Início » São Paulo » Bady Bassitt


Bady Bassitt - São Paulo



Bady Bassitt faz parte do estado de São Paulo. Encontra-se a uma latitude 20º55′05" Sul e a uma longitude 49º26′43" Oeste, estando a uma altitude de 510 metros. A cidade tem uma população de 14.603 habitantes (IBGE/2010) e área de 108,5km².

Bady Bassitt se localiza no norte do estado, a 10 km de São José do Rio Preto.

Dizia Lourenço da Silva Pontes que seus pais eram proprietários de terras compostas por cinquenta alqueires nas fazendas Borá e Campo e que, quando entraram para abertura do local, era apenas mata virgem e não havia nenhuma estrada. Isso aconteceu na última década do século XIX. Na divisa das duas fazendas havia um córrego, chamado Borboleta, porque havia na passagem da estrada velha enorme quantidade de borboletas que sobrevoavam a margem do rio. Mais tarde, o nome Borboleta foi dado ao povoado que se formaria.

História da cidade de Bady Bassitt São Paulo - SP

O povoado que daria origem ao município de Bady Bassit foi fundado por Antônio Manoel da Silva, proprietário das fazendas Borá e Campo, em 13 de fevereiro de 1914, por meio de uma doação de terras feita anteriormente, por volta de 1912, para a constituição do patrimônio de São Sebastião de Borboleta, onde foi construída a primeira capela do povoado. Antes disso, Camilo Apolinário de Morais já havia instalado um armazém de secos e molhados, o primeiro estabelecimento comercial da região.

A configuração do povoado foi, basicamente, produto das negociações e movimentos dos familiares e herdeiros de Antônio Manoel e Camilo Apolinário, responsáveis pela criação do distrito de Borboleta do município de São José do Rio Preto, em 28 de dezembro de 1926.

Sua emancipação político-administrativa ocorreu em 18 de fevereiro de 1959, mas sua atual denominação foi adotada apenas em 28 de fevereiro de 1964, em homenagem póstuma ao deputado estadual Bady Bassitt, representante da região de São José do Rio Preto.

Gentílico: badiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Borboleta, por lei no 2171-A, de 28-12-1926, subordinado ao município de São José do Rio Prêto. Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Borboleta figura no município de São José do Rio Prêto. No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Borboleta permanece no município de São José do Rio Prêto Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Borboleta, por lei estadual no 5285, de 18-02-1959, desmembrado de São José do Rio Prêto. Constituído do distrito sede. Instalado em 02-01-1960.

Em divisão territorial de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Pela lei estadual no 8092, de 28-02-1964, o município de Borboleta passou a denominar-se Bady Bassitt. Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município já denominado Bady Bassitt constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica municipal

Borboleta para Bady Bassitt teve sua denominação alterado, por força da lei estadual no 8092, de 28-02-1964.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Bady Bassitt: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Bady Bassitt? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: