Início » Maranhão » São Francisco do Brejão


São Francisco do Brejão - Maranhão



São Francisco do Brejão faz parte do estado do Maranhão. Sua população estimada, em 2009, era de 8.863 habitantes.

São Francisco do Brejão, primitivamente conhecido por Brejão, nome este dado pelo agricultor Clemente, vindo da Bahia, que foi a primeira pessoa a desbravar essa terra por volta de 1967, com uma lavoura de arroz a 6km da atual sede. Posteriormente, essa mesma área veio a pertencer ao Sr. Tinô, que hoje tem como proprietário o Sr. José Osvaldo Damião. Clemente, ainda, recém-chegado, foi assassinado por seu próprio companheiro de migração, de nome não identificado por nossa pesquisa. Esse episódio ocorreu numa varêda de acesso Brejão-João Lisboa, por volta de 1968.

Seu povoamento iniciou em 1969, quando os lavradores Srs. Claudino e André, vindos da Bahia, atraídos pela fertilidade do solo, fixaram residência em suas terras. Mas o armamento só veio acontecer de fato com o Sr. Luiz Neco, que construiu a primeira casa de onde originou-se a Avenida Castelo Branco, sendo demarcado inclusive outras ruas, que dariam prosseguimento mais tarde.

História da cidade de São Francisco do Brejão - MA

São Francisco do Brejão era primitivamente conhecido por Brejão, nome este dado pelo agricultor Sr. Clemente, vindo da Bahia, que foi a primeira pessoa a desbravar essa terra por volta de 1967, com uma lavoura de arroz a 6 km da atual sede.

Seu povoamento iniciou em 1969, quando os lavradores Srs. Claudino e André, vindos da Bahia, atraídos pela fertilidade do solo, fixaram residência em suas terras. Mas o armamento só veio acontecer de fato com o Sr. Luiz Neco, que construiu a primeira casa de onde originou-se a atual rua Castelo Branco, sendo demarcado inclusive outras ruas, que dariam prosseguimento mais tarde.

O nome Brejão ganhou reforço após o afloramento das águas do atual brejo que margeia a cidade, em consequência de uma cacimba, cavada pelo próprio sr. Luís Neco nas proximidades do início da atual rua Castelo branco, no ano de 1971 .

Foi ainda o Sr. Luís Neco que denominou o lugar de São Francisco do Brejão, sendo confirmado 23 (vinte e três) anos depois, através da Lei Estadual n.º 6.139 de 10 de Novembro de 1994, que criou o município.

Esta nova unidade administrativa fazia parte dos municípios de Açailândia e Imperatriz-MA, de onde fora desmembrado. Limita-se ao Norte com o município de Açailândia; a Leste com o município de João Lisboa;a Oeste com o município de Imperatriz e ao Sul com o município de Imperatriz.

A região privilegiada pela natureza com suas terras férteis, apropriada a agricultura e para a pecuária é hoje um importante pólo agrícola e pecuário do sul do Maranhão.

Gentílico: brejoense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de São Francisco do Brejão, pela lei estadual nº 6139, de 11-10-1994, desmembrado de Imperatriz e Açailandia. Sede no atual distrito de São Francisco do Brejão ex-localidade do município de Açailândia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São Francisco do Brejão: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São Francisco do Brejão? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: