Início » Goiás » Turvânia


Turvânia - Goiás



Turvânia faz parte do estado de Goiás.

Com o passar dos tempos, novos habitantes foram chegando, construindo seus ranchos, estabelecendo morada e trabalhando a terra. A cada ano que passava as habitações iam aumentando e aquelas pequenas casas de madeira rústica construídas quase que uniformemente começava a tomar forma de povoado que para surpresa de muitos, dez anos mais tarde, o mesmo já contava com uma farmácia onde os enfermos procuravam seu proprietário, Sr. João Bueno, para fazer seus medicamentos. Como não tinha um hospital nas proximidades, , contudo o estabelecimento farmacêutico funcionava precariamente em um ranchinho à beira do Córrego Poções. Já nesta época, algumas casas construídas de adobe e cobertas com telhas de barro começaram a aparecer e junto com estas casas apareceram os primeiros botequins, onde a aguardente predominava.

Em 1943, aquele aglomerado de ranchos e palhoças passou a chamar-se Poções, nome dado tendo em vista o córrego que o banhava denominar-se assim, elevando-se a categoria de povoado da então Comarca de Anicuns. A elevação deu-se através da doação de uma gleba de terras, cuja área era de aproximadamente 40 alqueires pelo Sr. Gregório Vieira da Cunha a Igreja Católica Apostólica Romana, que foi construída rusticamente com madeiras e folhas de buritis, neste mesmo ano. Todavia as dificuldades ainda perduraram. A falta de medicamentos e a não existência de estradas de rodagem, faziam com que os homens abrissem picadas entre as matas para alcançar as cidades mais próximas. A epidemia de maleita matava muito e a falta de transportes fazia com que os enfermos mais graves fossem levados em bangüês até a cidade de Nazário à cata de medicamentos, cujo percurso a pé durava dois dias.

História da cidade de Turvânia

Goiás - GO.

A região, primitivamente conhecida por "poções", devido situar-se às margens do córrego de igual nome, teve seu povoamento iniciado em 1930, pertencente ao municipio de Anicuns. Por volta de 1940, surgiu as primeira casas formando o núcleo populacional chamadao Poções. No local, já existia um cemitério denominado "por enquanto", e que tinha por finalidade servir a população da vizinhança, uma vez que a cidade mais proxima distava mais de 30 quilometros. Nas proximidades desse cemitério foram se fixando os primeiros moradores . A terra fértil e o clima saudável favoreceram o desenvolvimeto do lugarejo, voltado principalmente paraagricultura e a pecuária.

Em 1943, época em que o povoado já era conhecido como "Poções", os senhores Gregorio Vieira da Cunha e Herculino Gomes Arantes, doaram duas glebas de terras destinadas à construção da capela Católica, construida rústicamente com madeiras e folhas de buriti, surgindo dai as

primeiras construções e a estrutura urbana do povoado.

O progresso foi entravado pela infestação impiedosa da malária, a carência de medicamentos, a inexistência de estradas de rodagem e a falta de estabelecimentos prisionais para atender ao grande numero de criminosos que eram presos e amarrados em troncos em plena praça pública.

Com seus bravos politicos, inteligentes e astutos, o povoado passou direto à categoria de municipio, separando-se de Anicuns, pela lei estadual nº 2.112,de 14//11/1958, quando recebeu o topônimo de Turvânia, nome originário do Rio Turvo, cuja instalação se deu em 01/01/1959. Inicialmente se constituiu termo da Comarca de Nazario e posteriormente à de Anicuns. Sendo que pela estadual nº 7.250, de 21/11/1968, passou a sede de Comarca, a qual se instalou em 22/03/1970, sendo seu primeiro juiz o Dr. Aluizio Ataides de Sousa.

Gentílico: Turvaniense

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: OVíDIO JOAQUIM DOS SANTOS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Turvânia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Turvânia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: