Início » Goiás » Joviânia


Joviânia - Goiás



Joviânia faz parte do estado de Goiás. Localizado na Mesorregião do Sul Goiano e na Microrregião do Meia Ponte. Segundo o Censo 2010 a sua população é estimada em 7.108 habitantes.

A história de Joviânia está ligada à Santa Padroeira Nossa Senhora D’Abadia. Conta-se que foi feito uma doação de terras em intenção da Santa Padroeira, por Antônio Miguel da Costa, homem devoto e religioso. Seu desejo era construir um vilarejo próximo a cidade de Goiatuba, que se encontrava a 49Km desta região.

Pelo interesse na construção do vilarejo, Antônio Miguel da Costa, fez florescer o sentimento nas pessoas que o rodeavam, despertando assim o amor pelo passado e pela história. Mais tarde, em meados do século XX, exatamente no ano de 1942, a força e a tenacidade de muitos, fez com que fosse fundado o povoado de Boa Vista, antes Pindaíba. Joaquim Gonçalves de Padua, Joviano Ferreira Barbosa (doador de uma gleba de terra à paróquia de N. Sª D′Abadia), Virgílio Serafim Tavares, a senhora Florsina Miquelina de Jesus viúva de Francisco Serafim de Carvalho e filha de Antônio Miguel da Costa, são considerados os verdadeiros fundadores de Joviânia, de acordo com dados fornecidos por pessoas residentes na cidade desde a sua fundação. Para felicidade de homens lutadores, em 1953, onze anos após a fundação do povoado de Boa Vista, através da Lei Municipal nº. 57 de 2 de dezembro de 1953, este foi elevado a categoria de Distrito de Goiatuba, com a denominação de Joviânia. Seis anos depois com a promulgação da Lei Estadual nº. 2.128 de 14 de novembro de 1.958, Joviânia ganhou sua emancipação desmembrando-se definitivamente de Goiatuba. Em 31 de dezembro de 1.958, por força de um decreto, foi instalado o Município e empossado o primeiro Prefeito Municipal, Sr. Ayron de Freitas Marques, em 18 de janeiro de 1.959, nomeado pelo Exmº. Governador do Estado José Ludovico de Almeida. Esteve presente neste ato o Deputado Estadual Nelson Siqueira representando o Governador do Estado. Pela Lei Estadual nº. 4.253 de 9 de novembro de 1.962 foi criado a Comarca de Joviânia, tendo como primeiro Juiz de Direito Caio Júlio de Bastos e o primeiro Promotor de Justiça Nilo Beneth.

História da cidade de Joviânia

Em 1942 iniciou-se o povoamento do lugar onde hoje se encontra a cidade de Joviânia, quando o senhor Antônio Miguel da Costa doou uma área de terras a Nossa Senhora da Abadia para a formação do patrimônio. Com a construção de uma igrejinha rústica foram aparecendo as primeiras moradias, simples ranchos de pau-a-pique, cobertos de folhas de palmeiras.

O povoado foi conhecido inicialmente pelo nome de Boa Vista. Sua privilegiada situação topográfica, numa região salubre, alta e plana, foi responsável pelo desenvolvimento da localidade, fundada mais em função de atender a população rural circunvizinha, como um centro abastecedor, já que a sede do município - a cidade de Goiatuba - ficava muito distante e de difícil acesso.

São considerados fundadores da cidade Joviano Ferreira Barbosa e Flosina Miquilina de Jesus filha de Antônio Miguel da Costa, o doador das terras que formaram o patrimônio.

Pela Lei Municipal nº 57, de 02 de dezembro de 1953, da Prefeitura Municipal de Goiatuba, foi o povoado de Boa Vista elevado à categoria de distrito com o nome de Joviânia (homenagem ao seu fundador Joviano Ferreira Barbosa).

Cinco anos após, por força da Lei Municipal nº 2128, de 14 de novembro de 1958, Joviânia recebeu a sua autonomia político-administrativa, passando a constituir Termo Judiciário da Comarca de Goiatuba, tendo sido instalado no dia 18 de janeiro de 1959.

Gentílico: jovianiense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Joviânia ex-povoado, de Boa Vista, pela lei municipal nº 57, de 03-12-1953, subordinado ao município de Goiatuba.

Em divisão territorial vigente em 1-VII-1955, o distrito de Joviânia figura no município de Goiatuba.

Elevado à categoria de município com a denominação de Joviânia, pela lei estadual nº 2128, de 14-11-1958, desmembrado de Goiatuba. Sede no antigo distrito de Joviânia expovoado de Boa Vista. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1959.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Joviânia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Joviânia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: