Início » Mato Grosso » Aripuanã

Município de Aripuanã

Tudo sobre Aripuanã - Estado do Mato Grosso


Aripuanã é um município que pertence ao Estado do Mato Grosso, o tamanho total de seu território é 25107,968 km², a população estimada segundo dados do IBGE (2018) é de 21.987 habitantes, quem nasce em Aripuanã (gentilício) chama-se: aripuanense.
As coordenadas geográficas de Aripuanã, Mato Grosso são: latitude: -10.1723 e longitude: -59.4568, atualmente a cidade é administrada por JONAS RODRIGUES DA SILVA do PR.

Avaliação geral do município: 3.8 / 5 para Aripuanã por Cidades do meu Brasil em 7 dezembro 2018

Aripuanã faz parte do estado de Mato Grosso.

Encontra-se a uma latitude 10º10′00" sul e a uma longitude 59º27′34" oeste, dentro da Amazônia, estando a uma altitude de 105 metros. A população avaliada em 2004 era de 17 759 habitantes.

Possui belíssimas cachoeiras, vegetação densa na margem norte do rio Aripuanã e fartura de peixes. As cachoeiras de Andorinhas e Dardanellos são pontos turísticos imperdíveis para quem visita a região. Possui balneários para banho e escorregadores naturais onde não só as crianças se divertem, mas os adultos também.

História da cidade de ARIPUANã

Essas notícias foram extraídas do jornal, pesquisada no Arquivo Público do Mato Grosso( Cuiabá), sobre a criação de alguns municípios, mas o principal é o município de Aripuanã, pois é o foco da pesquisa que estamos realizando aos poucos, a partir de dados e fontes ainda precárias e escassas, mas o que temos estamos divulgando para o mundo.

A chegada de Getúlio Vargas ao poder com a Revolução de 1930, transformou o quadro administrativo do país, e uma dessas mudanças foi a nomeação de interventores para governar os Estados da federação, no período de 1930 até 1945. Diante desse quadro, Mato Grosso, teve vários interventores administrando o Estado, e um desses foi Júlio Strubing Muller, que realizou várias obras em Mato Grosso, inclusive a criação de vários municípios, entre eles Aripuanã.

O Interventor Julio Strubing Muller, formou o novo quadro territorial do Estado de Mato Grosso, a partir da publicação no Diário Oficial do Estado.

Publica o diário oficial do Estado o decreto-lei nº 545, de 31 de dezembro de 1943, que fixa o novo quadro territorial do Estado (...) pelo decreto-lei 545, que fica o Estado dividido, quanto à organização judiciária, em 15 comarcas, e 23 termos, e quanto à organização administrativa em 23 municípios (...) três distritos passaram a municípios: Barra do Bugres, Ribas do Rio Pardo( ex- Rio Pardo) e Aripuanã, este último no extremo norte do Estado.

Segundo o autor Pe. José de Moura e Silva, em sua pesquisa sobre a Genealogia dos Municípios de Mato Grosso, existem alguns dados sobre a criação do município de Aripuanã de suma importância para o nosso trabalho, ele descreve:

O decreto-lei 545, de 31 de dezembro de 1943, cria Aripuanã, tornando-o desmembrado de Alto Madeira, município com denominação alterada do antigo Santo Antônio do Madeira. O Estado de Mato Grosso firmava, formalmente, a jurisdição sobre a região. Entretanto, já antes, fora criado o Território Federal de Guaporé (Decreto-lei Federal 5812, de 13 de dezembro de 1943). Mato Grosso administrava medidas transitórias. Legalmente, no ato de criação do Território Federal de Rondônia, a jurisdição sobre o Distrito de Aripuanã voltava à fonte de Villa Bella da Santíssima Trindade, agora com a denominação alterada para Mato Grosso. A extinção de Alto Madeira em favor de Porto Velho cede lugar a Mato Grosso, tornando agora o município gerador.

As pesquisas sobre Aripuanã, ainda estão longe de terminar, buscar no passado essas informações é reviver a memória daqueles que fundaram e construíram com muito sofrimento, a história desse município, que acolheu e ainda acolhe pessoas de várias regiões de nosso país.

A partir de dados extraídos de documentos da Secretaria de Educação, vamos informar alguns aspectos relevantes desse município.

O município de Aripuanã foi criado em 31 de dezembro de 1943, mas durante muitos anos ficou à margem da movimentação do Estado de Mato Grosso, vivendo mais na dependência de Manaus-AM.

Tendo em vista o momento histórico no qual foi criado, caracterizado por total ausência de infra-estrutura e baixíssima densidade demográfica, registra-se que da década de 60 até 1985, os prefeitos foram nomeados pelo Governo do Estado e residiam em Cuiabá ou em outros Municípios e se deslocavam, intermitentemente, até Aripuanã para desempenhar suas funções político-administrativas.

O primeiro prefeito, nomeado para esta função, pela sua grande experiência como funcionário da Delegacia fiscal do Norte do Alto Madeira, foi Salustiano Alves Correa, que navegou pelo Rio Marmelo, a procura de um lugar para a fundação da sede municipal. Entretanto, ao transportar a Cachoeira Paricá, acidentou-se vindo a falecer no local.

O primeiro lugar escolhido para a instalação da sede municipal foi Angustura, à margem esquerda do rio Ji-Paraná ou Machado. Mas não foi possível assentar a sede ali, porque pertencia ao Território de Guaporé (atual Estado de Rondônia). Posteriormente, exploraram outras áreas, optando finalmente pelo entreposto seringueiro de Panelas, a margem direita do Rio Roosevelt, a 180Km da divisa de mato Grosso com Amazonas, para instalara a sede do município, Aripuanã (que anos mais tarde é transferida para as margens do Rio Aripuanã).

Por volta de 1966, após 23 anos da sua criação, quando a administração municipal, por incentivos político funcionava em Cuiabá e não mais no amazonas, o governador Pedro Pedrossian resolveu integrar Aripuanã à vida política e econômica do Estado. Para levar avante seu projeto, designou para prefeito Amauri Furquim, experiente piloto de táxi aéreo, profundo conhecedor dos sertões. Foi esse prefeito quem escolheu o novo local e providenciou a transferência da sede do município, de Panelas paras as margens do Rio Aripuanã, junto às belíssimas cachoeiras Dardanellos e Andorinhas, onde foi aberto uma pequena pista de pouso, para de vez em quando dar a mínima assistência aos moradores da localidade, que eram constituídos de seringueiros em sua totalidade. Para chegar ao local escolhido, foi necessário 3 meses de viagem, partindo de Cuiabá, viajando por terra, enfrentando todo tipo de adversidade que se possa imaginar.

Apesar da criação e instalação de uma sede, a administração municipal continuou funcionando em Cuiabá, ainda por mais 12 anos, vindo a ser transferida apenas no último ano do mandato do então prefeito Sebastião Otoni de Carvalho, em 02/12/78, fato histórico que marca, também, a ligação por rodovia (MT-170) com o resto do país. Aripuanã contou ainda com mais dois prefeitos nomeados: Antonio Paulo da Costa Bilego e José Idalberto da Cunha.Com a abertura de estradas, intensifica-se o processo de povoamento, e Aripuanã conhece um outro momento histórico, o de ter seus prefeitos eleitos.

A primeira eleição ocorreu em 1985, sendo eleito prefeito o Sr. Almiro Petersen Willig, comerciante proveniente de Santa Catarina. O segundo prefeito eleito em 1988 foi o empresário também de Santa Catarina o Sr. Darcy Vaz Laux. Na terceira eleição em 1993, foi eleito para prefeito o Sr. Alceu Antonio Veronese, comerciante, proveniente do rio Grande do Sul. Na quarta e quinta eleição- 1997 e 2000, foi eleito para prefeito o médico, proveniente de Goiás, Dr. Agostinho Carvalho Teles. E na sexta eleição em 2004, temos como atual prefeito o Sr. Ednilson Luiz Faitta, empresário, proveniente de Santa Catarina.

O município de Aripuanã, atualmente tem uma área de 24.603,13Km2, no passado chamou a atenção pela sua dimensão territorial, que em 1943, ao ser criado, passou a ser um dos maiores municípios do mundo com uma área de 145.510Km2, abrangendo os territórios dos atuais municípios de Alta Floresta, Apiacás, Nova Bandeirante, Castanheira, Cotriguaçú, Juina, Juruena, Nova Monte Verde, Paranaíta, Rondolândia e Colniza.

Atualmente, carrega poucas características dos difíceis anos passados, sendo considerado um ótimo lugar para se viver, registrando um grande desenvolvimento sócio-econômico e reconhecidas melhorias de infra-estrutura básica, principalmente, na saúde, na educação e estradas.

Sua base econômica esta alicerçada na indústria extrativa, principalmente a madeireira, na agropecuária e no turismo ( em desenvolvimento) pois temos belíssimas cachoeiras em nosso município.

A origem do nome Aripuanã é indígena Apiacá, que significa água de Pedra.

O município se localiza ao noroeste do Estado de Mato Grosso. altitude de 240 metros, temperatura média é de 26º C, o clima é equatorial quente e úmido. A vegetação predominante é floresta amazônica. O tipo de solo é argilo-arenoso. Os principais rios são: Aripuanã, Roosevelt, Guariba, Canamã, Capitari, Furquim e Rio Branco.

Fonte: Secretaria de ação social da Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: MATEUS JOãO WEBER

DDD da Cidade Aripuanã,MT

66

Como fazer uma ligação para a cidade de Aripuanã:

0+Operadora+66+Telefone de destino

Como ligar para Aripuanã pela

CTBC Telecom:012 + 66 + telefone
Vivo:015 + 66 + telefone
Aerotech:017 + 66 + telefone
Claro:021 + 66 + telefone
GVT:025 + 66 + telefone
Oi Telemar:031 + 66 + telefone
TIM:041 + 66 + telefone
Sercontel:043 + 66 + telefone

Código de Endereçamento Postal do município Aripuanã-MT

O CEP, Código postal ou Código de Endereçamento Postal é um código desenvolvido com o intuito de facilitar o encaminhamento e a entrega das correspondência, na cidade de Aripuanã Mato Grosso o CEP geral é 78325000.

Prefeitura Municipal de Aripuanã

Endereço: Pça. São Francisco de Assis, 128 - Caixa Postal 91, Centro, Aripuanã - MT, CEP: 78325000
Telefone / Fax: (66) 3565-3900
Prefeito: JONAS RODRIGUES DA SILVA do PR

Médicos no município de Aripuanã - Mato Grosso

Se você está procurando informaçoes como nome, endereço ou telefone sobre a rede de saúde municipal, reunimos uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde aripuanense.

Relação de Cartórios no município de Aripuanã MT

Nesta página você pode acessar a lista de Cartórios em Aripuanã com os serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também os cartórios judiciais onde tramitam os processos de fóruns de qualquer natureza.

Mapa de Aripuanã Online

Aqui você encontra um Mapa Online onde é possível navegar facilmente por toda cidade de Aripuanã-MT, ver imagem de satélite ou localizar ruas e endereços do município mato-grossense.

Hotéis e Pousadas na cidade de Aripuanã

Booking.com

Disponibilizamos uma lista de Hotéis e Pousadas com ótimos preços no município de Aripuanã, clique no mapa para ver mais detalhes ou entre no link para mais opções de hospedagem na região.

Vagas de emprego em Aripuanã

Técnico Montagem Elétrica
Vaga cadastrada em 21/07/2019
Seleção Engenharia - Aripuanã - MT

Técnico Montagem Elétrica Fiscalizar e acompanhar as atividades inerentes a sua área de atuação, desenvolvidas no canteiro, garantindo a execução da montagem elétrica conforme especificado nos desenhos e demais documentos do projeto detalha...

Técnico Meio Ambiente
Vaga cadastrada em 21/07/2019
Seleção Engenharia - Aripuanã - MT

Atividades: Participar na elaboração de relatórios de impacto ambiental, diagnosticar ameaças ambientais e prever as consequências das mesmas, ajudar na programação e na aplicação das leis relativas ao meio ambiente. idiomas informática...

Técnico de Planejamento de Mineração
Vaga cadastrada em 20/07/2019
Andrade Gutierrez - Aripuanã - MT

O Grupo Andrade Gutierrez destaca-se por sua trajetória de competência e criatividade na realização de grandes empreendimentos no Brasil e no mundo. Fundado em 1948, em Belo Horizonte, hoje é um dos maiores grupos privados da América Latina...

Analista de Suporte Pleno
Vaga cadastrada em 18/07/2019
Aripuanã - MT

Salário: A combinar Local da vaga: Aripuana - MT Horário de trabalho: Comercial. Atividades Profissionais Prestar suporte aos clientes via telefone, acesso remoto ou presencialmente. Executar os chamados recebidos de 2º nível, a...

Engenheiro Sênior - Higienista Ocupacional - Salário: R$ 15000 por mês
Vaga cadastrada em 18/07/2019
Aripuanã - MT

Faixa salarial: De 10.001 até 15.000 Local da vaga: Aripuana - MT Horário de trabalho: Administrativo. Atividades Profissionais Desenvolver projetos, melhorias, tecnologias e soluções para meio ambiente. Analisar criticamente as...

Engenheiro Agrônomo - Salário: R$ 3001 - 4000 por mês
Vaga cadastrada em 18/07/2019
Aripuanã - MT

Faixa salarial: De 3.001 até 4.000 Local da vaga: Aripuana - MT Horário de trabalho: De segunda a sexta, horário comercial. Atividades Profissionais Especialização na área. Windows, pacote Office (Word, Excel e PowerPoint). Expe...

Mais vagas...


Últimas Notícias da cidade de Aripuanã

Acesse aqui as últimas notícias da cidade de Aripuanã, além de vídeos e twitters sobre o município.

Previsão do Tempo na cidade de Aripuanã do Estado do Mato Grosso

Condições de Tempo Hoje (22/07/2019), Aripuana - MT:

Céu limpo (noite)

Temperatura: 26º C
Humidade do Ar: 50%
Velocidade do Vento: 10 km/h

Previsão para os próximos dias:

22/07/2019 - Tempo bom (dia). Max: 34 Min: 21
23/07/2019 - Tempo bom (dia). Max: 34 Min: 21
24/07/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 34 Min: 21
25/07/2019 - Parcialmente nublado (dia). Max: 35 Min: 21
26/07/2019 - Tempo bom (dia). Max: 33 Min: 23

Municípios vizinhos de Aripuanã

Nesta seção é possível encontrar as cidades vizinhas de Aripuanã-MT em um raio de até 50 km e também a quilometragem de distância emtre os centros dos municípios.

Ajude a Divulgar a Histórias da cidade: Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Município de Aripuanã: Imagens da cidade e Região

Conheça um pouco mais da cidade ou relembre momento que passou em Aripuanã através de fotos e vídeos, fique a vontade para compartilhar está página e contar sua história em nossos comentários!

imagem de Aripuanã Mato Grosso n-1
imagem de Aripuanã Mato Grosso n-2
imagem de Aripuanã Mato Grosso n-3
imagem de Aripuanã Mato Grosso n-4
imagem de Aripuanã Mato Grosso n-5
imagem de Aripuanã Mato Grosso n-6
imagem de Aripuanã Mato Grosso n-7
imagem de Aripuanã Mato Grosso n-8
imagem de Aripuanã Mato Grosso n-9
imagem de Aripuanã Mato Grosso n-10
imagem de Aripuanã Mato Grosso n-11
imagem de Aripuanã Mato Grosso n-12
imagem de Aripuanã Mato Grosso n-13
imagem de Aripuanã Mato Grosso n-14
imagem de Aripuanã Mato Grosso n-15
imagem de Aripuanã Mato Grosso n-16
imagem de Aripuanã Mato Grosso n-17
imagem de Aripuanã Mato Grosso n-18
imagem de Aripuanã Mato Grosso n-19

Você conhece Aripuanã? Deixe seu comentário:

Estados



Compartilhe Esta Página: