Início » Amazonas » Boca do Acre

Tudo sobre Boca do Acre - Estado do Amazonas

Município de Boca do Acre

Informações Gerais sobre Boca do Acre

Qual a localização da cidade de Boca do Acre?

O município de Boca do Acre pertence ao estado Amazonas, ele fica localizado na latitude -8.74232 e longitude -67.3919.

Qual é o tamanho do território de Boca do Acre?

21938,592 km².

Qual a população de Boca do Acre?

Aproximadamente 33.976 habitantes segundo dados do IBGE.

Como se chama quem nasce em Boca do Acre?

bocacrense.

Quem é o prefeito da cidade de Boca do Acre?

Atualmente a cidade é administrada por JOSE MARIA SILVA DA CRUZ do PSDB.

Avaliação geral do município: 4 / 5 para Boca do Acre por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Boca do Acre é uma cidade localizada no interior do estado do Amazonas. Pertencente à Mesorregião do Sul Amazonense e Microrregião do Purus, sua população, de acordo com estimativas do IBGE em 2011, era de 30906 habitantes. A origem do nome vem do fato de que a cidade se localiza na foz do rio Acre no rio Purus.

A cidade de Boca do Acre nasceu na confluência dos rios Acre e Purus. Em 3 de fevereiro de 1878 aportou na região o navio Anajás, de propriedade da Companhia de Navegação do Rio Amazonas, sob o comando do piloto Carepa, sendo o chefe da expedição o cComendador João Gabriel de Carvalho e Melo, vindo com o mesmo 56 cearenses, um amazonense, um paraense, um piauiense e um português.

O comendador João Gabriel de Carvalho e Melo, cearense que já havia adquirido fortuna na exploração da borracha, nos seringais do Baixo Purus, veio explorar as terras onde está localizado hoje o município de Boca do Acre, até então desconhecidas. O comendador e seus companheiros localizaram-se em diversos pontos do território que hoje constitui o município. No local onde se acha situada a cidade, localizou-se Alexandre de Oliveira Lima, cognominado o Barão de Boca do Acre, o qual explorou grande área de terras. Na localidade de Vila de Floriano Peixoto (ex-Antimari), onde foi primitivamente a sede do município, localizaram-se Antônio Escolástico de Carvalho e Firmino Alves dos Santos. A região era então habitada pelos índios apurinãs, jamamadis, catukinas, jumas, palmaris e mamoais.

História da cidade de Boca do Acre

Em 3 de fevereiro de 1878, ancorava nas proximidades da confluência dos rios Acre e Purus o primeiro navio, o Anajás, da Companhia de Navegação do Rio Amazonas, sob o

comando do piloto Carepa e prático Gil Braz da Encarnação, filho de Manoel Urbano, grande explorador amazonense. Trazia uma expedição chefiada pelo Comendador João Gabriel de Carvalho e Melo, incumbido de desbravar a região, habitada pelos Capanas e Aripuanãs.

Localizaram-se em diferentes pontos do território e, no local onde se acha hoje a cidade, fixou-se Alexandre de Oliveira Lima, cognominado "Barão da Boca do Acre".

Na primitiva sede municipal estabeleceram-se Antonio Escolástico de Carvalho e Firmino Alves dos Santos, que exploraram o rio Antimari, afluente do Acre.

Quando da criação do Município, com a denominação de Antimari, foi doada uma légua quadrada de terra para constitução do patrimônio municipal.

No princípio do século XX, o Município teve atuação destacada na luta pela libertação do Acre, quando Plácido de Castro acampou com suas forças na vila de Floriano Peixoto, antiga sede municipal. Daí partiu ele em direção a Caquetá, para o cerco às forças bolivianas sediadas em Porto Acre.

Gentílico: bocacrense ou boca-acriano

Formação Administrativa

Em 22 de outubro de 1890, segundo Decreto n.° 67, foram criados o Município e a Vila, com a denominação de Antimari e território desmembrado do de Lábrea.

A Lei estadual n.° 110, de 28 de março de 1895, extinguiu o Município, depois restaurado em 15 de maio de 1897, segundo Lei n.° 166, com o nome de Floriano Peixoto e reinstalado a 1 de agosto do mesmo ano.

Em 1898, conforme Decreto estadual n.° 232, de 9 de março, a sede municipal foi transferida para um planalto, à margem esquerda do rio Purus.

A Lei municipal n.° 8, de 18 de setembro de 1902, criou o distrito de Boca do Acre.

Por força do Ato n.° 3.462, de 2 de maio de 1934, a sede municipal de Floriano Peixoto transferiu-se para o distrito de Boca do Acre, cuja sede foi elevada à categoria de vila, em face de Ato n.° 3.331, de 27 de março do mesmo ano.

Na divisão territorial referente ao ano de 1936, Floriano Peixoto tem sede em Santa Maria da Boca do Acre e constitui-se de um só distrito, o de Floriano Peixoto.

De acordo com os Decretos-leis estaduais nº 68 e nº 69, de 31 de março de 1938, o Município passou a denominar-se Santa Maria da Boca do Acre, com sede na cidade de igual

nome e figurava com um só distrito.

O Decreto-lei estadual n.° 176, de 1 de dezembro de 1938, criou o distrito de Floriano Peixoto, com território desmembrado do distrito-sede. Através deste mesmo Decreto,

o município e o distrito tiveram seus topônimos simplificados para Boca do Acre.

Segundo o Decreto-lei federal n.° 5.812, de 13 de setembro de 1943, o município adquiriu parte do de Lábrea, quando da transferência deste para o Território Federal do Guaporé.

Atualmente Boca do Acre possui dois distritos, o da sede e o de Floriano Peixoto.

O Município foi, a princípio, termo da Comarca do Canutama. Passou depois à sede de comarca, extinta e restaurada por várias vezes. Sua última instalação ocorreu a 16 de abril de 1926.

Fonte: IBGE

Qual o DDD da Cidade Boca do Acre?

97

Veja como fazer uma ligação para a cidade de Boca do Acre:

0+Operadora+97+Telefone de destino

Como ligar para Boca do Acre pela

CTBC Telecom:012 + 97 + telefone
Vivo:015 + 97 + telefone
Aerotech:017 + 97 + telefone
Claro:021 + 97 + telefone
GVT:025 + 97 + telefone
Oi Telemar:031 + 97 + telefone
TIM:041 + 97 + telefone
Sercontel:043 + 97 + telefone

Qual o CEP Geral do município de Boca do Acre?

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Boca do Acre Amazonas o CEP geral é 69850000.

Prefeitura Municipal de Boca do Acre

Endereço: Coronel Assunção, S/N, Platô do Piquiá, Boca do Acre - AM, CEP: 69850000
Telefone / Fax:(97) 3451-2414
Prefeito: JOSE MARIA SILVA DA CRUZ do PSDB

Hospitais no município de Boca do Acre - Amazonas

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde bocacrense.

Relação de Cartórios no município de Boca do Acre AM

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Boca do Acre com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Boca do Acre Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Boca do Acre-AM, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município amazonense.

Hotéis e Pousadas na cidade de Boca do Acre

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Boca do Acre, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Boca do Acre

Cliente Oculto - Autônomo
Vaga cadastrada em 17/08/2019
BARE International - Boca do Acre - AM

Descrição * Área e especialização profissional: Qualidade - Controle de Qualidade Nível hierárquico: Operacional Número de vagas: 5 Local de trabalho: Boca do Acre, AM _ A função do Cliente Oculto Analisar estabelecimentos comerciais i...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Boca do Acre

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Boca do Acre, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Boca do Acre do Estado do Amazonas

Condições de Tempo Hoje (01/01/1970), Boca do Acre - AM:

Tornado

Temperatura: º C
Humidade do Ar: %
Velocidade do Vento: km/h

Previsão para os próximos dias:

01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:
01/01/1970 - Tornado. Max: Min:

Municípios vizinhos de Boca do Acre

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Boca do Acre-AM em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Boca do Acre: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Boca do Acre através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Boca do Acre Amazonas n-1
imagem de Boca do Acre Amazonas n-2
imagem de Boca do Acre Amazonas n-3
imagem de Boca do Acre Amazonas n-4
imagem de Boca do Acre Amazonas n-5
imagem de Boca do Acre Amazonas n-6
imagem de Boca do Acre Amazonas n-7
imagem de Boca do Acre Amazonas n-8
imagem de Boca do Acre Amazonas n-9
imagem de Boca do Acre Amazonas n-10
imagem de Boca do Acre Amazonas n-11
imagem de Boca do Acre Amazonas n-12
imagem de Boca do Acre Amazonas n-13
imagem de Boca do Acre Amazonas n-14
imagem de Boca do Acre Amazonas n-15
imagem de Boca do Acre Amazonas n-16
imagem de Boca do Acre Amazonas n-17
imagem de Boca do Acre Amazonas n-18
imagem de Boca do Acre Amazonas n-19

Página de Boca do Acre

Se você encontrou algum dado incorreto, por favor, entre em contato consco e envie a correção junto a fonte da informação.
Link desta página
Município de Boca do Acre
Última Atualização: 22/09/2019

Você conhece Boca do Acre? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: