Início » Pernambuco » Lagoa dos Gatos

Município de Lagoa dos Gatos

Tudo sobre Lagoa dos Gatos - Estado de Pernambuco


Lagoa dos Gatos é um município que pertence ao Estado de Pernambuco, o tamanho total de seu território é 224,947 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 16.262 habitantes, quem nasce em Lagoa dos Gatos (gentilício) chama-se: lagoense.
As coordenadas geográficas de Lagoa dos Gatos, Pernambuco são: latitude: -8.6602 e longitude: -35.904, atualmente a cidade é administrada por EDMILSON MORAIS PEREIRA do PDT.

Avaliação geral do município: 4.7 / 5 para Lagoa dos Gatos por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Lagoa dos Gatos faz parte do estado de Pernambuco. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede, Entroncamento, Igarapeassu e Lagoa do Souza.

No século XVIII, pelo ano de 1760, os colonizadores que pouco a pouco vinham enveredando pelo interior em busca de terras para fixar residência e explorar a agricultura e a criação de gado, pisavam o solo que mais tarde se chamou Lagoa dos Gatos. Até agora não se conta outro nome senão o do português José Cavalcanti Fragoso como primeiro elemento penetrador do solo da Lagoa dos Gatos. Foi ele, o testemunho insuspeito dos mais remotos habitantes, que em 1780 desbravou e fixou residência em Peri-Peri, onde fundou uma fazenda de criações, alargando seus domínios.

Segundo o testemunho dos antigos habitantes correm as mais variadas lendas sobre a origem do topônimo "Lagoa dos Gatos". A primeira delas, aliás, a de mais fundamento, é contada da seguinte maneira: "Nos fins do século XVIII, quando, em data incerta, o primeiro civilizado pisou o solo daquela região, coberta de grande e escura mata, o local onde se ergue hoje a cidade, era densa selva, existindo também pequena lagoa formada por uma nascente e alimentada pelas águas do riacho que lhe passava à direita. A belíssima lagoa, única área franqueada aos raios solares, tinha suas águas límpidas e doces protegidas por extenso lençol de junco e piripiri. Certo dia, um caboclo caçador deparou, casualmente, com uns gatos maracajás bebendo ali, sendo o fato relatado aos demais habitantes das proximidades que passaram a se utilizar da mencionada lagoa, que daí por diante ficou denominada Lagoa dos Gatos".

História da cidade de Lagoa dos Gatos Pernambuco - PE

No século XVIII, pelo ano de 1760, os colonizadores que pouco a pouco vinham enveredando pelo interior, em busca de terra para fixar residência e explorar a agricultura e a criação, pisavam o solo que mais tarde se chamou LAGOA DOS GATOS.

Até agora não se conta outro nome senão o do português JOSé CAVALCANTE FRAGOSO, como primeiro elemento penetrador dos mais remotos habitantes, que em 1780, desbravou e fixou residência em Peri-Peri, onde fundou uma fazenda de criações, alargando seus domínios.

Segundo o testemunho dos antigos habitantes, correm as mais variadas lendas sobre a origem do topônimo "Lagoa dos Gatos". A primeira delas, aliais, a de mais fundamento, é contada da seguinte maneira: "Nos fins do século XVIII, quando, em data incerta o primeiro civilizado pisou o solo daquela região, coberta de grande e escura mata, o local onde se ergue hoje a cidade, era dessa selva, existindo também pequena lagoa, formada por uma nascente alimentada pelas águas do riacho que lhe passava direita. A belíssima lagoa, única área franqueada aos raios solares, tinha suas águas límpidas e doces, protegidas por extenso lençol de junco e piripiri.

Certo dia, um caboclo caçador, deparou, casualmente, com um gato maracajá bebendo ali, sendo o fato relatada aos demais habitantes das proximidades, que passaram a se utilizar da mencionada lagoa que daí por diante ficou denominada "Lagoa dos Gatos".

Os fatos mais importantes da história do município, foram os ocorridos durante a guerra chamada dos Cabanos, em 1832. O local onde está a cidade de LAGOA DOS GATOS, exerceu papel relevante na referida guerra, que tanto infelicitou e ensanguentou nossa pátria. Terreno muito acidentado, que se todo cercado de montanhas, coberto de matas inóspita e desconhecidas; poucos lugares ofereciam maiores possibilidades aos rebeldes Cabanos, do que LAGOA DOS GATOS, e foi o que aconteceu, estabelecendo seu quartel-general para os lados da serra do Cafundo um grande número de revoltosos, sob o comando de Francisco Barros, continuou o combate.

Tão danosas eram as frentes dos rebleldes nestas parte do Estado, que o governo resolveu aumentar os efetivos legais, enfrentando seriamente e com grande número de soldados, os revoltosos. Conseguindo a muito custo estabelecer um quartel provisório, sendo, nas proximidades da lagoa, construída uma casa onde funciona o camando das forças em operação. O combate continuou nestas paragens, somente cesando segundo crônicas da época, merce dos bons ofícios dos zeloso bispo João Perdigão, que, vindo diretamente para LAGOAS DOS GATOS, negociou a paz entre rebeldes e legalista.

O distrito DAS foi criado pela municipal nº 20, datada de 14 de março de 1897 a povoação foi elevada à categoria de vila por lei estadual nº 991, de 01 de julho de 1909. A lei estadual nº 1931, de 11 de setembro de 1928, criou o município de Frei Caneca, que foi instalado em 01 de janeiro de 1929 o seu território foi desmembrado dos municípios de Panelas e Bonito. Pelo decreto-lei estadual de nº 235, de 09 de dezembro de 1938, Frei Caneca teve a sua denominação mudada para LAGOA DOS GATOS, denominação que já tivera quando era simples povoado e vila.

Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede, Entrocamento, Igarapeassú, e Lagoa do Souza. Anualmente no dia 11 de setembro, LAGOA DOS GATOS, comemora e sua emancipação política.

Gentílico: lagoense ou lagoano

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Lagoa dos Gatos, pela lei municipal nº 2, de 24-03-1897, subordinado ao município de Panelas.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Lagoa dos Gatos, pela lei estadual nº 991, de 01-07-1909, figurando como distrito sede do município de Panelas.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, Lagoa dos Gatos, figura como distrito no município de Bonito, com a denominação de Frei Caneca.

Elevado à condição de cidade e sede municipal com a denominação de Frei Caneca, pela lei estadual nº 1931, de 11-09-1928. Instalado em 01-01-1929.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o município é constituído de 2 distritos: Frei Caneca e Lagoa do Souza.

Pelo decreto-lei estadual nº 235, de 09-12-1938, o município de Frei Caneca voltou a denominar-se Lagoa dos Gatos e o distrito de Lagoa do Souza a denominar-se Igarapeaçu.

Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Igarapeaçu voltou a denominar-se Lagoa do Souza.

Em divisão territorial datada de I-VI-1955, o município é constituído de 2 distritos: Lagoa dos Gatos e Lagoa do Souza.

Pela lei municipal nº 80, de 05-07-1958, é criado o distrito de Igarapeassu, desmembrado do distrito de Lagoa de Souza e anexado ao município de Lagoa dos Gatos.

Pela lei municipal nº 78, de 04-07-1958, é criado o distrito de Entrocamento, desmembrado do distrito sede de Lagoa dos Gatos e anexado ao município de Lagoa dos Gatos.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído de 4 distritos: Lagoa dos Gatos, Entrocamento, Igarapeassu e Lagoa do Souza.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Alteração toponímica municipal

Lagoa dos Gatos para Frei Canela, alterado, em 1911.Frei Caneca para Lagoa dos Gatos alterado, pelo decreto lei estadual nº 235, de 09-12-1938.

Fonte: IBGE

DDD da Cidade Lagoa dos Gatos,PE

81

Como fazer uma ligação para a cidade de Lagoa dos Gatos:

0+Operadora+81+Telefone de destino

Como ligar para Lagoa dos Gatos pela

CTBC Telecom:012 + 81 + telefone
Vivo:015 + 81 + telefone
Aerotech:017 + 81 + telefone
Claro:021 + 81 + telefone
GVT:025 + 81 + telefone
Oi Telemar:031 + 81 + telefone
TIM:041 + 81 + telefone
Sercontel:043 + 81 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Lagoa dos Gatos-PE

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Lagoa dos Gatos Pernambuco o CEP geral é 55450000.

Prefeitura Municipal de Lagoa dos Gatos

Endereço: Rua 7 de Setembro, 44, Centro, Lagoa dos Gatos - PE, CEP: 55450000
Telefone / Fax: (81) 3692-1160
Prefeito: EDMILSON MORAIS PEREIRA do PDT

Médicos no município de Lagoa dos Gatos - Pernambuco

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde lagoense.

Relação de Cartórios no município de Lagoa dos Gatos PE

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Lagoa dos Gatos com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Lagoa dos Gatos Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Lagoa dos Gatos-PE, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município pernambucano.

Hotéis e Pousadas na cidade de Lagoa dos Gatos

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Lagoa dos Gatos, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Lagoa dos Gatos

No momento não encontramos vagas de emprego em Lagoa dos Gatos / PE, para buscar em outras cidades do estado clique aqui

Últimas Notícias da cidade de Lagoa dos Gatos

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Lagoa dos Gatos, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Lagoa dos Gatos do Estado de Pernambuco

Condições de Tempo Hoje (23/04/2019), Lagoa dos Gatos - PE:

Trovoadas

Temperatura: 26º C
Humidade do Ar: 85%
Velocidade do Vento: 13 km/h

Previsão para os próximos dias:

24/04/2019 - Tempestades esparsas. Max: 28 Min: 21
25/04/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 26 Min: 21
26/04/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 27 Min: 21
27/04/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 28 Min: 20
28/04/2019 - Muitas nuvens (dia). Max: 28 Min: 20

Municípios vizinhos de Lagoa dos Gatos

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Lagoa dos Gatos-PE em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Cupira - 6.59 km
Belém de Maria - 8.68 km
Panelas - 11.9 km
Jaqueira - 14.1 km
Maraial - 16.8 km
São Benedito do Sul - 17.9 km
Quipapá - 20.7 km
Catende - 22.2 km
Agrestina - 22.7 km
Jurema - 25.8 km
Altinho - 26.2 km
São Joaquim do Monte - 27.6 km

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Lagoa dos Gatos: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Lagoa dos Gatos através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Lagoa dos Gatos Pernambuco n-1
imagem de Lagoa dos Gatos Pernambuco n-2
imagem de Lagoa dos Gatos Pernambuco n-3
imagem de Lagoa dos Gatos Pernambuco n-4
imagem de Lagoa dos Gatos Pernambuco n-5
imagem de Lagoa dos Gatos Pernambuco n-6
imagem de Lagoa dos Gatos Pernambuco n-7
imagem de Lagoa dos Gatos Pernambuco n-8
imagem de Lagoa dos Gatos Pernambuco n-9
imagem de Lagoa dos Gatos Pernambuco n-10
imagem de Lagoa dos Gatos Pernambuco n-11
imagem de Lagoa dos Gatos Pernambuco n-12
imagem de Lagoa dos Gatos Pernambuco n-13
imagem de Lagoa dos Gatos Pernambuco n-14
imagem de Lagoa dos Gatos Pernambuco n-15
imagem de Lagoa dos Gatos Pernambuco n-16
imagem de Lagoa dos Gatos Pernambuco n-17
imagem de Lagoa dos Gatos Pernambuco n-18
imagem de Lagoa dos Gatos Pernambuco n-19

Você conhece Lagoa dos Gatos? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: