Início » Goiás » Aurilândia


Aurilândia - Goiás



Aurilândia faz parte do estado de Goiás. A população avaliada em 2004 era de 4.220 habitantes.

A cidade de Aurilândia, teve seu início com a descoberta de garimpo de ouro, entre o rio São Domingos e o ribeirão Santa Luzia, no município de Paraúna, região fértil e fartamente irrigada. Com a constante afluência de famílias, atraídas pelo garimpo, formou-se o povoado, que recebeu o nome de Santa Luzia, homenagem à padroeira do lugar e nome do ribeirão próximo.

Cessada a mineração, voltaram-se os habitantes para as atividades agrícolas, o que motivou novo impulso à povoação, elevada a distrito, com o nome de Marilândia, lembrando a figura de Mário Melo, grande incentivador da localidade. Não se efetivou contudo, a instalação.

História da cidade de Aurilândia

A cidade de Aurilândia teve seu início com a descoberta de garimpo de ouro em terras da família Taveira de Morais, entre o rio São Domingos e o ribeirão Santa Luzia, no município de Paraúna, região fértil e fartamente irrigada.

A constante afluência de famílias, atraídas pelo garimpo, formou-se o povoado, que recebeu o nome de Santa Luzia, homenagem à Padroeira do lugar e nome do ribeirão próximo. Posteriormente, a família Taveira fez a doação de parte das terras à Padroeira para a formação do patrimônio.

Cessada a mineração, voltaram-se os habitantes para as atividades agrícolas, o que motivou novo impulso à povoação, elevada a distrito, com o nome de Marilândia, lembrando a figura de Mário Melo grande incentivador da localidade.

Gentílico: aurilandense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Marilândia, criado com terras dos distritos de Moitu e Paraúna, pela lei municipal nº 6, de 26/04/1948, subordinado ao município de Paraúna.

Elevado à categoria de município com a denominação de Aurilândia, pela lei estadual nº 173, de 07/10/1948, desmembrado de Paraúna. Sede no atual distrito de Aurilândia ex-Marilândia. Constituído de 2 distritos: Aurilândia e Moitu, ambos desmembrados de Paraúna. Instalado em 01/01/1949.

Em divisão territorial datada de 01/07/1950, o município é constituído de 2 distritos: Aurilândia e Moitu.

Pela lei municipal nº 29, de 10/01/1952, é criado o distrito de Ivolândia e anexado ao município de Aurilãndia.

Pela lei municipal nº 16, de 08/10/1953, é criado o distrito de Moiporá, ex-povoado, e anexado ao município de Aurilândia.

Pela lei estadual nº 878, de 10/11/1953, desmembra do município de Aurilândia o distrito de Moitu. Elevado à categoria de município com a denominação de Cachoeira de Goiás.

Pela lei estadual nº 861, de 05/11/1953, desmembra do município de Aurilândia o distrito de Ivolândia. Elevado á categoria de município.

Em divisão territorial datada de 01/07/1955, o município é constituído de 2 distritos: Aurilândia e Moiporá.

Pela lei estadual nº 2.136, de 14/11/1958, desmembra do município de Aurilândia o distrito de Moiporá. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 01/07/1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007. Alteração toponímica distrital

Marilândia para Aurilândia alterado, pela lei estadual nº 173, de 08/10/1948.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Aurilândia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Aurilândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: