Início » Amazonas » Itamarati


Itamarati - Amazonas



Itamarati é uma cidade no interior do estado do Amazonas. Pertencente à Microrregião de Juruá e Mesorregião do Sudoeste Amazonense,. encontra-se a sudoeste da capital do estado, distando desta cerca de 983km. Ocupa uma área de 25 275km², sendo que 0,3682km² estão em perímetro urbano, e sua população foi estimada no ano de 2012 em 7983 habitantes, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística,, o que faz do município o segundo menos populoso do estado superando apenas Japurá.

O bioma amazônico predomina na vegetação encontrada no município, assim como em grande parte dos municípios amazônicos. Sua taxa de urbanização em 2010 era de 55,64%. e o seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) era de 0,505 no ano de 2000, considerado médio em relação ao estado..

Itamarati foi o município do Amazonas que registrou os melhores índices de educação nos últimos anos. De acordo com dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o município registrou em 2011 5,1 pontos nos primeiros anos do ensino fundamental, e 4,9 pontos nos últimos anos da mesma modalidade de ensino.. Comparando com outros municípios amazonenses, Itamarati obteve a melhor posição em 2009, e a segunda melhor posição em 2011, ficando atrás apenas de Nhamundá.

História da cidade de ITA - pedra MARATI - fruta da mata

A história do município se prende à de Carauari, cujas origens remontam à Tefé. Este último chegou a constituir município com área de 500.000 km2 em meados do séc. XIX. Posteriormente, vieram se processando vários desmembramentos de território, dando origens a municípios autônomos.

Assim aconteceu em 1911, com o então denominado município de Xibauá que em 1913, passa a denominar-se Carauari. Este município vem a ser extinto em 1930, mas é restaurado em 1931, de seu território, fazendo a maior parte da sua extensão, a área que hoje constitui Itamarati. Em 10.12.1981, pela Emenda Constitucional no. 12 é criada a Vila de Itamarati mais outros territórios pertencentes a Carauari, acrescidos de área adjacente até então pertencente a Tapauá, passa a constituir Município Autônomo de Itamarati.

Fonte: associação amazonense de municípios

Autor do Histórico: MANOEL TEIXEIRA DE MELO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Itamarati: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Itamarati? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: