Início » Piauí » Ribeira do Piauí


Ribeira do Piauí - Piauí



Ribeira do Piauí faz parte do estado do Piauí.

O município Ribeira do Piauí resultou da divisão do município de São João do Piauí em cinco cidades, em 1996, por motivos políticos. Atualmente, a população revindica o nome original de parte da região, hoje Ribeira do Piauí, mas que foi durante cerca de 50 anos chamada "Espírito Santo". A luta para reaver seu nome original representa a luta da comunidade local para defender seu patrimônio histórico e cultural do Brasil.

O município de Ribeira do Piaui é uma região que foi explorada pelos coronéis de São João do Piaui. A região só começou realmente andar pra frente depois de sua separação em 1996, devido a emancipação política. A sua economia é basicamente a agricultura, a pecuária e o extrativismo vegetal (carnaúba), este último que sustentava a economia da região até meados dos anos 90, quando ainda pertencia a São João do Piaui, tendo uma queda a partir dos anos 90, devido a migração da população jovem para os grandes centros, São Paulo, Brasilia e outras regiões do Brasil, à procura de emprego nas grandes cidades, com isso, o extrativismo vegetal da carnaúba em Ribeira teve uma decadência com a falta de mão-de-obra. O município conta com diversos sítios arqueológicos, por ser uma região muito rica em serras e montanhas além de ser banhada pelo Rio Piaui.

História da cidade de Ribeira do Piauí

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Ribeira do Piauí, em 1989, regulamentado pela Lei Estadual nº 4810, de 14-12-1995, desmembrado dos municípios São João do Piauí, Socorro do Piauí e Canto do Buriti.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Ribeira do Piauí, pelo artigo 35, inciso II, do ato das disposições constitucionais transitórias, da Constituição Estadual de 05-10-1989, regulamentado pela Lei Estadual nº 4810, de 14-12-1995, desmembrado dos municípios São João do Piauí, Socorro do Piauí e Canto do Buriti.

Sede no atual distrito de Ribeira do Piauí (ex-povoado do Espírito Santo do município de São João do Piauí).

Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ribeira do Piauí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ribeira do Piauí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: