Início » Amazonas » Jutaí


Jutaí - Amazonas



Jutaí é um município do Estado do Amazonas, na microrregião do Alto Solimões, mesorregião do Sudoeste Amazonense. O município tem cerca de 25 mil habitantes e 69.857km². Foi criado em 1955. É o município do Brasil com mais elevado índice de Gini, segundo cálculos do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento de 2001, sendo, portando, o município com maior desigualdade de renda do país, porém, possui a terceira menor taxa mortalidade infantil do Brasil, de apenas 1,7 morte a cada 1.000 nascidos vivos.

As origens do Município de Jutaí remontam ao século XVII, quando o jesuíta Samuel Fritz fundou a aldeia de Tefé. A região foi posteriormente objeto de disputa entre espanhóis e portugueses, vencendo estes, em fins do século XVIII. Elevado a município, Tefé em meados do século XIX chega a ter uma área de 500.000km². Posteriormente, ocorreram vários desmembramentos, dando origem a vários municípios, entre os quais em 1891, o de Fonte Boa. Em 1928, este município toma-se sede de Comarca. Em 19 de Dezembro de 1955, pela Lei Estadual n°. 96 aproximadamente metade do território do município de Fonte Boa é desmembrado, passando a constituir um novo município, chamado de Jutaí, cuja instalação se dá em 11 de Abril de 1956.

História da cidade de O rio Jutaí, de cujo nome se originou o do município, até 1875, não havia despertado interesse. Só naquele ano é que Pimenta Bueno, gerente da Companhia de Navegação do Amazonas determinou que C. Barrington Brown fizesse o reconhecimento.

O curso do Jutaí tem cerca de 1200 Km de extensão e corta o município de um extremo a outro, na direção sudoeste-nordeste. é afluente da margem direita do Solimões.

Habitavam primordialmente a região os índios Catuquinas, Marauás, Ariaceus e outros.

O povoamento da região do Jutaí só se iniciou nas últimas décadas do século XIX. Também aí, os nordestinos - cearenses, piauienses, paraibanos e potiguaras, foram os pioneiros do povoamento, atraídos pela "aventura da Borracha" e impelidos ao êxodo de suas terras pelo trágico fenômeno das secas.

O município de Jutaí foi criado pela Lei Estadual nº 96, de 19 de dezembro de 1955, com território desmembrado do município de Fonte Boa. O município foi instalado a 11 de abril de 1956 e o primeiro Prefeito, nomeado pelo Governador foi Osvaldo Arantes.

Os principais acidentes geográficos são os rios Jutaí, Mutum e Biá. As riquezas naturais são a seringueira (Hevea brasiliensis) e madeiras de boa qualidade, como cedro, jacareuba e peixes de várias espécies e animais silvestres.

Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, Vol XIV IBGE

Autor do Histórico: miriam motta correa pinto

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Jutaí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Jutaí? Então deixe seu comentário!


Comentários (2)

  1. Ageu de Siqueira Cavalcanti's avatarAgeu de Siqueira Cavalcanti

    Cidade de fauna farta e variada, tendo o rio que lhe dá nome, o Jutaí, como predominante os quelônios e peixes. Um dos seus mais importantes afluentes é o rio Riozinho, que banha o norte de Carauari, passando a 18 km da sede deste município.

    #2 – 16/06/2016 - 16:04

  2. leonara's avatarleonara

    Terra que nao é minha mas aprendi a amar e agora chamo de minha.São Paulo de Olivença de sangue Jutai de coracao. Falem oque quizer mas jutai agora mais que nunca esta se tornando um cidadizinha linda e cada melhor. ops falei....

    #1 – 17/03/2016 - 14:41

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: