Início » Maranhão » Igarapé Grande


Igarapé Grande - Maranhão



Igarapé Grande faz parte do estado do Maranhão. A população avaliada em 2004 era de 9.295 habitantes.

Igarapé Grande foi emancipada do município de Pedreiras no ano de 1961, graças a atuação do comerciante e político Manuel Matias da Paz que acabou sendo eleito como 1º prefeito da cidade. Foi elevada à categoria de município pela Lei Nº 2184, de 30 de dezembro de 1961.

Segundo monografia existente na delegacia do IBGE, em São Luís, a história de Igarapé Grande remonta ao ano de 1904, quando dois caçadores, naturais do Piauí e do Ceará, ali decidiram construir moradias e fazer roças, depois de constatar que o lugar oferecia caça em abundância. A despeito, porém, das excepcionais condições de subsistência oferecidas pela região, o povoado por eles iniciado, já com sua atual denominação, cresceu lentamente. Somente a partir de 1950, com o desenvolvimento da agropecuária e do extrativismo vegetal, viria a ingressar no ciclo econômico que atraiu novos habitantes, disso resultando o aumento da população local e as idéias de emancipação iniciadas por João Soares e Silva e levadas a termo por Manuel Matias da Paz, seu primeiro prefeito. Igarapé Grande foi elevado à categoria de município pela Lei Nº 2184, de 30 de dezembro de 1961. fonte http://www.famem.org.br/Pagina210.htm

História da cidade de Igarapé Grande Maranhão - MA

Em 1904, dois caçadores nordestinos que haviam emigrado para o Maranhão, mais precisamente para a região do Mearim, penetraram nas matas em busca de um local onde, com mais facilidade, pudessem desenvolver a caça, tendo localizado no Iguarapé com grande volume de água, que denominaram de Iguarapé Grande. Com o lugar lhes pareceu

o ideal, ali construiram um barraco e inicaram as suas atividades, inclusive fazendo o primeiro roçado. Assim, teve origem a povoação que, posteriormente, construiria a sede do município.

Foi bastante lenta a evolução do lugar pois, só a partir de 1950, a povoação se expandiu demograficamente, daí surgindo o crescimento da agropecuária, do extrativismo vegetal e do comércio.

Em 1956, o lider da povoação João Soares e Silva, ajudado por todos os segmentos da coletividade, iniciou um trabalho sério, visando a emancipação do território, para o que contactou com as autoridades responsáveis e preparou toda a documentação necessária. Em 1958, tendo falecido o lider do movimento, assumiu o comando o sr. Manoel Matias da Paz que lutou até conseguir o sonho da população.

Gentílico: igarapé-grandense

Formação administrativa

Distrito criado com a denominação de Igarapé Grande, pela lei estadual nº 269, de 31-12-1948, subordinado ao município de Pedreiras.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Igarapé Grande figura no município de Pedreiras.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Igarapé Grande, pela lei estadual nº 2184, de 30-12-1961, desmembrado de Pedreiras. Sede no antigo distrito de Igarapé Grande. Constituído de 3 distritos: Igarapé Grande, Canaleiro e São Bernardo, sendo que os distritos foram criados pela mesma lei do município. Instalado em 15-011962.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Igarapé Grande, Canaleiro e São Bernardo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-I-1979.

Em divisão territorial datada de 18-VIII-1988, o município aparece constituído de distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Igarapé Grande: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Igarapé Grande? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: