Início » Ceará » Alto Santo


Alto Santo - Ceará



Alto Santo é uma cidade e um município do estado do Ceará. Encontra-se na microrregião do Baixo Jaguaribe, mesorregião do Jaguaribe. O município possui pouco mais que 20 mil habitantes, distribuídos em 1323km².

Um dos primeiros nome de Alto Santo foi Utuva. O topônimo vem do tupi-guarani e significa U = água, e tuba = abundante. Sua denominação original era Utuva, depois Viúva,Alto do Bodes, Alto Santo da Viúva e, desde 1938, Alto Santo.

Este município encontra-se dentro do território no qual habitavam índios, como os Potiguara, Paiacu, Tapairiu, Panati, Icó e Ariú.

História da cidade de Alto Santo Ceará - CE

Por volta do ano de 1866, à margem direita do rio Figueiredo, coube ao Capitão Simplício de Holanda Bezerra, proprietário de vastas terras na região, dar início a construção de uma pequena capela, o que logo deu origem a um próspero povoado.

Com passar dos anos, casas e mais casas foram se aglomerando em torno dessa capela, o que logo deu origem a um próspero povoado.

Através da resoluçaõ provincial N° 1.345, de 07 de outubro de 1870, esse povoado foi elevado à categoria de distrito de Paz do município de São Bernado de Russas(atual Russas), recebendo o nome de Alto Santo da Viúva.Com esse nome que segundo historiadores, era uma referência direta a Dona Tereza Melo de Jesus, viúva do Coronel Teodésio Pereira de Melo, primeiros moradores daquelas terras, permaneceu até o dia 20 de outubro de 1938, quando por Decreto Estadual de N°378 passou a denomina-se simplimente Alto Santo.

Gentílico: alto-santense

Formação Administrativa

A criação di distrito de Paz com a denominação de alto Santo da Viúva do município de São Bernardo de Russas,data de 07 de outubro de 1870, através da resolução Provincial de N° 1.345.

No ano seguinte precisamente em 24 de março de 1871, por Ato Provincialesse distrito foi suprimido (do seu município de origem), a parti daí foi novamente criado e anexado ao município de Limoeiro do norte, tendo sua instalação em 07 de janeiro de 1873.

Adquiriu sua indepêndencia política- administrativa como município por força da Lei N°3.814 de 13/12/1957, quando emancipou-se do município de Limoeiro do norte.

Foi instalado oficialmente no dia 1° de junho de 1958, sendo seu primeiro Prefeito o senhor Osório Martins de Moura Brasil.

O município é constituido de dois distrito: o da sede e o de castanhão.

O distrito de Castanhão foi criado pela Lei N° 1.153, de 22/11/1951.Este distrito já teve seu momento de glória quando foi elevado a município pela Lei N° 6.654, de 14/10/1963, porém logo foi extinto pela Lei N° 8.339, de 14/12/1965, antes de ser instalado.

Hoje continua como distrito de Alto santo.

Alteração toponímica distrital

Alto Santo da Viúva para simplesmente Alto Santo alterado, pelo decreto estadual nº 378, de 20-10-1938.

Fonte: IBGE - Enciclopédia dos Municípios Brasileiros Pelosi Falcão, Márlio Fábio Ciará Terra do Sol - Genealogia e Toponímia dos Municípios Cearenses, Fortaleza; Gráfica Folha - 1999 Sampaio Filho, Dorian História dos Municípios do Ceará, Fortaleza; RBS editora - 2003

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Alto Santo: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Alto Santo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: