Início » Minas Gerais » Santa Rosa da Serra


Santa Rosa da Serra - Minas Gerais



Santa Rosa da Serra faz parte do estado de Minas Gerais localizado no noroeste do estado de Minas Gerais. Sua população em 2007 foi de 3.261 pessoas que vivem em uma área total de 296 km ². A cidade pertence à mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e à microrregião de Patos de Minas. Tornou-se município em 1962.

O centro urbano está localizado a uma altitude de 1.040 metros a sudeste de Patos de Minas,no Alto Vale do Rio Indaiá. Municípios vizinhos são: São Gotardo (N), Estrela do Indaiá (E), Córrego Danta (S) e Campos Altos (W).

As atividades economicas mais importantes são a pecuária, comércio e agricultura. O PIB em 2005 foi de R$ 28 milhões, com 10 milhões gerados pelos serviços, 12 milhões gerados pela indústria, e 16 milhões gerada pela agricultura. Santa Rosa da Serra fica na camada intermediária de municípios do estado no que diz respeito ao desenvolvimento econômico e social. A partir de 2007 não havia agências bancárias na cidade. Houve uma modesta infra-estrutura de varejo que atende a área circundante de gado e terras agrícolas. Foram 325 automóveis em todo o município (2007), cerca de um para cada 10 habitantes.

História da cidade de Santa Rosa da Serra

A região do Alto Paranaíba tem sua colonização fundada nas expedições que entravam pelo sertão em busca de ouro. Entretanto, só a partir de 1895 é que se tem as primeiras notícias acerca das terras que hoje constituem o município de Santa Rosa da Serra. Além do potencial mineral, principal atrativo da época, a região também era propícia ao cultivo do café, fato que culminou com o estabelecimento de várias famílias no local, em fins do século XIX.

O marco inicial do povoado, representado por um cruzeiro erguido nas proximidades dos rios Indaiazinho e Monjolinho, posteriormente constituiu-se em uma fazenda, denominada Santa Cruz, coincidindo com a vinda de mais famílias para o lugarejo recém-formado.

A origem do nome está associada à família dos Rosas, os primeiros habitantes do povoado, onde foi instalada uma máquina de limpar café à qual foi dado o nome de máquina Santa Rosa. Subordinado a São Gotardo, o distrito de Santa Rosa da Serra foi criado em 1953, vindo a emancipar-se em 1962

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Rosalinda (ex-povoado de Santa Rosa), pela Lei nº 1039, de 12-12-1953, subordinado ao município de São Gotardo.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o distrito de Rosalinda figura no município de São Gotardo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Rosa da Serra, pela Lei Estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de São Gotardo.

Sede no atual distrito de Santa Rosa da Serra (ex-Rosalinda). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Rosalinda para Santa Rosa da Serra, alterado pela Lei Estadual nº 2764, de 30-12-1962.

Fonte: www.citybrazil.com.br

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santa Rosa da Serra: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santa Rosa da Serra? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: