Início » Espírito Santo » Mucurici


Mucurici - Espírito Santo



Mucurici faz parte do estado do Espírito Santo. A população avaliada em 2004 era de 6.153 habitantes.

A formação de área que hoje ocupa o município de Mucurici se deu pela ocupação de terras férteis de litígio entre Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. Na época, ainda coberto pela exuberante Mata Atlântica, que acabou sendo devastada pelo comércio de madeiras de lei, causando uma resposta rápida da mãe natureza. Hoje é o município de menor índice de chuva do estado. O estado da Bahia enfrentava uma seca que ocasionou uma crise econômica. Muitos baianos e mineiros, também atingidos pela seca, esperavam tempos melhores nestas terras.

Segundo moradores, o local onde ocupa hoje a praça São Sebastião já foi cenário de caçadas de pacas, tatus, veados e outras espécies. Alguns relatam o surgimento desses animais nos quintais de suas casas, disputando a comida da criação doméstica O primeiro morador, Manoel Pereira Sena, veio admirado pela beleza e fartura da região. Comprou posse nas proximidades do Rio Itaunas. Porém, a febre malária atingia a região, e ele regressou à sua terra de origem. Um ano depois, retornou e vendeu parte das terras para Baianos e doou 5 alqueires para que fosse feito o "comercinho".

História da cidade de Mucurici

O povoamento do território do atual Município de Mucurici teve início em princípios deste século, com a chegada de pioneiros vindos da Bahia. Atraídos pelas terras devolutas e férteis, de que se apropriavam, adaptavam-se ao plantio de cereais e à formação de pastagens destinadas à criação de bovinos.

O agrupamento desses pioneiros na região deu origem à formação de um povoado, logo conhecido como Comercinho, pelo pequeno comércio de peles de animais silvestres.

A partir da década de 40, com a intensificação da extração de madeira de lei, abundante riqueza natural, o povoado de Comercinho e a região ganharam rápido desenvolvimento demográfico e econômico.

Em 1953, foi criado o município de Mucurici nome composto de Mucuri (árvore que dá um fruto amarelado com a forma de pêssego) e ci, sobra (sobra dessa árvore).

Gentílico: mucuriense

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município com a denominação de Mucurici, pela lei estadual nº 779, de 29-12-1953, desmembrado de Conceição da Barra. Sede no atual distrito de Mucuri ex-povoado. Constituído de 2 distritos: Mucurici e Montanha. Instalado em 15-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-07-1955, o município é constituído de 2 distritos: Mucurici e Montanha.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-07-1960.

Pela lei estadual nº 1913, de 28-12-1963, desmembrado do município de Mucurici o distrito de Montanha. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 31-12-1963, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 3612, de 13-12-1983, é criado o distrito de Itabaiana e anexado ao município de Mucurici.

Pela lei estadual nº 3610, de 13-12-1983, é criado o distrito de Itamira e anexado ao município de Mucurici.

Em divisão territorial datada de 18-08-1988, o município é constituído de 3

constituído de 4 distritos: Mucurici, Itabaiana, Itamira e Porto Belo.

Em divisão territorial datada o município é constituído de 2 distritos: Mucurici e Itabaiana.

Pela lei estadual nº 1094, de 30-03-1994, desmembrado do município de Mucurici os distritos de Porto Belo e Itamira, para formar o novo município de Porto Belo.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Mucurici: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Mucurici? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: