Início » Santa Catarina » Jaraguá do Sul


Jaraguá do Sul - Santa Catarina



Jaraguá do Sul faz parte do estado de Santa Catarina.

Em 1864 a princesa Isabel, filha do imperador Pedro II, casou-se com o Gastão de Orléans, Conde d′Eu. Como parte do dote constavam as terras que vieram a formar o município de Jaraguá do Sul.

Ao engenheiro e coronel honorário do Exército Brasileiro, Emílio Carlos Jourdan, amigo do conde d′Eu e da princesa Isabel, ficou encarregado da demarcação das terras, que se localizavam entre a margem direita do rio Itapocu e a esquerda do rio Jaraguá indo, ao Norte, até o rio Negro. No início eram 12 léguas quadradas, sendo aumentadas posteriormente para 25 léguas quadradas.

História da cidade de A história de Jaraguá do Sul se inicia em 1864, quando a Princesa Izabel, casou-se com o Conde d′Eu. Parte de sua área integrava as terras dotais da Princesa, que foram demarcadas, em 1876, pelo Coronel Emílio Carlos Jourdan. A primeira tentativa de colonização também foi dele quando, naquele ano, arrendando 430 hectares de terra, estabeleceu-se com 60 pessoas entre trabalhadores e escravos, instalando engenho de açúcar, serraria e olaria. Como o rio e o morro Jaraguá já eram conhecidos, Jourdan nomeou suas terras de "Estabelecimento Jaraguá". Embora não se saiba a data certa em que isso aconteceu, foi decidido o dia 25 de julho de 1876 como data da fundação da cidade. A colonização efetiva se deu a partir de 1890, quando colonizadores alemães, italianos, húngaros e outros começaram a colonizar as diversas regiões do Município. A área central foi colonizada a partir de 1895, com o retorno de Emílio Carlos Jourdan, fundando a Colônia Jaraguá.

Primeiramente a região fazia parte de São Francisco do Sul e, posteriormente, a Paraty (atualmente Araquari). Com a emancipação de Paraty, Jaraguá passou a ser posse de Joinville e mais tarde novamente reanexada a Paraty. Em 1898, já com um Distrito Policial, um Distrito de Paz e uma Intendência Distrital, voltou a fazer parte de Joinville, agora com 2° Distrito. Em 1934, o Decreto n° 565 de 26 de março elevou o distrito à categoria de Município. Os limites incluiam o território do atual município de Corupá desmembrado 24 anos depois. Como em Goiás existia uma cidade mais antiga com o nome de Jaraguá, o Decreto-Lei estadual n° 941 de 31 de dezembro de 1943 modificou o nome da ciade para Jaraguá do Sul.

Fonte: Site do Governo do Estado de Santa Catarina.

Autor do Histórico: SOLDEMIR ANTôNIO ZANELLA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Jaraguá do Sul: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Jaraguá do Sul? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Hélio de Almeida Dias's avatarHélio de Almeida Dias

    Visitei em setembro/2015, juntamente com minha esposa, Neusa, a cidade de Jaraguá do Sul - SC, a qual deixou-nos maravilhados com a sua organização, a sua limpeza e a hospitalidade do seu povo, além da preservação/cultivo dos costumes de seus colonizadores/idealizadores europeus. Parabéns a todos que vivem ou que, de certa forma, participaram da construção desse agradável e promissor município, especialmente aos governantes públicos atuantes ao longo de sua história, haja vista a pobreza e a carência de bons e honestos gestores da coisa pública no cenário dos políticos brasileiros. Com IDH-M de 0,805 o referido município, assim como outros poucos desse imenso Brasil é digno de elogios, infelizmente.

    Espero poder, brevemente, passear novamente aí, inclusive percorrendo as dez rotas turísticas do estado.

    Hélio - Jequié/BA, Tel. (73) 9-8841-3061 OI.

    #1 – 30/07/2016 - 20:15

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: