Início » Pernambuco » Sairé


Sairé - Pernambuco



A área municipal ocupa 197,8 km2 e representa 0.20%

Sairé faz parte do estado de Pernambuco.

O povoamento de Sairé iniciou-se após a abertura de um caminho que ligava o povoado de São José dos Bezerros ao sul do estado, passando pela Vila Bonito, por iniciativa dos fazendeiros, almocreves e tropeiros. Como era uma região de florestas, o local à margem deste caminho onde hoje está localizado o município de Sairé ficou conhecido como Boca da Mata. Os primeiros povoadores dedicaram-se ao cultivo da mandioca e da cana-de-açúcar e posteriormente café. Em 1896 tornou-se distrito São Miguel, subordinado a Bezerros. Pelo decreto-lei nº 952, de 31 de dezembro de 1943, o distrito de São Miguel, passou a denominar-se Sairé. A lei estadual nº 4.942, de 20 de dezembro de 1963, deu autonomia ao município.

História da cidade de Sairé Pernambuco - PE

O devassamento do território onde hoje se localiza o município de Sairé, segundo os nossos mais argutos pesquisadores da história regional, foi em decorrência de um fato sociológico muitoespontâneo à época do desbravamento agrestino. é que partindo da necessidade da abertura de um caminho que encurtasse as longas distâncias percorridas pelos tropeiros que, saindo dos sertões que entremeavam o Ipojuca e Ipanema, faziam o conhecido "roteiro das boiadas" para atingir, assim, o sul e o litoral do estado (então Província de Pernambuco). Como tal caminhada tornava-se penosa para as "tropas de almocreves", os homens de maior visão da época procuraram soluções mais ideais para aquela travessia.

Diante de tão vivo interesse pela nova penetração, caçadores e tropeiros juntaram-se aos ricos fazendeiros da região e iniciaram a abertura de um caminho que, mais tarde, ligaria a povoação de São José dos Bezerros ao sul do estado, passando pela Vila Bonito em demanda àquelas plagas, onde vicejavam ricos canaviais e floresciam os engenhos banguês, a maior riqueza de então. Como o novo roteiro atravessava a zona de "mata rala", hoje conhecida por "caatinga", para depois, numa transição muito natural do Agreste com a Mata, penetrar nas florestas desbravadores passaram logo a denominar de "Boca da Mata" às primeiras daquelas penetrações no referido roteiro. Logicamente que teriam de enveredar-se por aquelas entradas inóspitas, mas, com denodo e ousadia, construíram seus próprios caminhos.

Das primeiras tentativas de penetração presume-se que um dos locais daquele desbravamento ficou conhecido pelo nome de "Boca da Mata", numa alusão à entrada pela mata a dentro, exatamente onde hoje se localiza a cidade do município de Sairé. Daí por diante foram chegando os primeiros povoadores com o fito de explorar as riquíssimas terras existentes na localidade e passaram a fundar as primeiras plantações que, naturalmente, foram a mandioca e a cana-de-açúcar e posteriormente o café e outras culturas agrícolas. Um desses povoadores foi o pioneiro Manoel Flamengo, rico proprietário e residente no sul do Estado, que, em 1859, chegou trazendo carta de posse tirada na Casa Grande de Freixeiras, para fazer a demarcacão de um terreno de 20 alqueires de terras, aproximadamente, localizado às margens direita e esquerda do referido caminho, desde o planalto conhecido por Boca da Mata até às margens direita do rio Serinhaém que, por sua vez, acredita-se tenha dado origem ao próprio nomede SAIRé pela corruptela Sri-nha-ém em Sai-ra-é e, finalmente Sairé.

Gentílico: são-joanense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de São Miguel, pela lei municipal nº 13, de 26-01-1896, subordinado ao município de Bezerros.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de São Miguel, figura município de Bezerros.

Assim permanecendo em divisão territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei nº 952, de 31-12-1943, o distrito de São Miguel, passou a denominar-se Sairé.

No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Sairé ex-São Miguel, figura no município de Bezerros.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Sairé, pela lei estadual nº 4942, de 20-12-1963, desmembra de Bezerros. Sede no antigo distrito de Sairé. Constituído do distrito sede. Instalado em 13-03-1964.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica distrital

São Miguel para Sairé alterado, pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Sairé: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Sairé? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: