Início » Piauí » Alegrete do Piauí


Alegrete do Piauí - Piauí



Alegrete do Piauí faz parte do estado do Piauí. Encontra-se a uma latitude 07º14′34" sul e a uma longitude 40º51′27" oeste, estando a uma altitude de 0 metros. A população avaliada em 2004 era de 4 827 habitantes. Possui uma área de 263,7km².

História da cidade de Alegrete do Piauí Piauí - PI

A origem de Alegrete do Piauí, caracteriza-se por um processo colonizador, desenvolvido fundamentalmente pelo Vaqueiro e caçador TERTULIANO SANCHES LEAL que residia no povoado de São João. Seu trabalho levava-o a percorrer as regiões circunvizinhas em busca de caça ou de alguma rês perdida, até que um dia descobriu o local onde dado a existência de um grande poço d`água semi-perene, para onde se dirigia grande número de caça. O lugar foi batizado de "Poço dos Veados", caça que mais abundava na área.

Esse lugar passou a significar muito para Tertuliano, que no ano de 1910, construiu uma residência próximo dali, onde veio a residir com sua família. A partir de 1920, já ali se formava um pequeno agrupamento de casas, onde filhos, genros, agregados e demais amigos a quem Tertuliano acolhia para desfrutar as benesses do lugar.

A pequena comunidade apresentava uma quase independência, já que o gênio empreendedor de Tertuliano implantava meios a tornavam quase autosuficiente. Em 1949, Poço Veados, nome consagrado por Tetuliano, recebia de braços abertos um progresso que marcou definitivamente o progresso do povoado. foi realizado a primeira feira.

Com o progresso, o povoado foi se expandido. Em 1968, foi implantada em Poços dos Veadosuma USINA DE ALGODãO, fato que alterou toda a estrutura da pequena comunidade agrícola, que se tornava então agro-industrial. Com o progresso mudou-se também o nome. Poço dos Veados passou-se a chamar-se Alegrete, nome originado de uma fazenda próxima da mesmo município, nome

o qual significa CANTEIRO DE FLORES, e que aceito foi com satisfação por toda a população.

Gentílico: alegretense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Alegrete do Piauí, pelo artigo 35, inciso II, do ato das disposições constitucionais transitórias, da constituição estadual de 0510-1989, com topônimo, área territorial e limites estabelecidos pela lei estadual nº 4477, de 29-041992, desmembrado de São Julião. Sede no atual distrito de Alegrete do Piauí ex-povoado de Alegrete. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Alegrete do Piauí: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Alegrete do Piauí? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: