Início » São Paulo » Jaú


Jaú - São Paulo



Jaú faz parte do estado de São Paulo. Localizado na Região Central do estado à latitude 22º17′44" sul e à longitude 48º33′28" oeste, estando a 541 metros de altitude. Sua população é estimada em 131.068 habitantes segundo o Censo IBGE/2010. O município é um importante pólo de desenvolvimento industrial e agrícola, destacando-se pela grande quantidade de fábricas de sapatos femininos, sendo conhecida como a capital do calçado feminino. Servida por vários sistemas rodoviário e ferroviário, Jaú conta com unidades de grandes empresas, dentre as quais Camargo Corrêa , Votorantim Cimentos e Raízen . Jaú destaca-se também pela qualidade de vida proporcionada aos seus habitantes.

Os bandeirantes que seguiam pelo rio Tietê, pescavam um peixe chamado Jaú, na foz de um ribeirão. O local, desde então, ficou conhecido como Barra do Ribeirão do Jaú. Motivados pela excelente qualidade da terra roxa, abundante na região, os primeiros habitantes oriundos de Itú, Porto Feliz, Capivari e do sul de Minas Gerais, aí se fixaram com suas famílias.

História da cidade de JAU SãO PAULO

Os primeiros povoadores vieram de Vila de Brotas e ocuparam a região entre os rios Tietê e seu afluente Jacaré-Pipira. A esses agregaram-se outros colonizadores de núcleos vizinhos, como Capivari, Tietê e Porto Feliz e ainda do Sul de Minas Gerais.

Em 1853 reuniram-se diversos moradores na casa de Lúcio Lima de Almeida, no lugar chamado Brejo, resolvendo fundar uma povoação que oferecesse melhores condições de vida a esses desbravadores.

A doação de gleba de 40 alqueires de terras, às margens do Ribeirão do Jaú, coube, em partes iguais, a Francisco Gomes Botão e ao Tenente Manoel Joaquim Lopes.

O traçado e a demarcação ficaram a cargo do Padre Joaquim Feliciano de Amorim Sigar, mais tarde o primeiro Pároco de Jaú, e do Capitão José Ribeiro de Camargo, que abriram inicialmente duas clareiras na mata, uma para a Capela e outra para o cemitério.

Por proposta de Bento Manoel de Moraes Navarro o primeiro nome do povoado foi Nossa Senhora do Patrocínio, pela evocação à Santa escolhida para a capela e que depois passou a se chamar Nossa Senhora do Patrocínio de Jaú em virtude de estar às margens do Ribeirão do Jaú "ya-ú", do tupi, é um peixe fluvial, que segundo a tradição era abundante no Ribeirão que banhava aquela areal.

GENTíLICO: JAUENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Freguesia criada com a denominação de Jaú (Jahú), por Lei Provincial no 11, de 24 de março de 1859, no Município de Brotas. Elevado à categoria de vila com a denominação de Jaú, por Lei Provincial no 60, de 23 de abril de 1866, desmembrado de Brotas. Constituído do Distrito Sede. Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o Município de Jaú se compõe de 3 Distritos: Jaú (Jahú), Barra Bonita e Bica de Pedra (Ex-Itapuí). Lei Estadual no 1338, de 14 de dezembro de 1912, desmembra do Município de Jaú o Distrito de Barra Bonita. Lei Estadual no 1383, de 11 de setembro de 1913, desmembra do Município de Jaú o Distrito de Bica de Pedra. Lei Estadual no 2297, de 13 de novembro de 1928, cria o Distrito de Pontunduva e incorpora do Município de Jaú. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Jaú figura com 2 Distritos: Jaú e Potunduva.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decretolei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Jaú compreende o único termo judiciário da comarca de Jaú e se divide em 2 Distritos: Jaú e Potunduva.

No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Jaú é composto dos Distritos de Jaú e Potunduva, e é termo único da comarca de Jaú, termo este formado por 4 Municípios: Jaú, Barra Bonita, Itapuí e Bocâina.

Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Jaú ficou composto igualmente dos Distritos de Jaú e Potunduva, e constitui o único termo judiciário da comarca de Jaú, a qual é formada pêlos Municípios de Jaú, Barra Bonita, Bocaina e Itapuí.

Figura nos quadros fixados pelas leis nos 233,de 24-XII-1948 e 2456, de 30-XII-1953, para vigorar em 1949-1953 e 1954-1958, respectivamente, composto dos Distritos de Jaú e Potunduva, comarca de Jaú.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o município é constituído de 2 Distritos: Jaú e Potunduva.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Jaú: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Jaú? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: