Início » Santa Catarina » Monte Carlo


Monte Carlo - Santa Catarina



Monte Carlo é uma cidade do Estado de Santa Catarina.

Colonizada predominantemente por cablocos que se fixaram ao redor das madeireiras existentes no lugar, o município conta hoje com cerca de 9.000 habitantes. Atualmente, a madeira de reflorestamento ainda é uma das principais fontes de renda de seus habitantes, junto com a fruticultura (maçã e kiwi). Possui um hotel fazenda com campo de golfe. http://www.montecarlo.sc.gov.br/turismo/

Encontra-se a uma latitude 27º13′22" sul e a uma longitude 50º58′47" oeste, estando a uma altitude de 942 metros. A população avaliada em 2007 era de 9 312 habitantes. Possui uma área de 162,785km².

História da cidade de Monte Carlo

Santa Catarina — SC

No ano de 1850, chegou a nossa região Joaquim Correa de Mello e sua família, vindos do Campo do Tenente, no Paraná. Ele adquiriu a Fazenda Velha do Espinilho. Localizada no lugar chamado Butiá, próximo a Taquaruçu, a região era densamente coberta por matas de araucárias e imbuias e povoada por índios (Kaigang e Xokleng) chamados de bugres pelos brancos desbravadores.

Na década de 40, a chegada das primeiras empresas madeireiras instaurou um ciclo de desenvolvimento à região. A principal indústria veio da vizinha Tangará trazida pela família Pisani. Para tocar a serraria, os Pisani trouxeram funcionários de outras cidades próximas e que aqui moravam em um pequeno hotel da cidade, voltavam para casa somente nos finais de semana. Aos poucos, a empresa madeireira passou a construir casas para os trabalhadores, e a cidade foi sendo formada.

O nome Monte Carlo tem origem na visita do Sr. Carlos Pisani ao Principado de Mônaco, na Europa, onde está localizada a cidade de Monte Carlo. Seu entusiasmo foi tão grande que a população resolveu, para homenageá-lo, trocar a denominação Espinilho por Monte Carlo.

Monte Carlo está dentro do espaço territorial que se chamou de Região do Contestado, palco de disputa de terras entre Paraná e Santa Catarina, encerrada em 1916. O local foi base para concentração de forças militares para o 2º ataque a Taquaruçu, em 1913, durante a Guerra do Contestado (1912-1916).

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Monte Carlo, pela Lei Estadual n.º 320, de 16-05-1963, subordinado ao município de Campos Novos.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Monte Carlo figura no município de Campos Novos.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Elevado à categoria de município com a denominação de Monte Carlo, pela Lei Estadual n.º 8.351, de 26-09-1991, desmembrado de Campos Novos. Sede no antigo distrito de Monte Carlo. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Monte Carlo: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Monte Carlo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: