 km
Ibiassucê - 46.0 km
Brumado - 48.0 km
Maetinga - 49.7 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Guajeru através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.6 de 5 estrelas para o Município guajeruense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 28/02/2024 - Guajeru - Bahia.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+da+Ressaca

Dia da Ressaca

Dia 28 de fevereiro  é comemorado o Dia da Ressaca. A ressaca é o mal estar geral que surge no d...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?
(Salmos 27:1)
Bíblia Online

 

Estados