Tudo sobre Serra do Navio Estado do Amapá

Informações Gerais sobre a cidade de Serra do Navio

Coordenadas geográficas

O município de Serra do Navio fica localizado na latitude 0.901357 e longitude -52.0036 e faz parte do estado do Amapá.

Tamanho do Território de Serra do Navio

Com um total de 7713,046 km², Serra do Navio de extensão territorial.

População de Serra do Navio

De acordo com dados do IBGE, Serra do Navio possui aproximadamente 5.306 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Serra do Navio são chamados de serranaviense.

Administração municipal

Prefeito atual:ELSON BELO LOBATO.

História de Serra do Navio, Amapá

Ouvir com robot

Serra do Navio é um município no centro do estado do Amapá.

O município de Serra do Navio foi criado em 1º de maio de 1992, através da lei n.º 007/92.

O primeiro relato da presença de manganês no estado do Amapá veio de um relato do engenheiro Josalfredo Borges, a serviço do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), em local indefinido às margens do rio Amapari. Com a criação do território federal, em 1943, a pesquisa despertou o interesse do interventor, o capitão Janary Gentil Nunes, que já em seus primeiros meses de gestão deu ampla publicidade ao relatório de Borges. Para o militar, a mineração seria a base da economia e do desenvolvimento do território, ao invés da pesca e dos produtos tradicionais de extração, como a borracha ou a castanha. Em 1945, ele ofereceu um prêmio em dinheiro para quem fornecesse informações que levassem à identificação de depósitos de minério de ferro. Um comerciante ribeirinho chamado Mário Cruz levou pessoalmente ao interventor algumas pedras escuras e pesadas, que usara como lastro para seu barco, em busca da recompensa prometida. O material foi analisado na sede do DNPM no Rio de Janeiro, pelo engenheiro Glycon de Paiva, que constatou tratar-se de manganês de teor elevado.

O Município de Serra do Navio foi criado pela Lei no 0007, em 01 de maio de 1992, está localizado ao sul do estado (Meso Região Sul), a 190 km da Capital Macapá. Com um distrito: Serra do Navio. Limita-se com os municípios: Calçoene, Oiapoque, Pedra Branca do Amapari, Ferreira Gomes e Paracuúba.

Quem nasce em Serra do Navio é serranaviense (gentílico).

Histórico: Dizem alguns que o rio que passa em frente à cidade, se observado de cima (de um avião), possui a forma de um navio. Mas, a origem da cidade sede do município, deu-se quando da implantação da ICOMI - Indústria e Comércio de Minérios S/A, que construiu em plena selva amazônica, casas para abrigar seus funcionários, consideradas na época essas construções de engenharia muito avançada.

Um destaque para este município é o seu clima, que por estar localizado em uma serra, a temperatura é sempre amena. No período do inverno chegando aos 15o C, é quando também surgem neblinas, que às vezes de tão densa não permite a visualização a mais de 6 metros.

Economia: Em sua economia utiliza-se no Setor Primário da cultura de mandioca, do arroz, do milho, da criação de gado bovino, bubalino e Suíno.

Mas, é no Setor Secundário que o município se sobressai ou sobressaiu-se por muitos anos, já que as reservas do manganês esgotaram-se, paralisando a ICOMI suas operações (extração) em 1997, embora o contrato com o governo do Estado, que era de 50 anos, só terminria no ano 2003. O município possui também algumas serrarias e poucas padarias.

No Setor Terciário possui um pequeno comércio (um supermercado) e os serviços de um hotel, possui também um cartório de registro civil.

Atração Turística: Por possuir infra-estrutura de cidade do sul do país, pois está situada numa região serrana, Serra do Navio, uma cidade climatizada, que por si já é uma atração turística.

Eventos Culturais: é festejado a criação do município em maio (01/05). Em julho são realizados os festejos em louvor a Santa Ana, padroeira da cidade. Além do Festival do Cupuaçu, e alguns derivados como sucos, tortas, geléias (e principalmente as polpas de frutas), etc. Da semente do cupuaçu também já é produzido o chocolate branco.

Fonte: SOUZA, Manoel Dorandins Costa de. A Evolução Política, Demográfica e Sócio-Econômica do Amapá. Coordenação do Curso de História. Universidade Federal do Amapá.Macapá/AP, 1995. 101 p. (trabalho de conclusão de curso)

Autor do Histórico: JOEL LIMA DA SILVA

DDD de Serra do Navio, Amapá

96

Como fazer uma ligação para Serra do Navio:

0 + Operadora + 96 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 96 + telefone
  • Vivo: 015 + 96 + telefone
  • Aerotech: 017 + 96 + telefone
  • Claro: 021 + 96 + telefone
  • GVT: 025 + 96 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 96 + telefone
  • TIM: 041 + 96 + telefone
  • Sercontel: 043 + 96 + telefone

CEP de Serra do Navio

O Código Postal (CEP) geral de Serra do Navio, Amapá, é 68914000.

Prefeitura Municipal de Serra do Navio
Endereço: Rua A1, S/N, Centro, Serra do Navio - AP, CEP: 68914000
Telefone / Fax:(96) 3321-1201 (96) 3321-1340
Prefeito: ELSON BELO LOBATO

Hospitais em Serra do Navio - AP

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde serranaviense.

Cartórios na cidade de Serra do Navio

Acesse a lista de Cartórios em Serra do Navio. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Serra do Navio Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Serra do Navio - AP e localizar ruas e endereços do município amapaense.

Notícias sobre Serra do Navio

Confira as últimas notícias de hoje em Serra do Navio.

Previsão do tempo na região serranaviense

Veja a previsão do tempo em Serra do Navio: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Serra do Navio

Confira as cidades vizinhas de Serra do Navio - AP em uma distância de até 50 km.

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Serra do Navio através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4.3 de 5 estrelas para o Município serranaviense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 26/02/2024 - Serra do Navio - Amapá.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Comediante

Dia do Comediante

Dia 26 de fevereiro é o dia daquelas pessoas que nos fazem chorar… de tanto rir! A comédia é u...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.
(Filipenses 1:6)
Bíblia Online

 

Estados