Início » Minas Gerais » Carlos Chagas


Carlos Chagas - Minas Gerais



Carlos Chagas faz parte do estado de Minas Gerais, na fronteira dos estados de MG com o extremo sul da Bahia e Norte do Espírito Santo, sua população estimada em 2004 era de 21.331 habitantes.

A pequena cidade de Carlos Chagas é conhecida como a "Pérola do Mucuri", pois é considerada uma das mais belas cidades do Vale do Mucuri. Suas ruas sempre limpas e seu povo acolhedor, são sempre lembrados pelos visitantes.

Cidade cooperativista, é modelo na região, destacando-se a Cooperativa de Laciticínios Vale do Mucuri (COOLVAM), a Cooperativa de Crédito Rural de Carlos Chagas (SICOOB CREDICAR) e a Cooperativa Educacional de Carlos Chagas (COOEDUCAR), dentre outras pequenas cooperativas(como a COOPAC que produz deliciosos biscoitos caseiros). As associações comunitárias rurais, a Loja Maçônica e o Rotary Club, compõem também a chamada sociedade organizada, que ajuda no desenvolvimento sócio-econômico da cidade.

História da cidade de Carlos Chagas

A microrregião Pastoril de Nanuque, onde se localiza o município, primitivamente era habitada por indígenas, inclusive, os Botocudos, localizados no Vale do Urucu. A fixação do elemento branco no solo municipal só aconteceu nos meados do século XIX. A povoação teria sido fundada próxima à confluência dos rios Urucu e Mucuri, com o nome de "Urucu", devido à existencia de pés de urucu na localidade. Presume-se ter sido o alemão, Senhor Somerlate, ferreiro de profissão, descendente honaldês dos Van-Der Moas e Chineses dos Centão, além de outros, os primeiros moradores do Vale do Urucu.

Fatores importantes influenciaram na evolução demográfica e econômica do município e da região. A implantação da extinta Cia. E Comércio e Navegação do Rio Mucuri, fundada por Teófilo Benedito Otoni; a construção da estrada de rodagem ligando Santa Clara a Filadelfia ( atual Teófilo Otoni), de 1853 a 1857; a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Bahia e Minas; a indústria extrativa de madeira e a fertilidade do solo, impulsionaram o desenvolvimento da comuna. Os nomes de Antônio Coimbra, João Mineiro e Mestre Adão, ficaram inscritos como antigos moradores da povoação. Em 1900 chegava João Gomes Euzébio, explorando extração de madeira para a Estrada de Ferro e instalando uma fazenda dedicada à agricultura e pecuária.

O topônimo traduz homenagem da população do município ao grande cientista brasileiro, Carlos Ribeiro Justiniano Chagas, natural de Oliveira, Minas Gerais

GENTíLICO: CARLOCHAGUENSE

FORMAçãO ADMINISTRATIVA:

Antigo Distrito de Urucú, do Município de Teófilo Otoni, e que pelo Decreto Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, passou a denomina-se Carlos Chagas. Pelo Decreto Estadual nº 148, supra-citado, foi criado o Município de Carlos Chagas com os Distritos Carlos Chagas e Indiana, desmembrados do Município de Teófilo Otoni; e o Distrito de Carlos Chagas foi transferido do Município de Teófilo Otoni para o novo Município de Carlos Chagas, perdendo parte do território para o novo Distrito de Presidente pena. Em 1939-1943, o Município de Carlos Chagas é composto dos Distritos de Carlos Chagas, Indiana e Presidente pena, e é termo da comarca de Teófilo Otoni.

Em virtude do Decreto-Lei Estadual nº 1058, de 31 de dezembro de 1943, que fixou o quadro territorial para vigorar no quinquênio 1944-1948, o Município de Carlos Chagas ficou composto dos Distritos de Carlos Chagas, Nanuque e Presidente Pena - e é termo judiciário da comarca de Teófilo Otoni, termo este formado pelos Municípios de Carlos Chagas e águas Formosas. Aparece no quadro fixado pela Lei nº 336, de 27-XII-1948 para vigorar em 1949-1953, composto dos Distritos de Carlos Chagas, Epaminondas Otoni, Presidente Pena e Vila Pereira menos os Distritos de Nanuque elevado à categoria de município por essa mesma Lei e fixado pela Lei nº 1039, de 12-XII-1953 o Município de Carlos Chagas é composto dos Distritos de Carlos Chagas, Epaminondas Otoni e Presidente Pena, em virtude da transferência do Distrito de Vila Pereira para o Município de Nanuque, comarca de Carlos Chagas.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Carlos Chagas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Carlos Chagas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: