Início » Minas Gerais » Doresópolis


Doresópolis - Minas Gerais



Doresópolis faz parte do estado de Minas Gerais. Sua população, estimada em 2010, é de 1.440 habitantes.

Os municípios de Doresópolis e Piumhi sempre foram estreitamente ligados. A história da região inicia seus registros em 1.732, com a descoberta e exploração da região pelo sertanista João Batista Maciel que proveniente de São Paulo, com sua bandeira, vasculhou a região, próximo a nascente do rio São Francisco, a procura de ouro. Batista Maciel fixara-se na Piraquara, margem direita do Rio São Francisco, termo da vila de Pitangui. Naquele ano, organizou uma bandeira com filhos, agregados e escravos, explorou o Alto São Francisco, descobrindo faisqueiras no rio Piuí.

Em 1736, foi a região cortada pela Picada de Goiás e aí distribuídas as primeiras sesmarias, através do edital baixado pelo governador Martinho de Mendonça, em julho de 1736.

História da cidade de Á escassa a documentação sobre as origens mais remotas do atual município de Doresópolis, admitindo-se, que a povoação tenha ocorrido no início do século XIX.

Entre os primeiros sesmeiros, atraídos pela excelente qualidade da terra da região para agricultura, estavam Luiz Antônio da Silva e Martinho Ferreira de Figueiredo. O Patrimônio e a Capela foram doados por Padre Francisco Gonçalves Goulart e dona Lizarda Cândido de Melo. A Capela foi construída em 1875, pelo Padre João Gonçalves de Melo, e a primeira missa foi celebrada em 1876 pelo Vigário de Piumhi, José Florêncio Rodrigues.

A paróquia de Nossa Senhora das Dores foi criada em 23 de maio de 1915.

O município é denominado Doresópolis em homenagem à Nossa Senhora das Dores, a padroeira do município.

Ao natural do município é dado o gentílico de doresopolitano.

Formação administrativa: Sabe-se o seguinte: "Em sessão realizada em 14/10/1842, a Câmara municipal de Piumhi, solicitou ao governo Imperial a criação dos distritos de São Roque e Nossa Senhora do Carmo de Jatubá, relatando para ao último os limites territoriais, que abrangiam todo o território do município e ainda parte do atual município de Iguatama". A Lei n°. 2938, de 23/09/1882, transferiu a sede do distrito de Santo Antônio de Entre Rios, para a povoação de Nossa Senhora das Dores das Perobas, com esta última denominação ficando reduzida a Perobas e assim figurando na divisão administrativa de 1911. A Lei n°. 2764, de 30/12/1962, elevou o distrito de Perobas à cidade, criando o município desmembrado do de Piumhi, ao mesmo tempo que lhe deu a denominação atual de Doresópolis.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: OTAMIR JOSÁ DE ANDRADE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Doresópolis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Doresópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: