Início » Rio Grande do Sul » Barracão


Barracão - Rio Grande do Sul



Barracão faz parte do estado do Rio Grande do Sul.

Encontra-se à latitude 27º40′18" sul e à longitude 51º27′38" oeste, estando a 764 metros de altitude. A população avaliada em 2004 era de 5 263 habitantes, distribuídos em 526,75km² de área.

Os tropeiros que vinham da Província de São Paulo, passavam pelo nosso município com o objetivo de fugir do pagamento de impostos no Registro de Santa Vitória. Atravessaram o Rio Uruguai, logo abaixo das confluências do Rio Pelotas e Rio Canoas, por um passo que era conhecido por eles como Passo do Pontão.

História da cidade de Barracão

Os tropeiros que vinham da Província de São Paulo, passavam pelo nosso município com o objetivo de fugir do pagamento de impostos no Registro de Santa Vitória. Atravessaram o Rio Uruguai, logo abaixo das confluências do Rio Pelotas e Canoas, por um passo que era conhecido por eles como Passo do Pontão.

Quando o presidente da Província tomou conhecimento que os tropeiros utilizavam esse passo de forma clandestina, em 1848, encarregou o capitão Joaquim Antônio de Moraes Dutra para construir uma obra (um barracão) que serviria de quartel e casa de coletaria.

Inicia-se, então, a colonização de nosso município e este recebe o nome de Barracão.

A coletoria do Pontão localizada em Barracão no período de 1849 a 1856 foi o Registro que mais imposto arrecadou para a Província.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Barracão, pela Lei Provincial n.º 1.646, de 04-01-1988 e Ato Municipal n.º 19, de 16-11-1898, subordinado ao município de Lagoa Vermelha.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Barracão, figura no município de Lagoa Vermelha.

Elevado à categoria de município com a denominação de Barracão, pela Lei Estadual n.º 4.732, de 30-05-1964, desmembrado dos municípios de Lagoa Vermelha e São José do Ouro. Sede no antigo distrito de Barracão. Constituído de 2 distritos: Barracão e Espigão Alto, desmembrado do município de São José do Ouro. Instalado em 07-02-1965.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Barracão e Espigão Alto.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Barracão: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Barracão? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: