Tudo sobre Barra da Estiva Estado da Bahia

Informações Gerais sobre a cidade de Barra da Estiva

Coordenadas geográficas

O município de Barra da Estiva fica localizado na latitude -13.6237 e longitude -41.3347 e faz parte do estado da Bahia.

Tamanho do Território de Barra da Estiva

Com um total de 1657,413 km², Barra da Estiva de extensão territorial.

População de Barra da Estiva

De acordo com dados do IBGE, Barra da Estiva possui aproximadamente 20.813 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Barra da Estiva são chamados de barrestivense.

Administração municipal

Prefeito atual:JOAO MACHADO RIBEIRO.

História de Barra da Estiva, Bahia

Ouvir com robot

Barra da Estiva faz parte do estado da Bahia. A população avaliada em 2004 era de 28.131 habitantes

Em fins do século XVIII, o sertanista Sebastião da Rocha Pinto, tomou posse de uma porção de terras nas margens do Rio de Contas, denominado-as do Brejo Grande e fazenda Carneiro, cujos limites abrangiam extensas partes do atual município de Barra da Estiva; logo após delimitar suas terras, Sebastião da Rocha Pinto veio a falecer. Manuel Saldanha da Gama Guedes de Brito, Conde da Ponte, possuidor de uma imensa sesmaria da casa da ponte, reclamou dos herdeiros de Sebastião, o direito às terras à delimitadas, forçando-os a lhe comprarem o domínio das citadas fazendas. Assim acontecendo, surgiram os primeiros habitantes dos lugares denominados Geraizinho e Ponta da Pedra: Francisco Nardes Pires, Fausto Joaquim Caires e outros. Em 1580, começando a luta pela exploração do solo, denominou Capão uma faixa de terras que presentemente está localizada no perímetro urbano e suburbano da cidade, onde construíram um cemitério de pau-a-pique, surgindo então às primeiras casas. A freguesia foi criada pela Resolução Provincial nº 1606, de 8 de janeiro de 1876. Presumisse que tenha sido seu primeiro vigário o Padre Fermíno José Figueiredo. O Distrito foi criado pela Resolução Provincial nº 2443, de 9 de maio de 1884, e o Município com sede na povoação da Faz. Do Gado (hoje Jussiape), pelo alto de 26 de outubro de 1890, tendo sido seu território desmembrado do município de Brejo Grande (mais tarde denominado Ituaçu). O seu funcionamento começou em 20 de maio de 1898. Assim o município possuiu 05 distritos: Barra da Estiva, Iramaia, Jussiape, Novo Acre e Triunfo do Sincorá. Desmembrada em 1890 com o nome de Fazenda do Gado (Jussiape). A luta entre fazenda do Gado e Capão (hoje B.da Estiva) se prolongou desde sua fundação em 1890, até 1982, quando definitivamente B. da Estiva ficou como sede e até hoje. Mesmo porque em 1962, Jussiape se independeu de B. da Estiva, tornando-se município autônomo. Em 1930, advento da Revolução, influências políticas levaram até o então interventor Leopoldo do Amaral, a proposta da sede municipal para Jussiape. Mas dada a coragem e discernimento de Juvêncio R. da Silva, tiveram aqueles políticos suas aspirações frustradas. O primeiro intendente de B. da Estiva foi Clemente da Silva, seguindo de outros. Na Revolução de 1930, o prefeito nomeado foi Melquiades Caires, seguindo de outros. “A Comarca Instalada em Barra da Estiva”

Barra da Estiva sempre dependeu judicialmente de outras comarcas, como seja: Rio de Contas, Ituaçu, porém com esforço do ex-prefeito Carlos Gomes Fernandes e do filho ilustre de Barra da Estiva, Dr. Eliezé Rodrigues de Souza, teve a instalação da comarca de Barra da Estiva em 26 de fevereiro de 1976, sendo o seu primeiro juiz o Dr. Raimundo Guanes de Aguiar, que presidiu a sua instalação.

