Início » São Paulo » Itariri


Itariri - São Paulo



Itariri faz parte do estado de São Paulo.

Encontra-se a uma latitude 24º17′21" sul e a uma longitude 47º10′28" oeste, estando a uma altitude de 55 metros. A população avaliada em 2006 era de 15.095 habitantes. Possui uma área de 273km².

A cobertura das serras do Mar e do Itatins é de mata tropical úmida de encosta. Com muita variedade de espécies como Palmito, Canela, Peroba, Ipê, Jacatirão, Angelim e Jatobá. Nas flores, as bromélias são o maior destaque da floresta da região. A cidade fica a apenas 52 metros de altitude em relação ao nível do mar. Entre a Serra do Itatins e a Serra do Mar, apresenta um relevo bem acidentado. Possui uma área de 294 quilômetros quadrados, o que representa 0,11% da área do estado. O ponto mais alto é o Morro das Três Pontas, a 1240 m de altitude em relação ao nível do mar, no topo da Serra do Itatins, o mais baixo é o centro da cidade, onde fica a estação ferroviária Itariry.

História da cidade de Itariri

Na faixa compreendida entre planície litorânea e a Serra do Mar, no litoral sul Paulista, na região do Rio do Azeite teve os primeiros moradores, por volta de 1880, com Joaquim Nardes, Benedito Muniz e seu filho Inácio.

Em 1914, foi inaugurada na região, uma estação da Estrada de Ferro Santos-Juquiá, posteriormente adquirida pela Estrada de Ferro Sorocabana, hoje FEPASA. As terras locais, de propriedade de Joaquim Nardes, e Benedito Muniz, foram adquiridas por José Ferreira Franco, que as loteou, sendo construídas as primeiras casas do povoado.

Várias famílias de imigrantes Japoneses fixaram-se na região, desenvolvendo as atividades hortifrutigranjeiras.

Em 1925, Benedito Muniz doou terras para construção da Capela de São Benedito e da primeira escola de ensino primário.

O Distrito de Paz de Itariri, cujo nome tem origem indígena (´ita´ = pedra, ´riri´ = ostra, significando ostreira), foi criado em 1938, jurisdicionado pelo Município de Itanhaém.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Itariri, pelo decreto estadual nº 9775, de 30-11-1938, subordinado ao município.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o distrito de Itariri figura no município de Itanhaém.

Elevado à categoria de município com a denominação de Itariri, pela lei estadual nº 233, de 24-12-1948, desmembrado do município de Itanhaém. Sede no antigo distrito de Itariri. Constituído de 2 distritos: Itariri e Ana Dias, criado pela lei do município acima citado. Instalado em 09-01-1949.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Itariri e Ana Dias.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Itariri: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Itariri? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. jose augusto de carvalho(zequinha leonel)'s avatarjose augusto de carvalho(zequinha leonel)

    Nosso município tem tudo para revolucionar com progresso e desenvolvimento um futuro bem melhor para nossos compatriotas.Vamos arregaçar as mangas e trabalhar para "levantar" nossa querida Terrinha !!!!!

    #1 – 17/04/2018 - 22:40

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: