Início » Amazonas » Atalaia do Norte


Atalaia do Norte - Amazonas



Atalaia do Norte é uma cidade no interior do estado do Amazonas. Pertencente à Mesorregião do Sudoeste Amazonense e Microrregião do Alto Solimões,. encontra-se a sudoeste de Manaus, capital do estado, distando desta cerca de 1.136 quilômetros.

Ocupa uma área de 76 354,985 km² e sua população, estimada pelo IBGE em 2011, era de 15545 habitantes, sendo assim o quadragésimo sétimo município mais populoso do estado do Amazonas e o oitavo de sua microrregião.

História da cidade de Atalaia do Norte

Habitavam primitivamente o território do atual município de Atalaia do Norte os índios Mangeronas, Ticunas, Marubas e Maias. Dos dois últimos vivem ainda remanescentes no

referido território. Os Maias conservam-se ainda arredios à civilização.

A região do Javari foi das últimas a ser exploradas, devido aos ferozes selvagens seus habitantes e às doenças endêmicas que ali se alastravam.

Entre os anos 1864 e 1874, ocorreram confrontos na região entre os silvícolas e o pessoal das comissões mistas brasileiro-peruanas encarregadas das demarcações de fronteiras.

O mais antigo núcleo de povoamento é Remate de Males, que, aliás, foi durante vários anos, de 1898 a 1901 e de 1904 a 1928, sede do município de Benjamim Constant. Não se sabem precisamente a data de sua fundação.

Entretanto, Anísio Jobim, em Panoramas Amazônicos, informa que o povoado se originou de uma cabana à margem de Itecoai, onde habitava o filho de um oficial superior

brasileiro, e que a denominação de Remate de Males foi dada em 1890, pelo maranhense Alfredo Raimundo de Oliveira Bastos, que encontrou neste local relativo bem-estar, resolvendo fixar-se como um remate aos seus males. Colocou, então na fachada de seu barracão o letreiro

Remate de Males, cuja designação se estendeu a todo lugar.

A denominação de Atalaia justifica-se por ser a localidade o mais extremo núcleo do Oeste, a guarita da marcha para o Oeste, no dizer de álvaro Maia, em

discurso proferido em Remate de Males em 1943.

Gentílico: atalaiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Remate de Males, pela lei estadual nº 176, de 01- 12-1938, subordinado ao município de Benjamim Constant.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-9143, o distrito de Remate Males figura no município de Benjamim Constant.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Atalaia do Norte, pela lei estadual nº 96, de 19-12-1955, desmembrado do município de Benjamim Constant. Sede no

atual distrito de Atalaia do Norte (ex-Remate de Males). Constituído Do distrito sede. Instalado em 23-02-1956.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Atalaia do Norte: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Atalaia do Norte? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: