Início » Minas Gerais » Cajuri


Cajuri - Minas Gerais



Cajuri é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. A população avaliada em 2004 era de 4 431 habitantes. Constitui-se de dois distritos: Cajuri (o distrito-sede) e Paraguai.

"Cajuri" é um termo de origem tupi. Significa "rio da boca da mata", através da junção dos termos ka′a ("mata"), îuru ("boca") e ′y ("água, rio").

Habitada, até então, por índios puris e aimorés, a região foi ocupada por mineradores provenientes de Ouro Preto e Mariana a partir de meados do século XIX. Dentre estes, destaca-se Joaquim Toledo da Silva como provável fundador da povoação de Cajuri.

História da cidade de PRESUME-SE QUE OS PRIMEIROS POVOADORES DA REGIãO TENHAM SIDO COLONOS ORIUNDOS DE MARIANA, QUE SE INSTALARAM NA REGIãO, COM O INTUITO DE EXPLORAçãO DAS ATIVIDADES AGRíCOLAS.

O POVOADO DE CAJURI NASCEU àS MARGENS DO RIO TURVO, SENDO QUE O SR. JOAQUIM TOLEDO DA SILVA é CONSIDERADO O SEU FUNDADOR.

O DISTRITO DE CAJURI FOI CRIADO PELO DECRETO LEI nº 148 DE 17 DE DEZEMBRO DE 1938, ASSINADO PELO ENTãO GOVERNADOR DE MINAS GERAIS, BENEDITO VALADARES, QUE à éPOCA PERTENCIA AO MUNICíPIO DE VIçOSA.

A SUA EMANCIPAçãO POLíTICO ADMINISTRATIVA SE DEU POR FORçA DA LEI nº 2764 DE 30 DE DEZEMBRO DE 1962, QUE CRIOU TAMBéM O DISTRITO DE PARAGUAI, DESMEMBRADO DO TERRITóRIO DO MINICíPIO DE VIçOSA.

ATUALMENTE CAJURI CONTINUA FORMADO PELOS DOIS DISTRITOS ORIGINAIS, CAJURI (SEDE ) E PARAGUAI.

Fonte: INFORMAçõES BáSICAS MUNICIPAIS.

Autor do Histórico: HELIANA MARIA RIBEIRO DA SILVA ARAúJO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Cajuri: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Cajuri? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: