Início » Amazonas » Careiro

Careiro - Amazonas

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de Careiro e arredores.

Careiro é uma cidade do Estado do Amazonas. O nome do município originou-se da palavra Careiro, que significa caminho do índio, está vinculado ao traçado do rio que o corta.

Sua população estimada em 2011 era de 33132 habitantes, de acordo com estimativas do IBGE.

História da cidade de Careiro

O domínio do homem civilizado no Careiro não é muito antigo. Existia em toda zona em apreço um único morador, o caboclo Francisco Ferreira, mas conhecido por Chico Macucu.

Em 1877, grande levas de retirantes do Nordeste, principalmente do Ceará, entraram em Manaus, sendo que muitos foram fixar-se no Careiro. Data daí o povoamento da região. Novas secas nordestinas determinaram outras penetrações de cearenses, piauienses, paraibanos e outros, no Careiro, Cambixe e Janauacá.

Grande era o número chegado aqui em 1890. O governo amazonense, por lei nº 9, de 11 de janeiro daquele ano, mandou nuclear essa gente em duas colônias que foram instaladas: uma em Santa Maria do Janauacá, e outra com o nome de ´13 de maio´, no Cambiche.

Os colonos foram sustentados pelo governo do Estado, durante seis meses, tendo antes recebido, cada um, seu lote de terra para trabalhar.

Com o decorrer dos tempos, Careiro e Cambixe encheram-se de habitantes, tornando-se a zona agropecuária do Amazonas. Não há, ali, terras devolutas e raras são as baldias. O trabalho do homem criou a riqueza e a fartura. Aquela gente humilde, mas corajosa transformou as florestas em campos de criação e de cultura, construiu casas residências, levantou ´marombas´ para a defesa do seu gado.

Estamos nos referindo a uma região que é a expressão viva da capacidade realizadora do nordestino. Desajudado, fez muito. De margem a margem, alinham-se as fazendas interpondo-se as plantações, tudo separado por cerca de arame ou de ´tranqueiras´.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Careiro, pelo decreto-lei estadual nº 176, de 01-12-1943, com território desmembrado do município de Manaus e também do distrito sede do município de Manacapuru, subordinado ao município Manaus.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Careiro figura no município de Manaus.

Elevado à categoria de município Careiro, pela lei estadual nº 99, 19-12-1955, desmembrado do município de Manaus. Sede no antigo distrito de Careiro. Constituído do distrito sede. Instalado em 29-01-1956.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Careiro: Imagens da cidade e Região

imagem de Careiro+Amazonas n-1
imagem de Careiro+Amazonas n-2
imagem de Careiro+Amazonas n-3
imagem de Careiro+Amazonas n-4
imagem de Careiro+Amazonas n-5
imagem de Careiro+Amazonas n-6
imagem de Careiro+Amazonas n-7
imagem de Careiro+Amazonas n-8
imagem de Careiro+Amazonas n-9
imagem de Careiro+Amazonas n-10
imagem de Careiro+Amazonas n-11
imagem de Careiro+Amazonas n-12
imagem de Careiro+Amazonas n-13
imagem de Careiro+Amazonas n-14
imagem de Careiro+Amazonas n-15
imagem de Careiro+Amazonas n-16
imagem de Careiro+Amazonas n-17
imagem de Careiro+Amazonas n-18
imagem de Careiro+Amazonas n-19

Você conhece Careiro? Colabore e deixe seu comentário:


Estados





Compartilhe Esta Página: