Início » Minas Gerais » São João Evangelista

São João Evangelista - Minas Gerais

Disponibilizamos uma lista de hotéis com ótimos preços no município de São João Evangelista e arredores.

São João Evangelista faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2010 era de 15.538 habitantes.

São João Evangelista, antigo distrito criado com a denominação de Nossa Senhora de São João do Suassuí em 1880/1891 e subordinado a vila de Rio Doce (mais tarde: Peçanha), foi elevado à categoria de vila em 1911 e cidade em 1925.

História da cidade de São João Evangelista

São João Evangelista teve sua origem na fazenda de propriedade do Capitão Idelfonso da Rocha Freitas, que ali se estabeleceu entre os anos de 1815 e 1820, atraído pela fertilidade do solo. Mais tarde, o pioneiro capitão separou uma área de suas terras onde posteriormente seria construído um povoado. Possivelmente, como em outros municípios mineiros, a primeira edificação foi uma capela, em torno da qual se erigiram pequenas casas de pouso para fazendeiros que viessem assistir os Ofícios Divinos. Com o tempo, outros moradores foram chegando e o arraial se formou.

Guarda a tradição local o nome de alguns dos primeiros moradores: Antônio Pedro Gonçalves, Valeriano Coelho da Rocha, Manoel Coelho da Rocha, João Gualberto Gonçalves, José Pedro Gonçalves, Sebastião da Costa Rocha, Zeferino Monteiro de Carvalho, Cornélio José Pimenta, Arthur Borges do Amaral, Santos José Ribeiro, Raimundo e Clarimundo José Alves, Vicente e Honório Luiz da Rocha, além de outros, que se constituíram troncos de famílias até hoje radicadas , em sua maioria, no município.

Gentílico:

Formação Administrativa

A criação do município se deu em 1911, com território desmembrado do de Peçanha. Sua instalação solene se deu em 1oº de junho de 1912. A Comarca de São João Evangelista foi criada em 08/10/1948 e se instalou a 15 de novembro do mesmo ano, abrangendo dois municípios, o da sede (São João Evangelista) e o de Coluna, na época, recém-criado.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: GERALDO GOMES DE OLIVEIRA

Ajude a Construir a Histórias da cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco Agora mesmo!

Estados





Compartilhe Esta Página: