Início » Santa Catarina » Biguaçu


Biguaçu - Santa Catarina



Biguaçu faz parte do estado de Santa Catarina.

Divisa a oeste com o município de Antônio Carlos, a leste com o oceano Atlântico (Baia Norte da Ilha de Santa Catarina, onde se localiza a capital do estado, Florianópolis) e também com o município de Governador Celso Ramos. Divisa ao norte com Tijucas e Canelinha e ao sul com o município de São José.

Localizado entre os dois maiores portos catarinenses, Itajaí e Imbituba, e próximo da capital Florianópolis, Biguaçu tem saída para o mar, sem contar na facilidade de acesso, já que a BR-101 duplicada corta o município, e a BR-282, que liga a capital catarinense ao interior do estado, fica a apenas 12km de distância, por via duplicada e de fácil acesso.

História da cidade de Biguaçu Santa Catarina - SC

Pouco se sabe acerca dos moradores da orla oeste da baía norte da antiga Desterro, antes de 1747. Não se sabe exatamente a época em que iniciou o devassamento do território do Município de Biguaçu. Três foram as correntes na formação da população de Biguaçu: portugueses, vindo da Ilha dos Açores, negros, vindos da áfrica, e alemães, vindos de Bremen. á principal corrente foi a açoriana, cujo estabelecimento ocorreu em 1747, com a fundação de São Miguel, ponto originário da evolução municipal. Este núcleo de puros açoritas foi mesclado, com o tempo, com o negro da áfrica. Depois de São Miguel é que apareceram outros povoados, como: Tijuquinhas, Armação da Piedade, Ganchos, Biguaçu Três Riachos e outros. Somente em 1816, apareceram os primeiros povoadores no lugar denominado Três Riachos e que tinham os nomes: Manoel Couto e Narciso Pereira. O segundo núcleo foi o dos colonos alemães que, localizados na colônia São Pedro de Alcântara, se passaram para o Alto Biguaçu, Rachadel, Santa Maria e Três Riachos. Os dois principais núcleos, São Miguel e Alto Biguaçu, é que se irradiou o povoamento do atual Município.

à evolução social dos habitantes de São Miguel e Biguaçu processou-se paralelamente ao movimento católico da região. ás igrejas e as capelas foram, sempre, o centro da vida social dos povoadores que, normalmente, ali se reuniam, aos domingos, uma vez que suas casas eram distantes umas das outras. Em 1833, São Miguel foi elevado à categoria de Vila, cuja sede aí permaneceu até 1886, quando foi transferida para Biguaçu, tomado, em consequência, esta última denominação. Em 1888, Biguaçu voltou a ter sede em São Miguel até em 1894, quando, o então o Município voltou a ter sua sede na localidade de mesmo nome, e aí foi definitivamente instalado.

Gentílico: biguaçuense ou biguano

Formação Administrativa:

Freguesia criada com a denominação de Biguassu, por lei provincial nº 971, de 19-121882, subordinado ao estado de Santa Catarina.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Biguassu, por resolução do governo de 01-03-1833, desmembrado do estado de Santa Catarina. Sede na povoação de São Miguel. Constituído de 2 distritos: Biguassu e São Miguel. Instalado em 16-05-1833.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 2 distritos: Biguassu e São Miguel.

Pela lei municipal nº 98, de 30-03-1914, é criado o distrito de Ganchos e anexado ao município de Biguassu.

Pela lei municipal nº 114, de 04-01-1917, é extinto o distrito de Ganchos, sendo seu território anexado ao município de Biguassu.

Pela lei municipal nº 119, de 28-10-1918, é criado novamente o distrito de Ganchos e anexado ao município de Biguassu.

Pela lei municipal nº 121, de 15-07-1919, é criado o distrito de Louro e anexado ao município de Biguassu.

Por decreto estadual nº 24, de 09-12-1930, o distrito de Louro passou a denominarse Antônio Carlos.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 4 distritos: Biguassu, São Miguel, Ganchos e Antônio Carlos ex-Louro.

Pelo decreto-lei estadual nº 941, de 31-12-1943, o distrito de São Miguel passou a denominar-se Guaporanga.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o topônimo está grafado Biguaçu e continua constituído de 4 distritos: Biguaçu, Antônio Carlos, Ganchos e Guaporanga.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: Biguaçu, Antônio Carlos, Ganchos e Guaporanga.

Pela lei estadual nº 928, de 06-11-1963, desmembra do município de Biguaçu o distrito de Antônio Carlos. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 929, de 06-11-1963, desmembra do município de Biguaçu o distrito de Ganchos. Elevado à categoria de município.

Pela lei estadual nº 930, de 06-11-1963, é criado o distrito de Sorocaba do Sul e anexado ao município de Biguaçu.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Biguaçu, Guaporanga e Sorocaba do Sul.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Biguaçu: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Biguaçu? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: