Início » Mato Grosso » Vera


Vera - Mato Grosso



Vera faz parte do estado de Mato Grosso. Encontra-se a uma latitude 12º18′21" sul e a uma longitude 55º19′01" oeste, estando a uma altitude de 383 metros. A população avaliada em 2004 era de 10 751 habitantes.

Possui uma área de 2.989,11km². O município de Vera pertencia até 1986 a Sinop. Nesse ano foi emancipado de Sinop, tendo incorporado área territorial do município de Paranatinga. De Vera foi desmembrado o município de Feliz Natal, criado em 1995.

A denominação Vera surgiu como forma de homenagear o primeiro topônimo pátrio, dado por Pedro Álvares Cabral, Terra de Vera Cruz, forma original da carta de Pero Vaz de Caminha. Pretenderam os colonizadores da região, tendo à frente o Ênio Pipino, homenagear com nomes de mulheres as cidades que fundaram, Santa Carmem e Cláudia, excluindo-se Sinop, que é a sigla da empresa povoadora - Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná, e Vera. Coincidentemente, dois diretores da colonizadora tinham sobrinhas com o nome de Vera, mas, segundo, antigo funcionário da companhia, não se tratou de homenagem familiar. Ocorreu que a empresa não pretendeu seguir a tradição toponímica brasileira, que normalmente dá nomes de santos do dia, indígenas, acidentes geográficos ou vegetais aos sítios urbanos.

História da cidade de Vera

A denominação Vera surgiu como forma de homenagear o primeiro topônimo pátrio, dado por Pedro álvares Cabral, Terra de Vera Cruz, ´... o Capitam pos nome o monte Pascoal, e a tera de Vera Cruz", na forma original da carta de Pero Vaz de Caminha.

Na verdade, pretenderam também, os colonizadores da região, tendo à frente o Sr. ênio Pipino, homenagear com nomes de mulheres as cidades que fundaram Santa Carmem e Cláudia, excluindo-se Sinop, que é a sigla da empresa povoadora - Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná e Vera.

Coincidentemente, dois diretores da colonizadora tinham sobrinhas com o nome de Vera, segundo o Sr. Ascânio, antigo funcionário da companhia, não se tratou de homenagem familiar. A empresa não pretendeu seguir a tradição toponímica brasileira, que, mormente, dá nomes dos santos do dia, de origem indígena, de acidentes geográficos ou de vegetais aos sítios urbanos.

Em Vera, também nos bairros rurais os nomes foram dados homenageando mulheres; Nair, Rosa e Marta.

A colonização da cidade Vera deu-se oficialmente a partir 27 de julho de 1972.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Vera, pela lei estadual nº 5003, de 13-05-1986, desmembrado do município de Sinop, Paranatinga e Nobres. Sede no antigo distrito de Vera. Constituído do distrito sede. Instalado em 31-12-1986.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído de 4 distritos: Vera, Feliz Natal, Novo Mato Grosso e Santo Antônio do Rio Bonito.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído de 3 distritos: Vera, Novo Mato Grosso e Santo Antônio do Rio Bonito.

Pela lei estadual nº 6684, de 17-11-1995, desmembra do município Vera o distrito de Feliz Natal. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Vera: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Vera? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. EDINALDO's avatarEDINALDO

    não conheço mais já ouvi falar muito bem da cidade vera

    pretendo conhecer em breve

    #1 – 19/11/2017 - 23:39

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: