Início » Amazonas » Barcelos


Barcelos - Amazonas



Barcelos é uma cidade localizada no interior do estado do Amazonas. Pertencente à Mesorregião do Norte Amazonense e Microrregião de Rio Negro, é uma cidade histórica, tendo sido a primeira capital da província do Amazonas antes da sede administrativa ser transferida para Manaus.

Situa-se à margem direita do rio Negro. Sua área, que é de 122.476 km², faz do município o maior do estado do Amazonas em área territorial, e o segundo maior do Brasil, atrás apenas de Altamira, no estado do Pará. Também integra a lista dos maiores municípios do mundo em área territorial. A área representa 7.7973% do Estado, 3.1784% da Região e 1.4415% de todo o território brasileiro. Em contrapartida, sua população é de 25835 habitantes, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2011.

Barcelos foi a primeira capital do Amazonas, fundada em 6 de maio de 1758. O município foi criado em 1931.

História da cidade de Barcelos

Barcelos foi primitivamente aldeia dos índios Manaus. Tendo aí chegado, em 1728, Frei Matias São Boaventura instalou a Missão de Nossa Senhora de Mariuá.

Erguida a capela de palha, que tomou o nome de Nossa Senhora da Conceição, os carmelitas passaram à construção de um hospital e, em seguida, de um colégio. A missão estendeu a catequese às tribos Barés, Banibás, Passes e Uerequenas, constituindo núcleo de cerca de dois mil silvícolas. Frei José de Madalena, substituto de Frei Matias, orientou, em 1739, a construção da Capela de São Caetano e, em 1744, a de Nossa Senhora Santana.

No ano seguinte, chegou a Mariuá o Capitão-General Francisco Xavier de Mendonça Furtado para dar cumprimento ao tratado de limites entre Portugal e Espanha. Construíram-se pontes e aterros. Abriram-se ruas e uma praça, onde foi levantado prédio, pelo engenheiro Felipe Sturim, para residência do demarcador espanhol. O "palácio das demarcações" e a "casa de espera" também foram construídos nesse período. A população já havia subido a três mil habitantes quando, a 13 de abril de 1755, foi criada a Vigararia-Geral.

Gentílico:

Formação Administrativa

O Município, com o nome de Barcelos, foi criado em 6 de maio de 1758, ao tornar-se sede da antiga capitania de São José do Rio Negro, atual Estado do Amazonas.

Permaneceu como capital até 1791, quando a sede da Capitania se transferiu para o lugar da Barra, atual cidade de Manaus. Em 1799 retomou a anterior dignidade que foi conservada até 1808.

Em 1833 recebeu a antiga denominação de Mariuá, até que, por força da Lei n° 33, de 4 de novembro de 1892, passou à atual denominação.

A comarca de Barcelos foi criada pela Lei de 30 de abril de 1876

O Ato estadual n° 45, de 28 de novembro de 1930, suprimiu o município, sendo restaurado em 14 de setembro de 1931 (Ato estadual nº 33 ou 959).

O Decreto-lei estadual n° 68, de 31 de março de 1938, concedeu à sede do Município foros de cidade. Compõe-se de 3 distritos: Barcelos (sede), Carvoeiro e Moura.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Barcelos: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Barcelos? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: