Início » Tocantins » São Bento do Tocantins


São Bento do Tocantins - Tocantins



São Bento do Tocantins faz parte do estado do Tocantins. Encontra-se a uma latitude 06º01′13" sul e a uma longitude 47º54′08" oeste, estando a uma altitude de 230 metros. A população avaliada em 2004 era de 3 227 habitantes. Possui uma área de 1437,61km².

História da cidade de Em 1936, o lavrador Pedro Paca vindo do Estado do Pará veio fixar residência à margem esquerda do Ribeirão São Bento, no então Município de São Vicente do Araguaia, atual município hoje conhecido com o nome de Araguatins.

Nesse ponto, distante 40 km da sede do Município, além do lavrador Pedro Paca também veio residir neste local o ilustre Professor Manoel Filgueiras e o Farmacêutico Mariano Rocha, todos eles imbuídos do espiríto de progresso, plantando pequenas roças e cuidando também pelo desenvolvimento urbano daquele aglomerado rural que aos poucos começava a se transformar em Povoado.

O solo fértil e a densa mata repleta de mogno, madeira nobre de largo uso nas indústrias do sul do País, fez incrementar o desenvolvimento do Povoado que, devido localizar-se às margens do Ribeirão São Bento, passou a chamar-se Lagoa de São Bento.

Em 1958, foi erguida aide Distrito, com o nome de Distrito de São Bento, do município de Araguatins, vindo a instalar-se em 18/05/1965.

Como Distrito, o primeiro Sub-prefeito foi o cidadão Vanor da Costa Parreão; como Juiz de Paz, Eurico Rodrigues Miranda e como primeiro vereador Antonio Figueira, representando o Distrito de São Bento junto à Câmara Municipal de Araguatins; como Delegado do Municipal de Polícia o 1º a ocupar tal cargo foi Manoel Flandeiro, que exerceu o cargo com dignidade e honestidade.

Os movimentos separatistas começaram a ganhar terreno; o vereador Antonio Figueira lutou à Assembléia Legislativa do Estado de Goiás para conseguir a elevação e emancipação do Povoado, era cedo, faltava promulgar a nossa Constituição do Brasil.

Pela Lei Estadual nº 251/91, de 20/02/1991, o Distrito de São Bento foi desmembrado do Município de Araguatins e elevado à categoria de Município com o nome de São Bento de Tocantins.

Em 03/10/1992, foram realizadas as eleições Municipais; sagrou-se vencedor, Oscar Milhomem Fonseca para Prefeito e Ovídio José da Silva para Vice-Prefeito. Em 01/01/1993, foi instalado no Município e dado posse aos seus primeiros Administradores, cuja Câmara Municipal teve como Presidente João Queiroz Neto.

O primeiro cidadão a nascer neste novo Município foi Jonas Ferreira da Silva.

O Padroeiro do lugar é Bom Jesus da Lapa e os festejos são comemorados no dia 28 de julho a 05 de agosto.

Fonte: Escola Estadual Irmãos Filgueiras, revisão do Secretário Municipal João Paulo Rodrigues Carneiro.

Autor do Histórico: ALDéRCIO DINIZ GUSMãO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São Bento do Tocantins: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São Bento do Tocantins? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: