Início » Rio de Janeiro » Tanguá


Tanguá - Rio de Janeiro



Tanguá faz parte do estado do Rio de Janeiro, localizado na região metropolitana homônima. Neste município foi instalada em 1969 a Estação Terrena de Comunicações Internacionais Via Satélite, a EMBRATEL. A principal rodovia que dá acesso ao município é a BR-101. Pelo município de Tanguá também passa a ferrovia EF-103, que pertence à Ferrovia Centro-Atlântica.

Por volta de 1880, já existiam algumas fazendas na região central de Tanguá. Em 1920, iniciou-se a construção da Usina de Tanguá, concluída em três anos. Após a instalação da mesma, seguiu-se a constituição de Tanguá como o quinto distrito de Itaboraí. A Usina operava no sistema de moagens anuais, sendo que a maior parte da população trabalhava no plantio e no corte da cana. Na década de 1970, devido a dificuldades financeiras, a usina encerrou suas atividades.

Ainda nesta época, instalou-se no mesmo prédio a Companhia Brasileira de Antibióticos (CIBRAN). Também foi descoberta na região uma das maiores reservas de fluorita do Brasil.

História da cidade de Tanguá

A história de Tanguá insere-se na de Santo Antônio de Sá e na de Itaboraí, que foram as unidades político-administrativas a que pertenceu Tanguá no passado recente e no remoto. Está ainda relacionada com os fatos ocorridos no Recôncavo Guanabarino e no Brasil como um todo. A primeira referência específica a seu respeito data de 1670, quando foi doado ao Alferes Henrique Duque Estrada uma sesmaria de nove léguas em quadra. Com o tempo foram concedidas outras sesmaria, como a de Pedro Freire Ribeiro, em 1746 e datas de terra. A exploração econômica da área fazia-se, principalmente, através do cultivo da cana-de-açúcar, mandioca, milho, feijão, aguardente e farinha.

Em 17 de março de 1878 chegou o primeiro trem a Tanguá, que se transformou em embarcadouro dos produtos da região.

Desde sua origem, a região tanguarina pertenceu sucessivamente às freguesias de Santo Antônio de Sá e São João Batista de Itaboraí.

Gentílico: tanguaense.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Tanguá, pela lei estadual n.º 1807, de 15-01-1924, subordinado ao município de Itaboraí.

Em divisão territorial datada de 01-VII-1960, o distrito de Tanguá permanece no município de Itaboraí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

Pela lei complementar nº 06, de 05-04-1993, o distrito de Tanguá perdeu área para o novo distrito de Pacheco.

Em "Síntese" de 31-Xll-1994, o distrito de Tanguá figura no município de Itaboraí.

Elevado à categoria de município com denominação de Tanguá, pela lei nº 2496, de 28-12-1995, desmembrado de Itaboraí. Sede no antigo distrito de Tanguá. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1999, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Tanguá: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Tanguá? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: