Início » Santa Catarina » Pomerode


Pomerode - Santa Catarina



Pomerode é um município do estado de Santa Catarina, no Brasil.

Até o século XVI, a região do atual município de Pomerode era território tradicional dos índios carijós. Com a chegada dos colonizadores portugueses, nesse século, os carijós foram escravizados e exterminados.

Desde então, a região permaneceu pouco povoada, até o início da imigração alemã no Brasil, no século XIX. Foi, então, fundada uma colônia na área, criada em 1861 pelos imigrantes pomeranos, estrategicamente localizada entre Blumenau e Joinville. A localização foi incentivada pelo doutor Hermann Blumenau, para que, assim, se fortalecesse o comércio entre ambas as cidades. Os lotes de terras foram divididos entre os imigrantes, que se dedicaram à produção de arroz, batata, fumo, mandioca, feijão e à criação de animais. Com a chegada do século XX, pequenas indústrias se instalaram na região, com destaque para as de porcelana.

História da cidade de Pomerode

A região onde hoje se situa o município de Pomerode fazia parte da Colônia Blumenau, empreendimento privado de colonização do Vale do Rio Itajaí-Açu por imigrantes alemães. A ocupação dos primeiros lotes coloniais ao longo do Rio do Testo, dando início ao que viria a ser o município de Pomerode, deu-se em 1861, apenas onze anos após a fundação da Colônia Blumenau, como parte da estratégia de se estabelecer uma ligação terrestre com a colônia de Dona Francisca, na região de Joinvile, no noroeste do Estado, possibilitando assim o incremento do comércio entre as duas colônias.

As regiões de imigração costumavam receber o nome da localidade de onde eram proveniente seus colonizadores. Assim se deu com os primeiros lotes ocupados na margem do Rio do Testo, próximos à sua confluência com o a Rio Itajaí-Açu, em uma região que hoje ainda faz parte de Blumenau. Lá foram assentadas inicialmente seis famílias originárias de Baden, na Alemanha, razão pela que a região foi denominada de Badenfurt. Da mesma forma o nome Pomerode deriva de origem de seus fundadores, pois nos trechos médio e superior do Rio do Testo, onde se localiza o município de Pomerode, os lotes coloniais foram ocupados por imigrantes provenientes da Pomerânia, no norte da Alemanha, junto ao Mar Báltico.

Formação Administrativa

Divisão territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Blumenau o distrito de Rio do Testo.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Rio Testo permanece no município de Blumenau.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Pomerode, pela Lei Estadual n.º 380, de 19-12-1958, desmembrado de Blumenau. Sede o antigo distrito de Rio Testo, atual Pomerode. Constituído do distrito sede. Instalado em 21-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Alteração Toponímica Distrital

Rio Testo para Pomerode alterado, pela Lei Estadual n.º 380, de 19-12-1958.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pomerode: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pomerode? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: