Tudo sobre Boca do Acre Estado do Amazonas
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Boca do Acre
Coordenadas geográficas
O município de Boca do Acre fica localizado na latitude -8.74232 e longitude -67.3919 e faz parte do estado do Amazonas.
Tamanho do Território de Boca do Acre
Com um total de 21938,592 km², Boca do Acre de extensão territorial.
População de Boca do Acre
De acordo com dados do IBGE, Boca do Acre possui aproximadamente 33.976 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Boca do Acre são chamados de bocacrense.
Administração municipal
Prefeito atual:JOSE MARIA SILVA DA CRUZ.
História de Boca do Acre - Amazonas
Boca do Acre é uma cidade localizada no interior do estado do Amazonas. Pertencente à Mesorregião do Sul Amazonense e Microrregião do Purus, sua população, de acordo com estimativas do IBGE em 2011, era de 30906 habitantes. A origem do nome vem do fato de que a cidade se localiza na foz do rio Acre no rio Purus.
A cidade de Boca do Acre nasceu na confluência dos rios Acre e Purus. Em 3 de fevereiro de 1878 aportou na região o navio Anajás, de propriedade da Companhia de Navegação do Rio Amazonas, sob o comando do piloto Carepa, sendo o chefe da expedição o cComendador João Gabriel de Carvalho e Melo, vindo com o mesmo 56 cearenses, um amazonense, um paraense, um piauiense e um português.
O comendador João Gabriel de Carvalho e Melo, cearense que já havia adquirido fortuna na exploração da borracha, nos seringais do Baixo Purus, veio explorar as terras onde está localizado hoje o município de Boca do Acre, até então desconhecidas. O comendador e seus companheiros localizaram-se em diversos pontos do território que hoje constitui o município. No local onde se acha situada a cidade, localizou-se Alexandre de Oliveira Lima, cognominado o Barão de Boca do Acre, o qual explorou grande área de terras. Na localidade de Vila de Floriano Peixoto (ex-Antimari), onde foi primitivamente a sede do município, localizaram-se Antônio Escolástico de Carvalho e Firmino Alves dos Santos. A região era então habitada pelos índios apurinãs, jamamadis, catukinas, jumas, palmaris e mamoais.
História da cidade de Boca do Acre
Em 3 de fevereiro de 1878, ancorava nas proximidades da confluência dos rios Acre e Purus o primeiro navio, o Anajás, da Companhia de Navegação do Rio Amazonas, sob o
comando do piloto Carepa e prático Gil Braz da Encarnação, filho de Manoel Urbano, grande explorador amazonense. Trazia uma expedição chefiada pelo Comendador João Gabriel de Carvalho e Melo, incumbido de desbravar a região, habitada pelos Capanas e Aripuanãs.
Localizaram-se em diferentes pontos do território e, no local onde se acha hoje a cidade, fixou-se Alexandre de Oliveira Lima, cognominado "Barão da Boca do Acre".
Na primitiva sede municipal estabeleceram-se Antonio Escolástico de Carvalho e Firmino Alves dos Santos, que exploraram o rio Antimari, afluente do Acre.
Quando da criação do Município, com a denominação de Antimari, foi doada uma légua quadrada de terra para constitução do patrimônio municipal.
No princípio do século XX, o Município teve atuação destacada na luta pela libertação do Acre, quando Plácido de Castro acampou com suas forças na vila de Floriano Peixoto, antiga sede municipal. Daí partiu ele em direção a Caquetá, para o cerco às forças bolivianas sediadas em Porto Acre.
Gentílico: bocacrense ou boca-acriano
Formação Administrativa
Em 22 de outubro de 1890, segundo Decreto n.° 67, foram criados o Município e a Vila, com a denominação de Antimari e território desmembrado do de Lábrea.
A Lei estadual n.° 110, de 28 de março de 1895, extinguiu o Município, depois restaurado em 15 de maio de 1897, segundo Lei n.° 166, com o nome de Floriano Peixoto e reinstalado a 1 de agosto do mesmo ano.
Em 1898, conforme Decreto estadual n.° 232, de 9 de março, a sede municipal foi transferida para um planalto, à margem esquerda do rio Purus.
A Lei municipal n.° 8, de 18 de setembro de 1902, criou o distrito de Boca do Acre.
Por força do Ato n.° 3.462, de 2 de maio de 1934, a sede municipal de Floriano Peixoto transferiu-se para o distrito de Boca do Acre, cuja sede foi elevada à categoria de vila, em face de Ato n.° 3.331, de 27 de março do mesmo ano.
Na divisão territorial referente ao ano de 1936, Floriano Peixoto tem sede em Santa Maria da Boca do Acre e constitui-se de um só distrito, o de Floriano Peixoto.
De acordo com os Decretos-leis estaduais nº 68 e nº 69, de 31 de março de 1938, o Município passou a denominar-se Santa Maria da Boca do Acre, com sede na cidade de igual
nome e figurava com um só distrito.
O Decreto-lei estadual n.° 176, de 1 de dezembro de 1938, criou o distrito de Floriano Peixoto, com território desmembrado do distrito-sede. Através deste mesmo Decreto,
o município e o distrito tiveram seus topônimos simplificados para Boca do Acre.
Segundo o Decreto-lei federal n.° 5.812, de 13 de setembro de 1943, o município adquiriu parte do de Lábrea, quando da transferência deste para o Território Federal do Guaporé.
Atualmente Boca do Acre possui dois distritos, o da sede e o de Floriano Peixoto.
O Município foi, a princípio, termo da Comarca do Canutama. Passou depois à sede de comarca, extinta e restaurada por várias vezes. Sua última instalação ocorreu a 16 de abril de 1926.
Fonte: IBGE
DDD de Boca do Acre, Amazonas
97
Como fazer uma ligação para Boca do Acre:
0 + Operadora + 97 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 97 + telefone
- Vivo: 015 + 97 + telefone
- Aerotech: 017 + 97 + telefone
- Claro: 021 + 97 + telefone
- GVT: 025 + 97 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 97 + telefone
- TIM: 041 + 97 + telefone
- Sercontel: 043 + 97 + telefone
CEP de Boca do Acre
Prefeitura Municipal de Boca do AcreEndereço: Coronel Assunção, S/N, Platô do Piquiá, Boca do Acre - AM, CEP: 69850000
Telefone / Fax:(97) 3451-2414
Prefeito: JOSE MARIA SILVA DA CRUZ
Hospitais em Boca do Acre - AM
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde bocacrense.
Cartórios na cidade de Boca do Acre
Acesse a lista de Cartórios em Boca do Acre. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Boca do Acre Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Boca do Acre - AM e localizar ruas e endereços do município amazonense.
Hotéis e Pousadas em Boca do Acre
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Boca do Acre. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Boca do Acre
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Boca do Acre.
Municípios nas proximidades de Boca do Acre
Confira as cidades vizinhas de Boca do Acre - AM em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário: