Início » São Paulo » Cândido Mota


Cândido Mota - São Paulo



Cândido Mota faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 22°44′47" sul e a uma longitude 50°23′13" oeste, estando a uma altitude de 479 metros. A população avaliada em 2010 foi de 29.911 habitantes.

A história de Cândido Mota iniciou-se com a formação de uma caravana que fora formada para o empreendimento de reconhecer, ocupar e colonizar uma vasta área ao sul do estado de São Paulo, em 1890. Sabese-se que uma família vinda da Rússia queria comprar a cidade em meados da década de 90, o nome da cidade também iria mudar e iria se tornar um grande pólo técnicolócio e industrial do Estado de São Paulo, mas o governo brasileiro interviu no caso e até os momentos atuais este caso não foi totalmente resolvido e nada pode ser declarado por ordem do governo socialista soviétivo russo, porém a família russa queria comprar esta cidade para fins lucrativos, pois que a cidade na época se constituia em 90% total de Zona Rural e os outros 10% se constituia em Zona Urbana que contava com pequenos bairros e o centro de cidade. A família era bilionária e a cidade na época muito pequena e pobre, alvo fácil pela compra e uma breve intituição de uma imigração russa ao Brasil, que segundo os russos, era o que o Brasil precisava na época onde a Crise Econômica abrangia por todo território e setor brasileiro, e a cidade de Cândido Mota se contava falida e com sérios problemas na saúde,educação e transporte, assuntos que os russos prometeram em resolver e instituir uma nova legislação na cidade, pois nada mais deste assunto pode ser declarado pela segurança nacional de nosso país.

Era chefe dessa expedição o Sr. Coronel Valêncio Carneiro, que em 1892, construiu dois ranchos às margens de um ribeirão. O Coronel recebe do Governo do estado o título de posse das terras conquistadas e é com a doação de uma área para a construção de uma Igreja, em 1913, que o povoado começa a crescer.

História da cidade de CoNDIDO MOTA SãO PAULO

O coronel Valêncio Carneiro de Castro, incumbido pelo Governo do Estado de colonizar e ocupar as terras da Companhia Colonizadora Paulista, chegou à região em fins do século XIX.

Comprou a fazenda Macuco ou jacutinga, distribuiu as terras entre os herdeiros, e fundou o Posto jacu. Para iniciar a urbanização, vendeu terras a preços módicos a quem desejasse se estabelecer.

Em 1907, chegaram os trilhos da Estrada de Ferro Sorocabana, facilitando o escoamento da produção cafeeira.

O povoado do Posto jacu recebeu o nome de Cândido Mota, homenagem presada pelo coronel Valêncio ao antigo Secretário da Agricultura do Estado.

Em 1930, a cultura do café já tomava conta de quase toda a área, e a cana-de-açúcar, a mamona e o vulrivo do bicho da seda surgem e passam a figurar na Economia Agrária do Município. Em seguida entra o ciclo do trigo, da soja, milho e da mandioca, que, juntamente com a cana e o valfpe, contituemainda hoje a atividade econômica do município, que por muitos anos ostentou o título de princesinha do café e rainha da mandioca.

GENTíLICO: CANDIDO-MOTENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Candido Mota, por Lei Estadual no 1831, de 24 de dezembro de 1921, no Município de Assis.

Elevado à ctegoria de Município com a denominação de Candido Mota, por Lei Estadual no 1956, de 28 de dezembro de 1923, desmembrado de Assis. Constituído do Distrito Sede. Sua instalação verificou-se no dia 14 de março de 1924.

Lei no 2230, de 20 de dezembro de 1927, cria o Distrito de Sussuí, e incorpora ao Município de Candido Mota.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o Município de Candido compõe-se de 2 Distritos: Cândido Mota e Sussuí.

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Esadual no 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Cândido Mota pertence ao termo judiciário de Assis, da comarca de Assis, e se compõe de 2 Distritos: Cândido Mota e Sussuí.

Pelo Decreto Estadual no 9775, de 30 de novembro de 1938, o Município de Cândido Mota perdeu o Distrito de Sussuí para o Município de Palmital.

Em 1939-1943, o Município de Cândido Mota é composto de 1 único Distrito: Cândido Mota e pertence ao termo de Assis, da comarca de Assis.

Em virtude do Decreto-lei Estadual no 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territoial para vigorar em 1945-1948, o Município de Cândido Mota ficou composto de 1 Distrito Cândido Mota e pertence ao termo e comarca de Assis.

Assim permanecendo para vigorar no período de 1949-1953.

Lei Esadual no 2456, de 31 de dezembro de 1953, cria o Distrito de Frutal do Campo e incorpora ao Município de Cândido Mota.

No quadro fixado pela Lei no 2456, de 31-XII-1953, para vigorar em 1954-1958, Cândido Mota aparece composto de 2 Distritos: Cândido Mota e Frutal do Campo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Lei Estadual no 3198, de 23 de dezembro de 1981, cria os Distritos de Nova Alexandria e Santo Antônio do Paranapanema e incorpora ao Município de Cândido Mota.

Em divisão territorial datada de 01-VI-1995, o Município de Cândido Mota é constituído de 4 Distritos: Cândido Mota, Frutal do Campo, Nova Alexandria e Santo Antônio do Paranapanema.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1997.

Fonte: IBGE www.candidomota.sp.gov.br/members.htm

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cândido Mota: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cândido Mota? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: