Início » Pernambuco » Moreno


Moreno - Pernambuco



Moreno faz parte do estado de Pernambuco. O município é formado pelo distrito sede e pelo povoado de Bonança.

A ocupação do atual município de Moreno provém da faixa de terra comprada, em torno do ano 1616, por dois irmãos portugueses de sobrenome Moreno. A intenção era a instalação de um engenho. Um deles veio a falecer antes da concretização deste projeto. O segundo, Baltazar Gonçalves Moreno, faleceu no dia do funcionamento do engenho. A propriedade foi vendida pelos seus herdeiros a Antônio de Souza Leão. O engenho foi visitado por Dom Pedro II em 18 de dezembro de 1859, quando o proprietário foi agraciado com o título de Barão de Moreno e sua esposa, Maria Amélia de Souza Leão, com o título de Baronesa.

O desenvolvimento do município ganhou impulso com a instalação da indústria têxtil Societé Cotonière Belge Brésilienne, no início do século XX. O distrito foi criado pela lei municipal nº 126, de 8 de Março de 1920, subordinado ao município de Jaboatão dos Guararapes. A emancipação veio através da Lei 1.931 de 11 de setembro de 1928. O município foi instalado em 1 de Janeiro de 1929.

História da cidade de Moreno Penambuco - PE

A origem do município de Moreno data a chegada de dois portugueses, conhecidos como irmãos Moreno; um deles se chamava Baltazar Gonçalves Moreno, quanto ao outro não se guardou o nome. Chegando à localidade e, logo, compraram uma faixa de terras com a finalidade de se instalarem em engenho. Antes da realização do plano arquitetado veio a falecer um deles. O segundo, de nome Baltazar, continuou insistindo até conseguir realizar o que havia pretendido anteriormente. No dia do funcionamento de engenho, emocionado por ver o trabalho concluído, sofreu um colapso e faleceu.

Em virtude da tragédia a propriedade foi vendida pelos herdeiros ao brasileiro, Antônio de Souza Leão. A 18 de dezembro de 1859 o novo proprietário recebia na casa-grande do engenho, a visita do imperador D. Pedro II que lhe conferiu o título de Barão de Moreno e a sua esposa, Dona Maria Amélia de Souza Leão, o de Baronesa.

Naquele tempo a sede do município era o engenho Catende, que foi vendido em 1910 a uma sociedade anônima de origem belga. Logo depois foi construída a fábrica de tecido denominada "Societá Contonière Belgo-Brasiliense "S.A".

Gentílico: morenense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Morenos pela lei municipal nº 126, de 08-03-1920, subordinado ao município de Jabotão.

Elevado à categoria de município com a denominaçào de Morenos, pela lei estadual nº 1931, de 11-09-1928, desmembrado de Jaboatão. Sede no antigo distrito de Morenos. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1929.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído do distrito sede. Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, o município aparece constituído de 3 distritos: Morenos, Buscaú e Tapera.

Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09-12-1938, o distrito de Morenos passou a denominar-se Moreno. Sob o mesmo decreto-lei os distritos de Buscaú e Tapera foram extintos, sendo seus territórios anexados ao distrito sede do município de Moreno ex-Morenos.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

Pela leinº , de , é criado o distrito de Bonança e anexado ao município de Moreno.

Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 2 distritos: Moreno e Bonança.

Alteração de Grafia

Morenos para Moreno alterado pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09-12-1938.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Moreno: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Moreno? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: