Início » Amapá » Porto Grande


Porto Grande - Amapá



Porto Grande é um município no sudeste do estado do Amapá. A população estimada em 2005 era de 13.032 habitantes e a área é de 4402 km², o que resulta numa densidade demográfica de 3,3 hab/km².

Seus limites são Ferreira Gomes a norte e nordeste, Macapá e Santana a sudeste, Mazagão a sudoeste e Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio a noroeste. Insere-se na microrregião de Macapá, na Mesorregião do Sul do Amapá.

Foi criado em 1° de maio de 1992.

O Município de Porto Grande foi criado pela Lei no 0003, em 01 de maio de 1992, está localizado ao sul do estado (Meso Região Sul), a 108 km da Cidade de Macapá. Com apenas um distrito: Porto Grande. Limita-se com os municípios: Macapá, Ferreira Gomes, Mazagão, Pedra Branca do Amapari e Santana.

Quem nasce em Porto Grande é portograndense (gentílico).

Histórico: Porto Grande teve sua origem da mesma forma que Ferreira Gomes, de uma pequena colônia, às margens do Rio Araguari, onde segundo alguns moradores antigos, dizem ali ter existido uma mercearia denominada Porto Grande. Quando o pessoal que trabalhava em Porto Platon, queriam comprar qualquer coisa, falavam assim: Vou fazer umas compras lá em porto grande.

Economia: Em sua economia segue a mesma linha dos outros municípios: No Setor Primário faz criação de gado bovino e bubalino em maior proporção e Suíno. Com destaque para o extrativismo vegetal, com a exploração pela companhia CHAMPION, do pinho (pinus) que serve para a fabricação de celulose.

Dispõe ainda de muita madeira: acapu, maçaranduba, andiroba, aquariquara e cupiúba, que é extraída e vendida em toras para as serrarias de Macapá e Santana.

No Setor Secundário verifica-se a extração e fabricação do óleo de dendê, pela COPALMA. No setor mineral, possui o ouro, cassiterita, ferro e o bismuto.

No Setor Terciário: possui bares, mercearias e boates.

Atração Turística: Tem como atração turística: um balneário (uma piscina natural), a qual oferece aos finais de semana boa opção de lazer.

Eventos Culturais: Todo ano tem o Festival do Abacaxi, atraindo pessoas de quase todos os municípios do Estado, inclusive de outras UFs. Além dos festejos em outubro para Nossa Senhora Aparecida do Brasil, padroeira da cidade.

Fonte: SOUZA, Manoel Dorandins Costa de. A Evolução Política, Demográfica e Sócio-Econômica do Amapá. Coordenação do Curso de História. Universidade Federal do Amapá.Macapá/AP, 1995. 101 p. (trabalho de conclusão de curso)

Autor do Histórico: JOEL LIMA DA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Porto Grande: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Porto Grande? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: