Início » Bahia » Araçás


Araçás - Bahia



Araçás faz parte do estado da Bahia. A população avaliada em 2004 era de 12.087 habitantes. Está localizado no estado da Bahia entre os municípios de Pojuca, Catu, Alagoinhas, Itanagra e Entre Rios. É uma região com predominância econômica na agricultora, produzindo abacate.

Datas importantes: Em 31 de janeiro, se comemora o aniversário da cidade. Entre os dias 22 a 24 se comemoram as festas juninas. E no dia 25 de dezembro se comemora a Festa do Padroeiro Senhor Deus Menino.

Sua história confunde-se com a história de Alagoinhas, do qual foi desmembrado através da Lei Estadual nº. 4.849, datada de 24 de fevereiro de 1989 e publicada em 25 e 26 de fevereiro do mesmo ano.

História da cidade de Araçás

Sua história confunde-se com a história de Alagoinhas, do qual foi desmembrado através da Lei Estadual nº. 4.849, datada de 24 de fevereiro de 1989 e publicada em 25 e 26 de fevereiro do mesmo ano.

Na época de escravidão, existia uma estrada que vinha de Subaúma e passava no povoado de Aranha. ´Araçá´ era uma fazenda que ficava próxima a esse povoado. A fazenda Araçá era do Capitão Manoel Dantas Novaes.

Certa vez no povoado Aranha deu-se uma epidemia, da qual morreram um grande número de pessoas. Como o terreno desse povoado era pedregoso, reuniu-se um grupo de pessoas e saíram para procurar um terreno arenoso para fazer um cemitério, encontrando-o na Fazenda Araçá. O Capitão Manoel Dantas Novaes resolveu doar cem tarefas de terras para que fossem construídos a capelinha e o cemitério, haja vista seu sobrinho João Barbosa Novaes ser Padre, dando origem assim o Povoado Araçás.

Araçás se desenvolveu bastante, feitos dois barracões onde eram realizadas as feiras, existiam mercearias e até um sobrado. Nesta época Antonio Conselheiro, líder da revolução de Canudos, resolveu passar uma noite no Povoado. As pessoas que eram contra suas idéias, jogaram abelhas e formigas no local em que ele dormia. Indignado, Antonio Conselheiro ao sair bateu suas botas com força e disse: ´Araçás nunca será goiaba, e sim sempre araçá, nunca passará disso´.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Araçás, lei provincial nº 1239, de 21-06-1872, subordinado a vila de Alagoinhas.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Araçás, figura no município de Alagoinhas.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Araçás, figura no município de Alagoinhas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988.

Elevado à categoria de município com a denominação de Araçás, pela lei estadual nº 4849, de 24-12-1989, desmembrado de Alagoinhas. Sede no antigo distrito de Araçás. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-06-1989.

Em divisão territorial datada de 1991, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Araçás: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Araçás? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: