Início » Paraná » Nova Esperança

Município de Nova Esperança

Tudo sobre Nova Esperança - Estado do Parana


Nova Esperança é um município que pertence ao Estado do Parana, o tamanho total de seu território é 401,587 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 27.821 habitantes, quem nasce em Nova Esperança (gentilício) chama-se: nova-esperancense.
As coordenadas geográficas de Nova Esperança, Paraná são: latitude: -23.182 e longitude: -52.2031, atualmente a cidade é administrada por MOACIR OLIVATTI do PPS.

Avaliação geral do município: 4.2 / 5 para Nova Esperança por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Nova Esperança faz parte do estado do Paraná, Sua população é de 28.983 IBGE/2011, cidade polo das Sedas.

O surgimento de Nova Esperança devido ao desenvolvimento da cultura cafeeira pós anos 30 no Norte do Paraná. Fortalecida pelos lucros auferidos com a atividade cafeeira, intensificou-se a abertura de vias e assentamento populacional na localidade de Capelinha.

Em 20 de agosto de 1951, teve seu nome alterado para Nova Esperança. Em Nova Esperança atualmente se encontra a mais expressiva produção de Casulos Verdes, sendo a mesma conhecida nacionalmente como a Capital da Seda.

História da cidade de Nova Esperança

No ano de 1925, a Companhia de Terras do Norte do Paraná adquiriu do Governo do Estado do Paraná, 450.000 alqueires de terras pela quantia de 8.712 contos de réis, era Governador nesta época o Dr. Caetano Munhoz da Rocha. Nesta aquisição estavam englobadas as terras pertencentes ao Município de Nova Esperança.

No início, saíram comitivas exploradoras para começarem a colonização, e assim sendo, conta-nos o Dr. Herman Moraes de Barros:

"No meado do ano de 1928, acompanhei meu pai (Antonio Moraes de Barros), advogado e então Presidente da Companhia de Terras Norte do Paraná, em uma viagem as terras recém adquiridas do Governo do Estado do Paraná. A comitiva era composta por Arthur Thomaz, Gerente administrativo de todo o empreendimento, Engenheiro Louis Reed, Consultor técnico, Dr. Gastão de Mesquita Filho, Engenheiro construtor da então Nova Estrada de Ferro São Paulo, Heitor Machado, grande conhecedor de terras e amigo de meu pai.

Partimos de Presidente Prudente em dois fordecos e percorremos cerca de 100 Km, uma estrada com as piores condições possíveis, atingindo a tardinha as margens do Rio Pirapó, hoje denominado Porto Ceará. Cruzamos o majestoso rio em uma pequena balsa, construída por duas canoas sobre as quais existiam duas bicas que deveriam sustentar os veículos. A entrada na balsa constituiu uma verdadeira proeza dos dois motoristas, pois apesar da aspereza do terreno e precariedade do pequeno pontilhão, deveriam acertar as rodas dos veículos exatamente nas bicas, sob a pena de caírem no rio.

Do outro lado rio estava-nos reservada uma agradável surpresa, pois a estrada construída pela Companhia era de primeira ordem. Percorremos cerca de 30 km, até uma pequena derrubada na mata virgem, onde havia uma boa casa de madeira, primeira sede dos Ingleses no Estado do Paraná. A Estrada que havíamos percorrido já ostentava o seu nome tradicional de Estrada Inglesa. E a casa acolhedora, o pomposo nome de Hotel Pirapó.

O dia seguinte foi dedicado a um justo repouso e no outro dia, pela madrugada, partimos nos fordecos por mais alguns quilômetros até o acampamento da turma que estava construindo a estrada. Depois do almoço montamos a cavalo e por um picadão, verdadeiro túnel dentro da mata frondosa, percorremos cerca de três horas, uma boa distância, quando atingimos um velho picadão na direção leste-oeste. Enveredamos pelo mesmo rumo oeste. Pouco adiante a beira do picadão, as margens do Córrego Bigui, deparamos com um pequena Capela construída de tijolos toscos e coberta de sapé. Sem porta, podemos ver que la dentro havia uma imagem tosca de um Santo (Sagrado Coração de Jesus), hoje padroeiro da cidade e restos de muitas velas, que ali tinham sido acesas. Ao lado da mesma muitos níqueis, que interpretamos como dádivas de passantes que não possuíam velas para pagamento das mesmas e outros passantes que por ventura as possuíssem. Representavam assim, aqueles níqueis, a esperança de que por ali passasse uma alma bondosa que pudesse acender uma vela por sua intenção, pagando-se com níquel que ali deixava depositado.

Alguns anos depois o local ficou conhecido com a denominação de Capelinha e por isso, quando chegou a abertura da cidade, quase vinte anos depois, muito acertadamente Arthur Thomaz, manteve aquele nome para a futura cidade que então se iniciava. A nova cidade deveria nascer a 40 km além de Maringá, na direção da "Brasileira", hoje a cidade de Paranavaí."

Sabe-se que os primeiros moradores foram José Xavier de Barros, Dona Benedita Xavier de Barros (proprietários de uma hospedaria), posteriormente vieram Augusto Hengsh, seu genro João Rodrigues, Heriberto Brunning, Levi Linhares, Goldschid Heng, João Miranda, José Rodrigues, entre outros. Em 1947 chegaram de Londrina a família Fabrini, construindo a primeira Serraria, auxiliando o progresso do Núcleo.

O município de Nova Esperança começou a ser povoado no início 1948, quando vieram correntes migratórias de todas as regiões brasileiras. A povoação já existia 06 serrarias, 06 máquinas de beneficiar arroz, 02 debulhadeiras de milho, 02 fábricas de móveis, 01 máquina de café, 05 postos de gasolina, 05 oficinas mecânicas, 03 sorveterias, 28 casas de secos e molhados, 16 casas de tecidos, 22 bares, 04 barbearias, 02 tinturarias, 04 alfaiatarias, 01 fábrica de calçados, 01 funilaria, 03 restaurantes, 01 relojoaria, 02 casas especializadas em ferragens, 12 carros de aluguel, 42 caminhões de aluguel, 03 carros particular, 05 depósitos de tijolos e telhas, 01 fábrica de tubos, 06 compradores de cereais, 01 correio particular, 02 escritórios comerciais, 04 médicos, 02 dentistas e 01 engenheiro agrônomo. (Isto abrangendo todo o território de Capelinha que era composto por várias localidades).

Gentílico:

Formação Administrativa

Elevado à categoria de Município e distrito com denominação de Nova Esperança, pela Lei Estadual nº 790, de 14/11/1951, desmembrado de Maringá, com sede no povoado de Capelinha, atual distrito de Nova Esperança, constituído de dois distritos: Nova Esperança e Alto Paraná. Instalado em 14/12/1952.

Pela Lei Municipal nº 16, de 10/02/1953, são criados os distritos de Atalaia e Floraí e anexado ao distrito de Nova Esperança.

Pela Lei Estadual nº 1190, de 19/07/1953, desmembra do Município de Nova Esperança o distrito de Alto Paraná. Elevado à categoria de Município.

Pela Lei Municipal nº 53, de 16/03/1954, é criado o distrito de Iroí e anexado ao Município de Nova Esperança.

Pela Lei Municipal nº 62, de 29/05/1954, são criados os distritos de Barão de Lucena, Cruzeiro do Sul e Uniflor.

Em divisão territorial data de 01/07/1955, o Município é constituído de sete distritos: Nova Esperança, Atalaia, Barão de Lucena, Cruzeiro do Sul, Floraí, Iroí e Uniflor.

Pela Lei Estadual nº 2512, de 28/11/1955, desmembra do Município de Nova Esperança o distrito de Floraí. Elevado à categoria de Município.

Pela Lei Estadual nº 2548, de 26/12/1955, desmembra do Município de Nova Esperança o distrito de Cruzeiro do Sul. Elevado à categoria de Município.

Em divisão territorial datada de 01/07/1960, o Município é constituído de cinco distritos: Nova Esperança, Atalaia, Barão de Lucena, Iroí e Uniflor.

Pela Lei Municipal nº 266, de 10/06/1960, é criado o distrito de Ivaitinga e anexado ao Município de Nova Esperança.

Pelo Lei Estadual nº 4245, de 25/07/1960, desmembra do Município de Nova Esperança o distrito de Atalaia. Elevado à categoria de Município.

Pela Lei Estadual nº 4338, de 25/01/1961, desmembra do Município de Nova Esperança o distrito de Uniflor. Elevado àcategoria de Município.

Em divisão territorial datada de 31/07/1963, o Município é constituído de quatro distritos: Nova Esperança, Barão de Lucena, Iroí e Ivaitinga.

Pela Lei Estadual nº 4992, de 21/12/1964, desmembra do Município de Nova Esperança o distrito de Presidente Castelo Branco, ex-Iroí. Elevado à categoria de Município.

Atualmente, a cidade possui dois Distritos Administrativos. O distrito de Barão de Lucena, criado pela Lei nº 62, de 29/05/54 e, antes de sua criação chamou-se povoado Esperança, criado pela Lei nº 790, de 14/11/51.

Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Esperança (PR); IBGE

Autor do Histórico: ALBERTINO FRANZONI

DDD da Cidade Nova Esperança,PR

44

Como fazer uma ligação para a cidade de Nova Esperança:

0+Operadora+44+Telefone de destino

Como ligar para Nova Esperança pela

CTBC Telecom:012 + 44 + telefone
Vivo:015 + 44 + telefone
Aerotech:017 + 44 + telefone
Claro:021 + 44 + telefone
GVT:025 + 44 + telefone
Oi Telemar:031 + 44 + telefone
TIM:041 + 44 + telefone
Sercontel:043 + 44 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Nova Esperança-PR

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Nova Esperança Paraná o CEP geral é 87600000.

Prefeitura Municipal de Nova Esperança

Endereço: Av. Rocha Pombo, 1453, Centro, Nova Esperança - PR, CEP: 87600000
Telefone / Fax: (44) 3252-4545
Prefeito: MOACIR OLIVATTI do PPS

Médicos no município de Nova Esperança - Paraná

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde nova-esperancense.

Relação de Cartórios no município de Nova Esperança PR

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Nova Esperança com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Nova Esperança Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Nova Esperança-PR, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município paranaense.

Hotéis e Pousadas na cidade de Nova Esperança

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Nova Esperança, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Nova Esperança

Últimas Notícias da cidade de Nova Esperança

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Nova Esperança, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Nova Esperança do Estado do Parana

Condições de Tempo Hoje (25/06/2019), Nova Esperanca - PR:

Céu limpo (noite)

Temperatura: 17º C
Humidade do Ar: 64%
Velocidade do Vento: 14 km/h

Previsão para os próximos dias:

26/06/2019 - Tempestades esparsas. Max: 21 Min: 17
27/06/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 22 Min: 16
28/06/2019 - Tempo bom (dia). Max: 27 Min: 17
29/06/2019 - Ensolarado. Max: 28 Min: 18
30/06/2019 - Tempo bom (dia). Max: 28 Min: 18

Municípios vizinhos de Nova Esperança

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Nova Esperança-PR em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Uniflor - 11.5 km
Presidente Castelo Branco - 11.8 km
Alto Paraná - 13.1 km
Atalaia - 15.5 km
Floraí - 18.2 km
Mandaguaçu - 21.3 km
Cruzeiro do Sul - 24.7 km
Ourizona - 24.8 km
Flórida - 27.6 km
Tamboara - 27.8 km
Paranacity - 28.4 km
Paranavaí - 28.7 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Nova Esperança: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Nova Esperança através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Nova Esperança Paraná n-1
imagem de Nova Esperança Paraná n-2
imagem de Nova Esperança Paraná n-3
imagem de Nova Esperança Paraná n-4
imagem de Nova Esperança Paraná n-5
imagem de Nova Esperança Paraná n-6
imagem de Nova Esperança Paraná n-7
imagem de Nova Esperança Paraná n-8
imagem de Nova Esperança Paraná n-9
imagem de Nova Esperança Paraná n-10
imagem de Nova Esperança Paraná n-11
imagem de Nova Esperança Paraná n-12
imagem de Nova Esperança Paraná n-13
imagem de Nova Esperança Paraná n-14
imagem de Nova Esperança Paraná n-15
imagem de Nova Esperança Paraná n-16
imagem de Nova Esperança Paraná n-17
imagem de Nova Esperança Paraná n-18
imagem de Nova Esperança Paraná n-19

Compartilhe Esta Página: