Tudo sobre Camacan Estado da Bahia

Informações Gerais sobre a cidade de Camacan

Coordenadas geográficas

O município de Camacan fica localizado na latitude -15.4142 e longitude -39.4919 e faz parte do estado da Bahia.

Tamanho do Território de Camacan

Com um total de 584,848 km², Camacan de extensão territorial.

População de Camacan

De acordo com dados do IBGE, Camacan possui aproximadamente 31.968 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Camacan são chamados de camacaense.

Administração municipal

Prefeito atual:OZIEL RODRIGUES DA CRUZ BASTOS do PSD.

História de Camacan, Bahia

Ouvir com robot

Camacané um município do estado da Bahia. A população avaliada em 2008 era de 31.133 habitantes. Esse município foi considerado na década de 1970um dos maiores produtores de cacau, mas, no entanto, a praga da vassoura-de-bruxa (Crinipellis perniciosa) devastou e destruiu sua lavoura, em 1989. Algumas alternativas, como a pecuária, o cultivo de café e seringa diversificaram a economia camacanense. Contudo, a principal atividade continua sendo a cacauicultura, através da enxertia de cacaueiros resistentes às pragas, que substitui, paulatinamente, o velho cacaual doente.

A História do município de Camacan está diretamente ligada à expansão do cultivo do Cacau. Segundo os principais estudos historiográficos sobre esta região, Camacan começou a ser configurada no ano de 1888, quando algumas famílias de Canavieiras, Bahia, começaram a buscar novas terras para o plantio de cacau por dois motivos principais: primeiro, por força das graves cheias do Rio Pardo que comprometiam a produção agrícola de Canavieiras, e, segundo, pelo declínio e desaparecimento dos diamantes do rio Salobro, tornando primordial a necessidade de novas fontes de produção.

Camacan, antigo distrito criado em 1938 com a denominação de Vargito (a partir de 1953: Camacã) e subordinado ao município de Canavieiras, foi elevado à categoria de município com a denominação de Camacan pela lei estadual 1465 de 31 de agosto de 1961.

História da cidade de CAMACAN - BA

Em 1892 um grupo de agricultores, residentes à margem do Rio Pardo , fez uma viajem de reconhecimento até às nascentes do Rio Panelão. Esta excursão foi comandada por Antônio Elias Ribeiro e Manoel Elias Ribeiro, que fizeram o plantio dos primeiros cacauais na região.

As enchentes do Rio Pardo, em 1895 e em 1905, destruindo grande parte das lavouras às suas margens, provocaram uma emigração dos agricultores locais. Muitos se fixaram no vale do Panelão, onde podiam desenvolver o planto de cacau sem o perigo das enchentes.

A grande cheia do Rio Pardo, em 1914, expulsando mais gente para o vale do Panelão, fez surgir os primeiros núcleos de povoação da atual cidade de Camacan. Este nome vem de seus primitivos habitantes, os índios Camacã.

Entre as figuras que tiveram atuação destacada na fixação e no desenvolvimento de Camacã estão Anízio Loureiro, José Barbosa, João Manoel, Eulino Vasconcelos, Urbano Soares, Jonga Veloso, João Barreto, Miguel Domingues, José Francisco, Os Guimarães e muitos outros.

A primeira estrada de penetração ao vale do rio Pardo foi aberta em 1932 por iniciativa de Dr. João Vargens. Mais tarde, em 1946 essa estrada se estendeu desde a região do Vargito até a cidade de Itabuna, Ligando Camacan e toda aquela área ao centro das lavoura cacaueira.

Em 30 de dezembro de 1953, através da Lei n.º 628, Camacan foi elevada a categoria de Distrito. Posteriormente, em 30 de agosto de 1961, Camacan passou a Município, através da Lei n.º 1.465, publicada no Diário Oficial de 1º de setembro de 1961. Contudo, a sua instalação só veio a ocorrer em 7 de abril de 1963, sendo Boaventura Ribeiro Moura o seu primeiro administrador. O seu sucessor, Anízio Vivas Mendes, nomeado interventor pelo Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco, governou até setembro de 1966.

Eleito em 15 de novembro de 1966, Estácio Carlos Araújo assumiu o Executivo Municipal em 1967. Em maio de 1970, assume o cargo de administrador Osvaldo Antônio Valverde, na época Presidente da Câmara.

Em 2 de junho do mesmo ano, Diogo Lopes dos Anjos, assume a prefeitura de Camacan até dezembro de 1970. Seu sucessor, Flaviano de Jesus Filho governou no período 71/72. O padre Auxêncio da Costa Alves foi eleito e empossado a 1º de fevereiro de 1973.

Camacan está situada na Microrregião cacaueira do Estado com uma área de 635,2 km2, e limita-se com os municípios de Jussari, Arataca, Santa Luzia, Mascote, Potiraguá, Pau Brasil e Itajú do Colônia.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: LUIS MAFRA DE SANTANA

DDD de Camacan, Bahia

73

Como fazer uma ligação para Camacan:

0 + Operadora + 73 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 73 + telefone
  • Vivo: 015 + 73 + telefone
  • Aerotech: 017 + 73 + telefone
  • Claro: 021 + 73 + telefone
  • GVT: 025 + 73 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 73 + telefone
  • TIM: 041 + 73 + telefone
  • Sercontel: 043 + 73 + telefone

CEP de Camacan

O Código Postal (CEP) geral de Camacan, Bahia, é 45880000.

Prefeitura Municipal de Camacan
Endereço: Av. dos Pioneiros s/n, Centro, Camacan - BA, CEP: 45880000
Telefone / Fax:(73) 3283-3800/ 3830/ 3807 (73) 3283-3830
Prefeito: OZIEL RODRIGUES DA CRUZ BASTOS do PSD

Hospitais em Camacan - BA

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde camacaense.

Cartórios na cidade de Camacan

Acesse a lista de Cartórios em Camacan. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Camacan Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Camacan - BA e localizar ruas e endereços do município baiano.

Notícias sobre Camacan

Confira as últimas notícias de hoje em Camacan.

Previsão do tempo na região camacaense

Veja a previsão do tempo em Camacan: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Camacan

Confira as cidades vizinhas de Camacan - BA em uma distância de até 50 km.

Pau Brasil - 17.1 km
Santa Luzia - 17.6 km
Arataca - 18.3 km
Jussari - 24.7 km
Mascote - 25.6 km
Potiraguá - 44.5 km
Una - 47.0 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Camacan através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.6 de 5 estrelas para o Município camacaense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 28/02/2024 - Camacan - Bahia.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+da+Ressaca

Dia da Ressaca

Dia 28 de fevereiro  é comemorado o Dia da Ressaca. A ressaca é o mal estar geral que surge no d...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo?
(Salmos 27:1)
Bíblia Online

 

Estados