História da cidade de Barra da Estiva-Bahia

Nos fins do século XVIII o sertanista Sebastião da Rocha Pinto tomou posse de uma porção de terras, nas margens do rio das contas, denominando-as Brejo Grande e Fazenda Carneiro, cujos limites abrangiam extensa parte do atual município da Barra da Estiva. Logo após delimitar suas terras, Sebastião da Rocha Pinto faleceu.

Manuel Saldanha da Gama Guedes de Brito, Conde da Ponte, possuidor da imensa sesmaria da Casa de Ponte, reclamou dos herdeiros de Sebastião da Rocha Pinto o direito às terras já delimitadas, forçando-os a lhe comprarem o domínio das citadas fazendas.

Em 1880 começa a surgir as primeiras moradias.

A freguesia foi criada pela Resolução Provincial nº 1.606, de 8 de junho de 1876. Presume-se tenha sido seu primeiro vigário o padre Antônio de Pádua Folha.

O distrito foi criado pela Resolução Provincial nº 2.443, de 9 de maio de 1884, e o município, com sede na povoação da Fazenda do Gado e a denominação de Jussiape, pelo Ato de 26 de outubro de 1890, tendo sido seu território desmembrado do município de Brejo Grande, que mais tarde passou a denominar-se Ituaçu. O seu funcionamento começou em 20 de maio de 1898.

O Conselho Municipal de Jussiape promulgou uma lei mudando para o povoado de Barra da Estiva a sede do Município, sendo porém, revogada pela Lei Estadual nº 351, de 29 de maio de 1900.

A lei Estadual nº 726, de 1º de maio de 1909, criou na povoação da Barra da Estiva um distrito de paz, figurando o município, em 1911, com os distritos de Jussiape, Sincorá e Barra da Estiva.

Por força da Lei Estadual nº 1.409, de 29 de junho de 1920, a sede municipal foi transferida para o povoado de Barra da Estiva, denominação que se estendeu ao município.

Em virtude da Lei Estadual nº 1.521, de 13 de agosto de 1921, a sede municipal voltouo a localizar-se em Jussiape, retornando para Barra da Estiva em face da de número 1.985, de 15 de junho de 1927, que também elevou à categoria de Cidade.

Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros

Autor do Histórico: RICARDO TAVARES SANTANA

DDD de Barra da Estiva, Bahia

77

Como fazer uma ligação para Barra da Estiva:

0 + Operadora + 77 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 77 + telefone
  • Vivo: 015 + 77 + telefone
  • Aerotech: 017 + 77 + telefone
  • Claro: 021 + 77 + telefone
  • GVT: 025 + 77 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 77 + telefone
  • TIM: 041 + 77 + telefone
  • Sercontel: 043 + 77 + telefone

CEP de Barra da Estiva

O Código Postal (CEP) geral de Barra da Estiva, Bahia, é 46650000.

Prefeitura Municipal de Barra da Estiva
Endereço: R. Dr. João Moisés de Oliveira, 1, Centro, Barra da Estiva - BA, CEP: 46650000
Telefone / Fax:(77) 3450-1655 (77) 3450-1616/1169
Prefeito: JOAO MACHADO RIBEIRO

Hospitais em Barra da Estiva - BA

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde barrestivense.

Cartórios na cidade de Barra da Estiva

Acesse a lista de Cartórios em Barra da Estiva. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Barra da Estiva Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Barra da Estiva - BA e localizar ruas e endereços do município baiano.

Notícias sobre Barra da Estiva

Confira as últimas notícias de hoje em Barra da Estiva.

Previsão do tempo na região barrestivense

Veja a previsão do tempo em Barra da Estiva: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Barra da Estiva

Confira as cidades vizinhas de Barra da Estiva - BA em uma distância de até 50 km.

Ituaçu - 21.1 km
Ibicoara - 24.8 km
Jussiape - 29.9 km
Tanhaçu - 45.0 km
Dom Basílio - 49.0 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Barra da Estiva através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.2 de 5 estrelas para o Município barrestivense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 26/02/2024 - Barra da Estiva - Bahia.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Comediante

Dia do Comediante

Dia 26 de fevereiro é o dia daquelas pessoas que nos fazem chorar… de tanto rir! A comédia é u...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.
(Filipenses 1:6)
Bíblia Online

 

Estados