Início » Mato Grosso » Canarana


Canarana - Mato Grosso



Canarana faz parte do estado de Mato Grosso. A população avaliada em 2004 era de 18.130 habitantes.

O município de Canarana surgiu nos anos 70 quando se instalaram os primeiros agricultores recrutados no município gaúcho de Tenente Portela, pela Coopercol - Cooperativa Colonizadora 31 de Março Ltda, fundada e dirigida pelo pastor Norberto Schwantes e pelo economista José Roberto. Depois de seu falecimento, em sua homenagem, foram dados nomes às escolas estaduais do município, um de Colégio Norberto Schwantes e outro de Escola Estadual 31 de Março.

Nascia a primeira cooperativa colonizadora do país, que em tese não visava lucro. A primeira ideia de Schwantes era assentar famílias gaúchas luteranas em territóriio matogrossense.

História da cidade de Canarana

O nome de Canarana foi escolhido por Norberto Schwantes, um pastor luterano, gaúcho de Carazinho, por ocasião da elaboração do anteprojeto que criaria o núcleo de colonização, em 1972. Schwantes foi um idealizador e muito se deve ao seu trabalho pioneiro.

A melhor forma de traduzir o significado do nome de Canarana é transcrever um trecho do livro Uma Cruz em Terranova, escrito pelo próprio Schwantes, em seus últimos dias de vida ´... Voltei ao Rio, onde Bertoni e Orlando trabalhavam na elaboração do anteprojeto, que já estava quase pronto. Aí, Orlando me perguntou: Como vamos chamá-lo Só então me dei conta de que o projeto precisava de um nome. Pensei em nomes de grandes homens, mas eu não conhecia muito bem nossos heróis nacionais. Nome de santo é que não seria. Então, pensei na flora amazônica e pedi que me fizesse imediatamente uma relação dos nomes de plantas típicas da região... gostei de nomes como buriti, açai, etc. Mas, de repente, um me chamou atenção: Canarana. Que é isso - é um famoso capim da Amazônia, aliás o mais famoso. Gostei do nome, pois lembrava Canaã, a Terra Prometida. Toda aquela aventura já tinha um nome: Projeto Canarana...".

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Canarana, pela lei estadual nº 3759, de 29-06-1978, subordinado ao município de Barra do Garças.

Em divisão territorial datada de 1-I-979, o distrito de Canarana figura no município de Barra do Garças.

Elevado à categoria de município com a denominação de Canarana, pela lei estadual nº 4165, de 26-12-1979, desmembrado do município de Barra do Garças. Sede no atual distrito de Canarana. (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1981.

Em divisão territorial datada 1-VII-1983, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 4774, de 09-10-1984, é criado o distrito de Ribeirão Bonito e anexado ao município de Canarana.

Pela lei estadual nº 5267, 03-05-1988, desmembra do município Canarana o distrito de Ribeirão Bonito. Elevado à categoria de município com a denominação de Ribeirão Cascalheira.

Em divisão territorial datada 1993, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Canarana: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Canarana? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: