Início » Mato Grosso do Sul » Antônio João


Antônio João - Mato Grosso do Sul



Antônio João é uma cidade da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul.

O município de Antônio João está localizado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, à sudoeste de Mato Grosso do Sul (Microrregião de Dourados) e na fronteira com o Paraguai. Encontra-se na latitude de 22º11’27” Sul e longitude de 55°56’52” Oeste. Distâncias médias (em km) de sede à sede dos municípios:

Na porção Leste do município de Antônio João, ocorre predomínio do Latossolo, com textura muito argilosa e baixa fertilidade natural e os Latossolos Vermelho-Escuro, de textura média e argilosa, respectivamente, ambos com baixa fertilidade natural, são solos minerais, não hidromórficos, altamente intemperizados, profundos, bem drenados, sendo encontrados, geralmente, em regiões planas ou suave onduladas, a porção central é ocupada por Neossolos solos minerais, rasos e muito pouco desenvolvidos, textura variando de arenosa a argilosa, com características físicas muito diversificadas.

Antônio João

Em 1936, Eugênio Tenzo chegou a região para tomar posse de uma gleba de terras denominada Cabeceira do Bugre, que requerera do governo do Estado. Mas já morava no lugar, o lavrador Vitorino Gomes.

Em 1928, com a colaboração de Bene, Eugênio demarcou uma área para implantação de uma nova povoação, que viria a ser a atual Antônio João. Foi elevada a distrito pela Lei nº 135, de 28.09.1948 e o município foi criado pela Lei nº 2.142, de 18.03.1964. Comemora-se o aniversário no dia 16 de março.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Eugênio Penzo (ex-povoado de Colônia Penzo), pela lei estadual nº 135, de 30-09-1948, com território desmembrado do distrito de Cachoeira do Apa, subordinado ao município de Ponta Porã.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Eugênio Penzo figura no município de Ponta Porã.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Eugênio Penzo, pela Lei Estadual nº 2.142, de 18.03.1964, desmembrado do município de Ponta Porã.

Sede no antigo distrito de Eugênio Penzo. Constituído de 2 distritos: Eugênio Penzo e Campestre, o segundo desmembrado do município de Bela Vista. Instalado em 12-05-1965.

Pela Lei Estadual nº 2198, de 08-09-1964, o município de Eugênio Penzo tomou a denominação de Antônio João.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1968, o município é constituído de 2 distritos: Antônio João e Campestre.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Alteração toponímica municipal

Eugênio Penzo para Antônio João, alterado pela Lei Estadual nº 2198, de 08-09-1964.

Fonte: www.cnm.org.br

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Antônio João: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Antônio João? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: