Início » Tocantins » Araguaína


Araguaína - Tocantins



Araguaína é uma cidade localizada no norte do Estado do Tocantins que pertence a Mesorregião Ocidental do Tocantins e a microrregião homônima. Nos primeiros anos de vida do Estado do Tocantins foi a maior cidade, possuindo atualmente 156.123 habitantes, a segunda maior população do Tocantins, de acordo com o Censo IBGE/2012. Fica a 350km da capital Palmas, 1.148km da antiga capital Goiânia e a 1.252km da capital federal Brasília. É um polo regional pujante, que se destaca nos quesitos comercial, educacional, saúde e serviços.

Encontra-se a uma latitude 07º11′28" sul e a uma longitude 48º12′26" oeste.

Foram os silvícolas da tribo dos Carajás os primitivos habitantes da vasta região de ricas terras e luxuriante floresta compreendida entre os rios Andorinhas e Lontras, afluentes da margem direita do caudaloso Rio Araguaia. Essa extensa área constituiria mais tarde a maior parte do atual município de Araguaína. Os remanescentes dos Índios Carajás ainda habitam as margens do Rio Araguaia, numa pequena reserva sob a orientação da Fundação Nacional do Índio - FUNAI.

História da cidade de Araguaína

Foram os silvícolas da tribo Carajá os primitivos habitantes da região compreendida entre os rios Andorinhas e Lontra, afluentes, pela margem direita, do rio Araguaia. Essa extensa área constituiria mais tarde, a maior parte do atual município. Remanescentes dos silvícolas, já aculturados, habitam ainda reduzida reserva, às margens do rio, sob a orientação de um posto da Fundação Nacional do índio - FUNAI.

O início do desbravamento ocorreu em 1876, com a chegada de João Batista da Silva e família, procedentes do Piauí. Estabeleceram-se à margem direita do rio Lontra, em local que denominaram Livre-nos Deus, pelo temor permanente do ataque de índios e de animais selvagens. Mais tarde, com a vinda de outras famílias, formou-se o povoado, com o nome de Lontra, por ser numerosa essa espécie no local.

Em razão da falta de estradas, das condições geográficas e climáticas, o povoado não progrediu até que, em 1925, chegaram as famílias de Manoel Barreiro, João Brito, Guilhermino Leal e José Lira erigindo-se o primeiro templo católico.

Em 1949, o povoado Lontra passou a integrar o recém-criado município de Filadélfia. No mesmo ano sua denominação foi mudada para Araguaína, em decorrência do rio Araguaia, que serviria posteriormente, de limite entre o Município e o de Conceição do Araguaia, no Pará.

Em 1953, foi transformado em Distrito, e, em 1958, foi criado o Município de Araguaína, instalado em 1959.

O grande surto de desenvolvimento econômico-social de Araguaína começou a partir de 1960, com a construção da rodovia Belém-Brasília.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Araguaína, pela Lei Municipal nº 86, de 30-09-1953, com terras desmembradas do distrito de Iviti, subordinado ao município de Filadélfia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Araguaína, figura no município de Filadélfia.

Elevado á categoria de município com a denominação de Araguaína, pela Lei Estadual nº 2125, de 14-11-1958, desmembrado de Filadélfia.

Sede no atual distrito Araguaína (ex-povoado).

Constituído do distrito sede. instalado em 01-01-1959.

Pela Lei Municipal nº 54, de 15-12-1963, é criado o distrito de Araguanã e anexado ao município de Araguaína.

Pela Lei Municipal nº 55, de 15-12-1963, é criado o distrito de Murucilândia e anexado ao município de Araguaína.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Araguaína, Araguanã e Muricilândia.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1983.

Pela Lei Estadual nº 10510, de 11-05-1988, é criado o distrito de Aragominas e anexado ao município de Araguaína.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 4 distritos: Araguaína, Aragominas, Araguanã e Muricilândia. .

Pela Lei Estadual nº 251, de 20-02-1991, alterada pela Lei Estadual nº 498, de 21-12-1992, desmembra do município de Araguaína os distritos de Aragominas, Araguanã e Muricilândia, elevando-os à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Araguaína: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Araguaína? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: