Início » Acre » Rio Branco

Município de Rio Branco

Tudo sobre Rio Branco - Estado do Acre


Rio Branco é um município que pertence ao Estado do Acre, o tamanho total de seu território é 8834,942 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 401.155 habitantes, quem nasce em Rio Branco (gentilício) chama-se: rio-branquense.
As coordenadas geográficas de Rio Branco, Acre são: latitude: -9.97499 e longitude: -67.8243, atualmente a cidade é administrada por MARCUS ALEXANDRE MÉDICI AGUIAR VIANA DA SILVA do P.

Avaliação geral do município: 4.6 / 5 para Rio Branco por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Rio Branco é a capital do estado do Acre, distando 3.123 quilômetros da capital Brasília. Encontra-se às margens do Rio Acre, no Vale do Acre e na microrregião homônima.

Principal município do estado, de acordo com uma estimativa do IBGE, até agosto de 2011, a cidade possui uma população de 342298 habitantes, o qual a coloca como a sexta maior cidade da Região Norte e a 66ª maior do Brasil, . Sua área territorial é de 9222,58 km², sendo o quinto município do estado em tamanho territorial. De toda essa área, 44,90 km² estão em perímetro urbano, o que classifica Rio Branco como sendo a 66ª maior do país.

História da cidade de Rio Branco

A região, hoje conhecida como Município de Rio Branco, tem origem quando da chegada, na região do Acre, do seringalista Neutel Maia, em fins de 1882, juntamente com sua família e trabalhadores, que trazia para a produção de borracha, e onde fundou seu primeiro seringal à margem direita do Rio Acre (onde hoje está localizada a árvore da gameleira), iniciando ali as construções de barracões e barracas; em terras antes ocupadas pelas tribos indígenas Aquiris, Canamaris e Maneteris - dando o nome de Seringal Volta da Empresa (onde hoje está localizado o chamado Segundo Distrito), por estar assentado onde o rio faz a curva. Em seguida, abriu outro seringal na margem esquerda do Rio Acre, onde hoje está instalado o Palácio do Governo do Acre, com o nome de Seringal Empresa.

A capital do Estado do Acre (o nome Acre origina-se de áquiri, transcrita pelos exploradores desta região da palavra Uwakuru do dialeto dos índios Ipurinã), foi fundada em 28 de dezembro de 1882, pela Lei ou Resolução Provincial nº 1, de 05-11-1855, é criado o distrito de Torres do Rio Bonito e anexado ao município de Rio Verde.

Em 1904, após anexação definitiva do Acre ao Brasil, foi elevada à categoria de Vila, tornando-se sede do departamento do Alto Acre. Em 1909 passou a ser denominada Penapólis (em homenagem ao então Presidente Afonso Pena) e, em 1912 , Rio Branco, em homenagem ao Barão de Rio Branco, chanceler brasileiro cuja ação diplomática resultou no Tratado de Petrópolis. Em 1913 tornou-se município. Em 1920, capital do território do Acre e em 1962, capital do estado.

Rio Branco é o centro administrativo, econômico e cultural da região. é cortado pelo Rio Acre, que divide a cidade em duas partes denominadas Primeiro e Segundo distritos.

Anos depois, a mesma Gameleira seria testemunha dos combates travados entre revolucionários acreanos e tropas bolivianas durante o crítico período da Revolução Acreana que tornou o Acre parte do Brasil no início deste século.

Com o Tratado de Petrópolis e a criação do Território Federal do Acre, a agora chamada "Villa Rio Branco", firmou-se como o principal centro urbano de todo o vale do Acre, o mais rico e produtivo do território. Tanto assim, que a partir de 1920, a cidade de Rio Branco assumiu a condição de capital do Território e depois do Estado.

Durante todos esses acontecimentos, a rua surgida da Gameleira, na margem direita do Rio Acre, era o centro da vida comercial e urbana dessa parte da Amazônia. Ali se situavam os bares, cafés e cassinos que movimentavam a vida noturna da cidade, ali se encontravam os principais representantes comerciais das casas aviadoras nacionais e estrangeiras que movimentavam milhares de contos de réis naquela época de riqueza e fausto. Ali moravam as principais famílias da elite urbana composta por profissionais liberais e pelo funcionalismo público.

Com o passar do tempo a administração política do Território foi sendo transferida para a margem esquerda do Rio Acre, com terras mais altas e não inundáveis. Ainda assim as ruas que integravam o centro da cidade formada pelas ruas Cunha Matos, 17 de novembro e 24 de janeiro permaneciam sendo a principal área comercial da cidade, paulatinamente dominada pelos imigrantes sirio-libaneses, a ponto de em meados da década de 1930 ser também conhecida como "Bairro Beirute".

Porém, a partir da década de 50, teve início um pronunciado processo de decadência econômica da histórica margem direita de Rio Branco, que passou a ser chamado de 2º Distrito. Isso resultou da transferência de boa parte de suas principais casas comerciais para o 1º Distrito da cidade, na margem esquerda do Rio Acre, onde já estavam instaladas as principais repartições publicas e as residências das mais importantes famílias do território.

Depois de terminada a Revolução Acreana, após a assinatura do Tratado de Petrópolis em 17 de novembro de 1903, Cunha Matos, a mando do governo federal, chegou ao Acre em 18 de agosto de 1904, para governar, como prefeito, o Departamento do Alto Acre até 1905.

Cunha Matos escolheu para instalar a sede de sua prefeitura, de forma provisória, a localidade povoada do seringal Volta da Empresa, à margem direita do Rio Acre, no dia 19 de agosto de 1904, passando o local a ser chamado de Vila Rio Branco no dia 22 de agosto de 1904, onde hoje está localizado o Segundo Distrito da cidade de Rio Branco.

Em 13 de junho de 1909, o então prefeito do Departamento do Alto Palácio Rio Branco, sede do governo, Coronel Gabino Besouro, mudou a sede da prefeitura para a margem esquerda do Rio Acre.

Gentílico: rio-branquense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de vila com a denominação de Volta da Empresa, pelo decreto do Prefeito nº 3, de 22-08-1904.

Elevado à condição de cidade e sede municipal com a denominação de Rio Branco, pelo decreto do Prefeito nº 7, de 07-09-1904.

Elevado à categoria de sede com a denominação de Rio Branco, pelo decreto federal nº 5188, de 07-04-1904. Constituído de 3 distritos: Rio Branco, Capatará e Riozinho. Instalado em 18-08-1904.

Pela resolução nº 09, de 13-06-1909, deixou de ser sede do município transferido para vila de Penápolis.

Pelo decreto federal nº 9831, de 23-10-1912, à categoria de cidade e sede do município com a denominação de Rio Branco. Instalado em 15-02-1913.

Pelo decreto federal nº 14.383, de 01-10-1929, manteve o município com a mesma denominação, elevou a sede à categoria de capital do território.

Catuaba, Mteroi, São Francisco do Riozinho, Capatara, Itu e Campos Belos.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 15 distritos: Rio Branco, Catuaba, Mterói, São Fancisco do Piozinho, Capatrá, Itu, Campo Belo, Porto Acre, Humaitá, Marechal Deodoro, Antimari e Depósito do Inquiri, Plácido de Casto, Seringal e Triunfo.

Peleo decreto territorial n° 147, de 17-03-1944, o Distrito de Itu é extinto, sendo seu território anexado ao distrito sede do município de Rio Branco.

Fonte: IBGE

DDD da Cidade Rio Branco,AC

68

Como fazer uma ligação para a cidade de Rio Branco:

0+Operadora+68+Telefone de destino

Como ligar para Rio Branco pela

CTBC Telecom:012 + 68 + telefone
Vivo:015 + 68 + telefone
Aerotech:017 + 68 + telefone
Claro:021 + 68 + telefone
GVT:025 + 68 + telefone
Oi Telemar:031 + 68 + telefone
TIM:041 + 68 + telefone
Sercontel:043 + 68 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Rio Branco-AC

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Rio Branco Acre o CEP geral é 69909730.

Prefeitura Municipal de Rio Branco

Endereço: Rua Coronel Alexandrino, 301, Bosque, Rio Branco - AC, CEP: 69909730
Telefone / Fax: (68) 3211-2235
Prefeito: MARCUS ALEXANDRE MÉDICI AGUIAR VIANA DA SILVA do P

Médicos no município de Rio Branco - Acre

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde rio-branquense.

Relação de Cartórios no município de Rio Branco AC

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Rio Branco com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Rio Branco Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Rio Branco-AC, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município acriano.

Hotéis e Pousadas na cidade de Rio Branco

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Rio Branco, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Rio Branco

MANTENEDOR PREDIAL - Salário: R$ 1300 - 1324 por mês
Vaga cadastrada em 21/03/2019
EQS ENGENHARIA - Rio Branco - AC

Descrição * Área e especialização profissional: Construção, Manutenção - Construção Civil Nível hierárquico: Operacional Local de trabalho: Rio Branco, AC Atividades: Executar atividades de conservação predial, através de serviços de man...

Vendedor
Vaga cadastrada em 21/03/2019
Rio Branco - AC

Vendedor Realizar vendas externas através da negociação de preços, condições e prazos de pagamentos efetuando visitas regulares aos clientes visando o cumprimento das metas e aumento da positivação; Conferir os pedidos enviados para o fat...

Subgerente
Vaga cadastrada em 21/03/2019
Rio Branco - AC

Subgerente Realizar a análise de crédito, zelando pela confiabilidade das informações e preservando a veracidade dos documentos. Receber e conferir produtos de fornecedores, conforme procedimentos definidos pela empresa. Manter e zelar p...

Representante Comercial
Vaga cadastrada em 21/03/2019
AMPERE DO BRASIL FIOS E CABOS - Rio Branco - AC

Descrição * Área e especialização profissional: Comercial, Vendas - Representação Comercial Nível hierárquico: Operacional Número de vagas: 5 Local de trabalho: Rio Branco, AC Atuará com vendas de cabos elétricos e fios de cobre. Quali...

Assistente de Faturamento
Vaga cadastrada em 20/03/2019
Rio Branco - AC

Atividades: Executar as atividades de faturamento de produtos e materiais de merchandising envolvendo emissão de boletos, notas fiscais e duplicatas, atualização de tabelas de preços, bem como, organizando e entregando documentação no est...

Gerente de Operações
Vaga cadastrada em 20/03/2019
Rio Branco - AC

Empresa anunciante Confidencial Nível de atuação Gerentes Área de atuação Outros Local de trabalho 1 vaga - Rio Branco / AC Principais atividades Responsável em gerenciar a área de operações. Planejamento estratégico e elaboraç...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Rio Branco

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Rio Branco, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Rio Branco do Estado do Acre

Condições de Tempo Hoje (22/03/2019), Rio Branco - AC:

Nublado

Temperatura: 23º C
Humidade do Ar: 98%
Velocidade do Vento: 6 km/h

Previsão para os próximos dias:

22/03/2019 - Trovoadas. Max: 30 Min: 22
23/03/2019 - Trovoadas. Max: 26 Min: 22
24/03/2019 - Trovoadas. Max: 29 Min: 22
25/03/2019 - Trovoadas. Max: 27 Min: 23
26/03/2019 - Trovoadas. Max: 28 Min: 23

Municípios vizinhos de Rio Branco

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Rio Branco-AC em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Senador Guiomard - 21.6 km
Bujari - 22.8 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Rio Branco: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Rio Branco através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Rio Branco Acre n-1
imagem de Rio Branco Acre n-2
imagem de Rio Branco Acre n-3
imagem de Rio Branco Acre n-4
imagem de Rio Branco Acre n-5
imagem de Rio Branco Acre n-6
imagem de Rio Branco Acre n-7
imagem de Rio Branco Acre n-8
imagem de Rio Branco Acre n-9
imagem de Rio Branco Acre n-10
imagem de Rio Branco Acre n-11
imagem de Rio Branco Acre n-12
imagem de Rio Branco Acre n-13
imagem de Rio Branco Acre n-14
imagem de Rio Branco Acre n-15
imagem de Rio Branco Acre n-16
imagem de Rio Branco Acre n-17
imagem de Rio Branco Acre n-18
imagem de Rio Branco Acre n-19

Você conhece Rio Branco? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: