Início » Santa Catarina » Ibicaré


Ibicaré - Santa Catarina



Ibicaré faz parte do estado de Santa Catarina. Encontra-se a uma latitude 27º05′31" sul e a uma longitude 51º21′54" oeste, estando a uma altitude de 550 metros. A população avaliada em 2004 era de 3.408 habitantes.

Ibicaré tem o título de Capital Catarinense do Rodeio (Lei Estadual nº 12.075 de 27 de Dezembro de 2001).

ECONOMIA: É um município essencialmente agrícola, e os principais produtos são a pecuária leiteira, a criação terminal de suínos e aves e também grãos como milho, soja e feijão. A fruticultura está em estágio inicial de desenvolvimento, sendo a responsável pela maior renda em algumas unidades produtivas. Bem diferente do Norte e Centro-Oeste, neste município, todas as unidades produtivas são pequenas propriedades e fora algumas exceções, a mão-de-obra familiar é a única força de trabalho em todas essas unidades produtivas.

História da cidade de Ibicaré

O município de Ibicaré teve seus primeiros colonizadores oriundos do Rio Grande do Sul, das regiões de Montenegro, Garibaldi e Santa Maria. Na localidade da linha Triângulo foi estabelecida uma colônia com elementos vindos de Antônio Carlos, no litoral catarinense.

Em 1933, a barra do Rio São Bento, como era chamado o povoado, foi elevado a distrito, com o nome de Itapuí.

Em 1943, Itapuí perde terras para a formação do distrito de água Doce e do município de Videira e ganha a área à margem esquerda do Rio do Peixe, até então pertencente ao município de Campos Novos, distrito de Herval d´Oeste, passando a denominar-se Ibicaré.

O município foi emancipado em 1962, ocorrendo a instalação no mesmo ano.

Gentílico: ibicarense

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Itapuí, pelo Decreto Estadual n.º 414, de 05-09-1933, subordinado ao município de Cruzeiro.

Em divisão territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o distrito de Itapuí figura no município de Cruzeiro.

Pelo Decreto-lei Estadual n.º 941, de 31-12-1943, o distrito de Itapuí passou a denominar-se Ibicaré e o município de Cruzeiro a denominar-se Joaçaba.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito já denominado Ibicaré figura no município de Joaçaba, ex-Cruzeiro.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Ibicaré figura no município de Joaçaba.

Elevado à categoria de município com a denominação de Ibicaré, pela Lei Estadual n.º 815, de 30-03-1962, desmembrado de Joaçaba, Herval d´Oeste e Tangará. Sede no antigo distrito de Ibicaré. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-05-1962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ibicaré: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ibicaré? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Marcelo Roberto Merlo's avatarMarcelo Roberto Merlo

    A igreja da foto que o Sr Arno Muller colocou não é a Paroquia Cristo Rei de Ibicaré. favor regularizar...

    #1 – 05/07/2016 - 22:45

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: