Início » Maranhão » Presidente Vargas


Presidente Vargas - Maranhão



Presidente Vargas faz parte do estado do Maranhão, sendo um dos oito municipios que integram a Microrregião de Itapecuru Mirim.

Originalmente surgiu o povoado chamado Santa Luzia do Daréu, fundado pelo então Coronel Pedro Daréu, tendo que mudar posteriormente para Presidente Vargas, por ser um nome politicamente mais viável à sua emancipação, esta que ocorreria em 9 de junho de 1964 quando foi homologada a lei nº 2.376, que criava o município de Presidente Vargas, desmembrando o mesmo do município de Vargem Grande.

Presidente Vargas limita-se com os municípios de Vargem Grande, Itapecuru Mirim, Presidente Juscelino e Nina Rodrigues. Sua população é de 10.729 habitantes, segundo dados do Censo 2010 publicados no Diário Oficial da União.

História da cidade de Presidente Vargas Maranhão - MA

EM 1829, Mario Francisco Frazão Mendes adquiriu a fazenda Santa Luzia, que estava abandonada, e ali fixou residência. Passou a cultivar cana-de-açúcar e mandioca, dedicando-se, principalmente, à criação de gado bovino.

Com progresso da propriedade, várias famílias foram atraídas, dentre elas a de Pedro José Frazão, conhecido com "Pedro Dareu", que se instalou com comércio de tecidos e compra de gêneros alimentícios. Homem de visão e muito popular progrediu rapidamente e se tornou um legítimo representante do lugar, que passou a ser conhecido como Santa Luzia do Dareu.

Em 1962, o Vereador Wladimir Barbosa Uchôa, representante do povoado na Câmara Municipal de Vargem Grande, liderou o movimento de emancipação político do povoado, tendo alcançado êxito com a homologação da lei nº 2.376, de 9 de junho de 1964, que criava o município de Presidente Vargas, com sede em "Santa Luzia de Dareu" desmembrado do município de Vargem Grande, com sede em "Santa Luzia de Dareu".

Gentílico: presidentino

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Presidente Vargas, pela lei estadual nº 2376, de 09-06-1964, desmembrado de Vargem Grande. Sede no atual distrito de Presidente Vargass ex-povoado de Santa Luzia de Dareu. Constituído do distrito sede. Instalado em 13-02-1965.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Presidente Vargas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Presidente Vargas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: